Por Adonias Silva, G1 Santarém — PA
Um novo levantamento apresentado pelo Ministério da Saúde mostrou que Santarém e mais quatro municípios do oeste do Pará estão em situação de alerta ou com risco de surto para dengue, zika e chikungunya. Os números estão presentes no Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAa).
No total, 14 municípios do oeste paraense realizaram algum tipo de monitoramento. Destes, nove têm índice satisfatório. Já quatro municípios estão em alerta. O município de Monte Alegre é o único com risco para o surto das doenças relacionadas ao mosquito. Veja abaixo:
Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes Aegypti
Satisfatório (verde) Alerta (amarelo) Risco (vermelho)
Alenquer Belterra Monte Alegre
Almeirim Óbidos
Aveiro Oriximiná
Curuá Santarém
Faro
Juruti
Mojuí dos Campos
Placas
Terra Santa
Fonte: Ministério da Saúde
O monitoramento do LIRAa permite que sejam identificados onde estão concentrados os focos de criadouro do mosquito. No Norte, os depósitos de lixo é o principal problema, pois são os locais onde ocorre a disseminação das larvas, segundo o levantamento.
Lixo em terrenos baldios
O lixo jogado em terrenos baldios, também chamados de lixões clandestinos, acumulam água da chuva e favorece a reprodução do mosquito Aedes aegypti. Além disso, contribui para o aparecimento de doenças infecciosas, como a do rato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário