quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Polícia transfere 11 presos de Alenquer para penitenciária de Santarém

Foram transferidos da delegacia de Alenquer, na tarde desta quarta-feira (30), nove homens e duas mulheres.

Por Jéssica Luz, G1 Santarém — PA

Presos são transferidos da delegacia de Alenquer para penitenciária de Santarém — Foto: Reprodução/TV Tapajós

Onze presos foram transferidos da delegacia de Polícia Civil de Alenquer para a Central de Triagem da Penitenciária Agrícola Silvio Hall de Moura em Santarém, no oeste do Pará, nesta quarta-feira (30). Destes, oito são homens e duas, mulheres. Os detentos e sete policiais de Alenquer saíram da cidade por volta das 16h e chegaram em Santarém por volta das 18h, em uma balsa.

Policiais civis e militares de Santarém aguardavam a chegada dos presos. Seis deles são suspeitos de tráfico de drogas, um de estupro, um de tentativa de homicídio e um caso é da Lei Maria da Penha.

Entre eles estão Magnum, conhecido como “Olhão”, e Idiney Corrêa Mendonça, conhecido como “Alemão”, que fugiram da delegacia de Alenquer na madrugada de segunda-feira (28). Eles estavam presos por suspeitas de tráfico de drogas e tentativa de homicídio. Os dois foram recapturados na terça-feira (29).

Entre os presos que foram transferidos para Santarém estão dois homens fugiram da delegacia de Alenquer na segunda (28), mas foram recapturados — Foto: Reprodução/TV Tapajós

Além deles, Diogo Sampaio de Castro, conhecido como “Mano D”, também conseguiu fugir, mas foi recapturado na cidade de Óbidos, prestes a fugir para Manaus. Ele foi encontrado pelas polícias Civil e Militar de Óbidos, dentro de uma embarcação que faz escala na cidade.

A polícia informou que a fuga dos homens agilizou o processo de transferência deles e dos outros presos para a penitenciária de Santarém. A solicitação é feita pela polícia de Alenquer e precisou ser autorizada pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) em Belém para que a transferência pudesse ser feita.

Polícia transferiu 11 presos de Alenquer para penitenciária de Santarém na tarde desta quarta-feira (30) — Foto: Reprodução/TV Tapajós

De acordo com a PC, não demora para que novas pessoas sejam presas, por isso a transferência ocorre geralmente de dois em dois meses ou em um período menor de tempo, como ocorreu desta última vez.



Foram transferidos para Santarém os presos: Edrinei Sousa dos Santos, Erinei Sousa dos Santos, Edrieu Costa de Sousa, Idiney Corrêa Mendonça, Edenias Silva de Sousa, Conegundes Josino de Sousa, Magnum de Sousa Moreira, Lídia de Sousa da Silva, Edrinelza Costa de Sousa, Jociclei Silva Castro, vulgo rato e Gabriel Monteiro dos Santos.



quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Roubo de madeira é denunciado na delegacia de policia civil de Itaituba.

Sebastião Proença Ribeiro/ vítima

Um homem procurou a delegacia de policia civil de Itaituba nesta terça-feira (29) para denunciar que está sendo vítima de roubo de madeira em sua propriedade. 

Sebastião Proença Ribeiro de 66 anos, é morador da comunidade de Mirinzal localizada no município de Aveiro. 

Ele contou a reportagem do RM NOTÍCIAS, que sua propriedade foi invadida por cerca de cinco pessoas que estão serrando madeira e colocando em uma embarcação e transportando para a cidade de Parintins no Amazonas. segundo ele a madeira da espécie Ipê está sendo retirada de uma área de aproximadamente 72 árvores.



A vítima disse ainda que está sendo ameaçada de morte pelas pessoas que estão tirando a madeira de sua propriedade de forma ilegal.portanto,que providencias das autoridades policiais.

fonte: blog RM NOTÍCIAS

Ladrões roubam empresa e fazem funcionários reféns em Novo Progresso -ladroes são identificados


(Foto:Reprodução whatsapp)- Ação foi no inicio da noite desta terça-feira (29), um homem e uma mulher  armados fazem funcionários reféns durante assalto a empresa Pro Geo em Novo Progresso.

Segundo informações iniciais, os ladrões levaram armas dos vigias e outros objetos. As câmeras de segurança ajudaram identificar os ladrões.

Suellen Marinho que esta com suspeito Antonio Glenilson Marinho Castro vulgo “totoin” mora no bairro nego do Bento em Novo Progresso por tras da Geo.(Foto:Reprodução)


A ação aconteceu por volta das 18h30m, na troca dos funcionários para o vigia,os criminosos identificados como ; Suellen Marinho e Antonio Glenilson Marinho Castro vulgo “totoin , entraram pelos fundos da empresa que fica as margens da rodovia BR 163 nas proximidades do  bairro nego do Bento em Novo Progresso.


Os ladrões estavam armados e renderam o vigia dentro de uma sala. De acordo com o proprietário divulgou nas redes sociais , eles fugiram, levando duas televisão (várias coisas), além das armas dos seguranças da empresa. Nenhum funcionário foi ferido durante o roubo. Por enquanto, somente os ladrões foram identificados. “ELES QUEBRARAM UMA JANELA COM TIROS DE ARMA DE FOGO, E FUGIRAM”.

Suellen Marinho que esta com suspeito (Foto) e  Antonio Glenilson Marinho Castro vulgo “totoin” é de itatiuba atualmente mora no bairro nego do Bento em Novo Progresso  , bairro fica aos fundos da empresa assaltada em Novo Progresso. a policia militar foi acionada e esteve no local. Ninguém foi preso até fechamento desta edição.
O caso vai ser registrado na delegacia de Novo Progresso.

Fonte:JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Homem envolvido em esquema milionário de tráfico de drogas é preso em Santarém


Rosivaldo de Sousa Moura tinha mandado de prisão decretado pela Justiça (Divulgação / Polícia Civil)

Rosivaldo Moura foi preso na terceira fase da operação “Washed Bread”
Em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, a Polícia Civil do Pará prendeu, nesta terça-feira (29), Rosivaldo de Sousa Moura, indiciado em inquérito policial para apurar os crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas. A ordem judicial foi cumprida em Santarém, no oeste paraense, pela equipe de policias civis do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) da região do baixo e médio Amazonas, durante a terceira fase da operação denominada “Washed Bread” (Pão lavado em inglês). Além dos crimes de tráfico e associação para o tráfico, a operação é resultado de investigações dos crimes de peculato, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e associação criminosa, em Santarém e no Estado do Amazonas.

A investigação foi presidida pelo delegado Rafael Augusto de Andrade, do NAI, que indiciou 21 pessoas, entre traficantes de drogas, empresários e agentes políticos, e resultou nas prisões de dez acusados até o momento. A operação é decorrente de investigações para combate ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro na região de Santarém, que foram iniciadas há oito meses, com alvos nas cidades paraenses de Santarém, Belterra e Monte Alegre; e em Manaus e Tabatinga, no Amazonas.
As investigações constataram a existência de contas bancárias em Tabatinga e em Santarém com movimentos financeiros superiores a R$ 25 milhões em um curto período. As contas receberam remessas de dinheiro feitas por envolvidos com o tráfico de drogas condenados no Estado do Pará e suspeitos de tráfico, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.


O início



A primeira fase da operação foi deflagrada no dia 12 de novembro de 2018, quando foram cumpridos 31 mandados judiciais, entre buscas e apreensões e prisões preventivas expedidos pelo juiz Rômulo Nogueira de Brito, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Santarém. A ação policial contou ainda com apoio de agentes da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (SEAI) do Amazonas. Ao todo, quatro prisões em flagrante foram efetuadas e foram apreendidas cocaína, munição e bens móveis, como veículos, entre outros objetos. No total, 55 policiais civis estiveram em atuação na primeira fase da operação para dar cumprimento aos mandados judiciais.
Ainda na primeira fase, houve o sequestro de bens e de ativos financeiros, o que resultou em oito prisões preventivas; no cumprimento de uma medida cautelar, e três autos de prisão em flagrante por tráfico e associação para o tráfico e posse de munição de uso permitido. Houve ainda apreensões de quantidades de drogas e munições e veículos automotores. Na segunda fase da operação, deflagrada no dia 14 de novembro do ano passado, uma pessoa foi presa na cidade de Monte Alegre, oeste do Pará.


Com informações da Polícia Civil


Marília Mendonça revela sofrimento com vício em álcool e cigarro

(foto reprodução)

Marília Mendonça deu uma pausa no consumo de cerveja e cigarro a fim de dar um up na carreira e manter o fôlego nos palcos. Em entrevista à revista Quem, a sertaneja – mais conhecida como Rainha da Sofrência -, revelou ter completado um mês sem contato com nicotina.
“Ninguém sabe ainda, mas acho importante eu falar, para incentivar outras pessoas a cuidarem mais da sua saúde”, disse Marília, contrastando: “Tem sido um sacrifício, mas eu já sinto uma diferença enorme no meu fôlego nos shows. Acho que, como uma pessoa pública, tudo que eu puder falar para fazer bem ao próximo, dar bom exemplo, eu devo compartilhar”.


Sobre a cervejinha, a loira admite que a saudade é maior. “Eu tenho consumido bebidas mais leves, como vinho, gin. Mas enjoa, viu? Esses negócios aí de gente chique, a gente não gosta muito não. Mas infelizmente, com a cerveja, era um amor que eu tinha um relacionamento abusivo. Ela acabava comigo. Mas que dá vontade de beber uma gelada, dá”, garantiu.

(Fonte: Uol)


Foragidos que escaparam da delegacia de Alenquer são recapturados

Homens foram encontrados na comunidade Livramento, na tarde desta terça-feira (29).

Por Jéssica Luz, G1 Santarém — PA

Homens que fugiram da delegacia de Alenquer são recapturados em comunidade — Foto: Polícia Civil de Alenquer

Os outros dois foragidos que conseguiram escapar da delegacia de Alenquer, no oeste do Pará, na madrugada de segunda-feira (28), foram recapturados na tarde desta terça-feira (29), na comunidade Livramento. Além deles, um homem que deu suporte na fuga também foi preso.

Três homens haviam fugido da delegacia. Eles serraram a grade da cela e pularam o muro. Diogo Sampaio de Castro, conhecido como “Mano D”, foi encontrado em Óbidos, no mesmo dia da fuga, por volta das 17h30, prestes a fugir para Manaus.

A prisão foi efetuada pelas polícias Civil e Militar de Óbidos. Os policiais foram comunicados pela PC de Alenquer que o homem havia embarcado em um navio, sentido Manaus, que faz escala em Óbidos. A polícia esperou a embarcação atracar e encontrou o foragido.

Magnum, conhecido como “Olhão”, e Idiney Corrêa Mendonça, conhecido como “Alemão”, foram encontrados nesta terça (29), após intensa investigação.

Policiais realizaram buscas e encontraram fugitivos da delegacia de Alenquer — Foto: Polícia Civil de Alenquer

Os policiais realizaram buscas em comunidades ribeirinhas e conseguiram informações sobre os foragidos ainda na segunda (28). Nesta terça (29), pessoas que colaboraram com a fuga informaram que eles estavam na comunidade Livramento e uma delas acompanhou os policiais até a comunidade.

A equipe de policiais se deslocou, por volta das 10h, para o local, e após a realizar buscas na área de várzea, recapturou os dois foragidos, por volta das 17h. Um homem, conhecido como “Bajara”, foi preso por ajudar na fuga e outras três pessoas foram detidas por colaborar com o transporte e alimentação.



*Colaborou Marcelo Leitão, de Alenquer


terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Veículo roubado no estado da Bahia é recuperado pela Polícia Rodoviária Federal em Santarém, no PA

Condutor disse que comprou o carro de um morador do bairro Santarenzinho pelo valor de R$ 20 mil.

Por G1 Santarém — PA



Um veículo utilitário com placas do estado da Bahia, com com registro de roubo foi recuperado por uma equipe da Polícia Rodoviária Federal, em Santarém, oeste do Pará, na madrugada desta terça-feira (29). O veículo foi abordado pela PRF, no km 976 da BR 163. O condutor foi detido pelo crime de receptação.

De acordo com informações da PRF, a equipe realizava um trabalho de fiscalização quando o veículo Fiat/Strada Working, cor branca, com placas da Bahia, foi abordado. Ao fazerem inspeção detalhada, os policiais descobriram que a placa não correspondia aos outros elementos de identificação do carro. E após consulta no banco de dados da PRF, os agentes constataram que o veículo estava registrado com outra placa, também da Bahia, a qual possuía registro de roubo/furto desde de 2015, conforme boletim de ocorrência.

À equipe da PRF, o condutor informou que comprou o veículo por R$ 20 mil, de uma pessoa que mora no bairro do Santarenzinho, em Santarém.



Diante dos fatos, o condutor foi preso em flagrante pelo crime de receptação e encaminhado à Polícia Civil para os procedimentos legais.


Túmulo de policial feminina assassinada é violado em possível ritual de magia negra

(Foto: Reprodução/Olho de Boto)

a terça-feira (29), um crime de vilipêndio a cadáver assustou os familiares e amigos da cabo Emily Carine Miranda Monteiro, 29. Sua sepultura foi quebrada e seu corpo violado. Ainda há suspeita de que o local foi usado para um ritual de magia negra.

A cabo pertencia a Polícia Militar do Amapá e foi morta a tiros pelo seu ex-namorado, também policial militar. Emily era lotada no Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRE) quando foi assassinada pelo soldado Kássio Mangas, na tarde do dia 12 de agosto de 2018. O suspeito continua preso preventivamente.

Às 10:30 da manhã, equipes do BRPE já estavam no cemitério São José, no bairro Buritizal, em Macapá, isolando a área. Uma equipe da Polícia Técnico-Científica do Amapá (Politec) foi ao local para realizar perícia nas evidências encontradas.

Em um primeiro momento, a PM chegou a dizer que os braços do cadáver tinham sido levados. Mas o comando do BRPE informou que somente a Politec poderá confirmar a informação após a exumação.

O portal Seles Nafes conversou com o major Carlos Augusto, do BRPE, que confirmou o crime.

“Mexeram no corpo e quebraram a tampa do túmulo para arrombar o caixão. Vilipendiaram o corpo dela. A família foi à delegacia registrar boletim de ocorrência”, relatou o oficial.


Há suspeita de que o túmulo foi quebrado no domingo (27), mas somente na terça (29) a família tomou conhecimento do ocorrido.



O crime contra a policial motivou uma campanha em prol do combate da violência contra a mulher


(Com informações de Seles Nafes)

Mão decepada é encontrada em mata

Moradores encontraram uma mão decepada na manhã desta terça-feira (29), em Castanhal, nordeste paraense. 

Segundo a Polícia Militar, a mão (esquerda) foi achada em uma mata próximo a avenida Castelo Branco, no bairro Santa Lídia. Até o momento, a pessoa que teve o membro cortado ainda não foi encontrada.
Segundo policiais da região, não há informações sobre alguma vítima com mão decepada nos hospitais do município.

Uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) está no local.


(DOL)

Uso de celular causou explosão de combustíveis em Belém, aponta Corpo de Bombeiros


Uma carreta explodiu, na madrugada desta terça-feira (29), na rodovia Arthur Bernardes, próximo a entrada de Icoaraci, distrito de Belém. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um funcionário informou que uma pessoa foi abastecer os tanques e atendeu o celular, o que provocou os incêndios.
Foram quatro tanques incendiados. Um de 45 mil, outro de 40 mil e dois de 30 mil litros de combustíveis.



O oficial do Corpo de Bombeiros, informou que um funcionário foi encaminhado para o hospital com suspeita de fratura na perna, ele teria sido arremessado de cima do caminhão com a eliminação de gases que saíram do veículo.


Além dele, mais duas pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para hospitais de Belém.
Os agentes do Corpo de Bombeiros fizeram trabalho de resfriamento no local. Cerca de 5 viaturas estiveram no trabalho, o que eliminou danos maiores.

(Fotos: Reprodução)
(DOL)

blog RM NOTÍCIAS, anuncie conosco (93)991419742

Velho conhecido da policia foi preso acusado entrar em uma residencia e furtar vários objetos em Itaituba-Pá

Rodrigo da Silva/ acusado

Na manhã desta terça feira (29) a policia militar prendeu Rodrigo da Silva de 18 anos´´ vulgo capetinha`` ele é acusado de ter entrado em uma residência na 18ª rua do bairro bela vista e ter furtado dois aparelhos celulares, um secador de cabelo e uma certa quantia em dinheiro. 

anuncie anuncie conosco (93)991419742

Rodrigo da Silva é usuário de droga e já tem várias passagens pela polícia por praticar esse tipo de crime. Ele foi preso em flagrante e vai ficar à disposição da justiça.

Fonte: blog RM NOTÍCIAS


Caminhão tanque carregado de combustível tomba na rodovia BR 163


Acidente aconteceu na  BR 163 próximo ao km 1000 Vila Isol no município de Novo Progresso.(Foto:Reprodução WhatsApp)
Uma carreta carregada de combustível inflamável,  tombou na tarde deste domingo (27) ,  na Br 163 próximo ao distrito de Vila Isol no Município de Novo Progresso.

o combustível não derramou.


O acidente aconteceu por volta das 15h30mn deste domingo (27) , segundo a informação (whatsapp), o motorista da carreta placa NGA 1994 teria perdido o controle do veiculo saiu da rodovia e tombou. Ninguém se feriu.



Fonte:Jornal Folha do Progresso



Com salários atrasados, professores decidem não começar ano letivo em Aveiro

A secretaria de Educação de Aveiro marcou o início das aulas para 11 de fevereiro.


Por G1 — PA

Prefeito Vilson Gonçalves (MDB), do município de Aveiro, no Pará — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em assembleia geral realizada sábado (26), em Aveiro, oeste do Pará, profissionais de educação (professores e pessoal de apoio) decidiram paralisar as atividades, em protesto pelo atraso no pagamento de salários que já soma três meses. Caso a prefeitura não regularize os pagamentos até o dia 8 de fevereiro, o ano letivo de 2019 não iniciará no dia 11.

Há meses o Sintepp (Sindicato dos Profissionais de Educação do Estado do Pará) em Aveiro tenta sem sucesso junto à gestão do prefeito Vilson Gonçalves (MDB) a regularização do pagamento de salários dos professores. A única resposta que a entidade obtém junto à gestão é que não há recursos em caixa para sanar as pendências com os servidores.

Na assembleia do dia 26, a categoria decidiu ainda por manifestações ao longo desta semana, como forma de pressionar o governo e sensibilizar a sociedade para os graves problemas que professores e pessoal de apoio da educação têm enfrentado em decorrência dos salários atrasados.

blog RM NOTÍCIAS, anuncie conosco (93)991419742

Três presos fogem da delegacia de Alenquer; um é recapturado

Presos conhecidos como 'Olhão', 'Alemão' e 'Mano D' fugiram na madrugada desta segunda (28). O último já foi recapturado.

Por Jéssica Luz, G1 Santarém — PA

Um dos três presos que fugiram da delegacia de Alenquer na madrugada desta segunda (28) já foi recapturado — Foto: Polícia Civil de Alenquer

Três presos fugiram, na madrugada desta segunda-feira (28), da delegacia de Alenquer, no oeste do Pará. Um deles já foi recapturado nesta tarde, em Óbidos. Para fugir, os presos serraram a grade da cela e pularam o muro.

A polícia iniciou uma operação para localizar os fugitivos. Diogo Sampaio de Castro, conhecido como “Mano D”, foi encontrado em Óbidos, por volta das 17h30, prestes a fugir para Manaus. De acordo com a polícia, ele havia assaltado um moto-táxi na semana passada, em Alenquer.

A prisão foi efetuada graças ao contato entre as polícias Civil de Alenquer e Óbidos. O homem havia embarcado no navio Monte Cristo. A PC de Óbidos, sob o comando do delegado Felipe Moura, juntamente com a Polícia Militar, se deslocaram até o Porto da cidade e aguardaram a embarcação atracar, uma vez que o navio Monte Cristo faz escala em Óbidos, antes de seguir para Manaus. Foram realizadas buscas no navio e "Mano D" foi encontrado escondido no banheiro da embarcação.

Magnum, conhecido como “Olhão”, e Idiney Corrêa Mendonça, conhecido como “Alemão”, ainda estão foragidos. O primeiro havia sido preso por suspeita de tráfico de drogas e homicídio, e o segundo por tentativa de homicídio.

A delegacia de Alenquer recebe presos provisórios, indiciados por diversos crimes. Eles precisam esperar até que sejam transferidos para algum presídio do estado.

O investigador Rodrigo Fonseca, conhecido como "Carioca", informou que os policiais estavam na Unidade Integrada do Pro Paz (UIPP), no momento da fuga. “Devido a cidade ter agora a UIPP, na delegacia antiga não podia ficar nenhum policial na madrugada. A Susipe ainda não assumiu, então fica complicado”, disse.

blog RM NOTÍCIAS, anuncie conosco (93)991419742

Casal é preso por tráfico de drogas no Residencial Salvação; maconha e cocaína foram encontradas

Com eles a polícia encontrou dinheiro, entorpecentes, joias, celulares e materiais utilizados na embalagem para comercialização das drogas. Adolescente também foi levado para a UIPP Santarenzinho.

Por Tracy Costa, G1 Santarém — PA

Dinheiro, maconha prensada, papelotes de cocaína e maconha, dentre outros objetos foram apreendidos pela Polícia — Foto: Tracy Costa/G1

Um casal foi preso na tarde desta segunda-feira (28) após denúncias de que a casa onde moram, no Residencial Salvação, em Santarém, era uma “boca de fumo”. Na casa, a Polícia Militar encontrou R$ 1.758, 530g de maconha prensada, joias, celulares, materiais utilizados na embalagem de entorpecentes, papelotes de maconha e cocaína, além de um saco com barragem. Um adolescente, de 15 anos, também foi levado para a UIPP Santarenzinho.

Segundo o tenente Wagner Neto, a PM foi até o endereço informado na denúncia anônima e chegando lá encontrou no local dinheiro e entorpecentes. “Recebemos a denúncia pela manhã, mas primeiro fomos até lá observar a movimentação, e notamos que toda hora entrava uma pessoa diferente na casa. Voltamos a tarde e constatamos que havia o tráfico e o homem tem envolvimento com outros delitos que aconteceram em Itaituba ”, esclareceu.

O envolvimento do casal, Maliany Pereira de Castro e Railson Lima da Silva, em outros crimes está sendo investigado. Os dois devem ser encaminhados para a penitenciária de Santarém onde responderão pelo crime de tráfico de drogas.


blog RM NOTÍCIAS, anuncie conosco (93)991419742

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Jovem é morto com 12 tiros no Guamá

(Foto: Divulgação)

Um adolescente de 16 anos foi executado com 12 tiros na tarde de sábado (26), por volta de 14h40, quando estava na passagem Caraparu próximo a uma ponte no bairro do Guamá, em Belém. Segundo informações de testemunha, o rapaz caminhava pela passagem Caraparu quando foi atingido por
vários disparos, sendo que oito deles foram desferidos pelas costas.

Sem forças, a vítima caiu ensanguentada, morrendo antes que pudesse ser solicitado o socorro. Na passagem Caraparu apenas testemunhas olhavam com medo, sendo que ninguém quis comentar sobre o caso nem mesmo com policiais militares.

Para o perito criminal Ivanildo Rodrigues, do Instituto de Criminalística, os disparos foram desferidos de dois ângulos diferentes, o que leva a crer que mais de uma pessoa participou da execução do adolescente. Nem mesmo as características dos criminosos foram relatadas. Um morador disse apenas que eles estavam em uma moto enquanto outro desmente afirmando que os assassinos estavam num carro prata.

Em conversas com a Polícia, a família do rapaz contou que ele não tinha passagens pela polícia. O crime foi investigado por policiais civis da Divisão de Homicídios e registrado na Seccional Urbana do Guamá. Os assassinos estão sendo procurados.
(J.R Avelar/Diário do Pará)

blog RM NOTÍCIAS, anuncie conosco (93)991419742


MEC divulga o resultado do Sisu nesta segunda-feira (28)

(Foto: Stefânia Sangi/Divulgação)

O Ministério da Educação (MEC) divulga, nesta segunda-feira (28), o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pela internet e pelo aplicativo do Sisu. Os estudantes que não foram selecionados podem participar da lista de espera a partir de terça-feira (29).


Os que foram selecionados devem fazer a matrícula nas instituições de ensino, de 30 de janeiro a 4 de fevereiro. Os estudantes devem ficar atentos aos dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio.


Quem não foi selecionado pode participar da lista de espera. A adesão pode ser feita na página do Sisu a partir desta quarta-feira até 5 de fevereiro. Esses alunos serão convocados pelas instituições de ensino a partir de 7 de fevereiro.


(Agência Brasil)

blog RM NOTÍCIAS , anuncie conosco (93)991419742

 SISU ,  MEC

Ano letivo 2019 vai começar dia 19 nas escolas estaduais

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) divulgou, no dia 25 passado, o Calendário Escolar das Unidades da Rede Estadual de Ensino Público para o ano letivo 2019. De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial do Estado, será cumprida uma carga horária mínima anual de 800 horas distribuídas por um mínimo de 200 dias de efetivo trabalho escolar.

O documento também informa que as escolas estaduais devem encerrar as atividades letivas do ano de 2018 até a próxima quinta-feira (31). O ano letivo 2019 começará no dia 19 de fevereiro, com término previsto para o dia 14 de janeiro de 2020. O ano letivo 2020 começará no dia 30 de janeiro de 2020.

As escolas que estão passando por obras de reforma e/ou ampliação poderão propor um calendário diferenciado, devendo o mesmo ser submetido à Secretaria Adjunta de Ensino (Saen) até o dia 4 de fevereiro para análise e aprovação, condicionada ao controle de frequência do aluno.

REPOSIÇÃO

Ainda segundo a portaria, são considerados como de efetivo trabalho escolar os dias em que forem desenvolvidas atividades regulares de aulas e/ou outras atividades didático-pedagógicas que assegurem a efetiva aprendizagem dos conteúdos curriculares.

Não será permitida a realização de atividades não programadas no calendário letivo e/ou no PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola, em detrimento das aulas previstas. O documento alerta que as aulas programadas que deixarem de ser ministradas, por quaisquer motivos, devem ser repostas, a fim de que os dias letivos sejam cumpridos e devem ser reportadas à Saen.

Todas as Unidades de Ensino da Rede Estadual devem apresentar à comunidade escolar o Calendário Letivo 2019, bem como afixá-lo em local de fácil visibilidade, para acompanhamento de seu cumprimento.


NÚMEROS


DETALHES


31/01 - Data final do ano letivo 2018.

800 horas - Carga horária mínima do ano letivo 2019.

200 - Número de dias de efetivo trabalho escolar.


(Diário do Pará)

domingo, 27 de janeiro de 2019

Operação ‘Point Break’ cumpre mandado de prisão em Santa Isabel do Pará

A operação que está na 3ª fase é comandada pelo Núcleo de Apoio à Investigação do Baixo e Médio Amazonas e pela Polícia Civil de Oriximiná.

Por G1 Santarém — PA

Arma, munições, balança de precisão e drogas apreendidas na Operação Point Break — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Uma equipe de policiais do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI/Nordeste) prendeu na quinta-feira (24), um homem indiciado em inquéritos policiais que investigam os crimes de tráfico, associação para o tráfico, homicídio, corrupção ativa e associação criminosa, em Oriximiná e Santarém, no oeste do Pará. O mandado de prisão foi cumprido na 3ª fase da Operação “Point Break”.

A operação que é comandada pela Polícia Civil do Estado do Pará, por meio do Núcleo de Apoio à Investigação do Baixo e Médio Amazonas (NAI/BMA), que tem sede em Santarém, e pela Polícia Civil de Oriximiná, desta vez colocou atrás das grades Jearlisson Ribeiro Rego, conhecido pelo apelido “Jajá”.

Segundo o delegado Rafael Augusto de Andrade, do NAI/BMA, de Santarém, com a prisão de Jearlisson, já são sete pessoas presas na operação “Point Break”, que visa desarticular ações de uma associação criminosa na região oeste paraense, por meio de representações feitas ao Judiciário por ele e pelo delegado José William Siqueira Fonseca, titular da delegacia de Oriximiná.

Outras prisões


Segundo a polícia, um dos presos na operação, Rosivan Ferreira Eleotério, de apelido “Macaco”, seria o chefe do tráfico de drogas nas cidades de Oriximiná e em Santarém, sendo responsável ainda pelo cometimento de inúmeros crimes em Oriximiná, Santarém e Óbidos, dentre eles tráfico e associação para o tráfico de drogas, homicídios, ameaças a agentes públicos e corrupção ativa.

“Macaco” foi preso na noite do 18 de janeiro, após três dias de buscas em meio à mata. Ele estava escondido em uma área de difícil acesso, localizada no ramal das Varas, divisa entre os municípios de Óbidos e Oriximiná. Ele tentou fugir escondido no porta-malas de um táxi que o levaria até uma lancha fretada.

Além de “Macaco”, já foram presos Roselma Ferreira Eleotério, irmã dele, Heron Veiga de Jesus, cunhado de “Macaco”, Wellington Ferreira Nascimento, traficante e homicida (braço direito de “Macaco”, acusado de matar um idoso de 68 anos, em outubro de 2018 na comarca de Oriximiná), a mando de “Macaco”, e Magnun de Souza Moreira, de apelido “Olhão”, preso pela equipe de policiais de Alenquer , no dia 19 de janeiro.

blog RM NOTÍCIAS, anuncie conosco (93)991419742


Pará possui duas barragens classificadas de alto risco pelo Departamento Nacional de Produção Mineral

Governo do Pará cria grupo de trabalho para verificação urgente das 66 barragens no estado

Por G1 PA — Belém

Vista geral da mina Ferro Carajás, em Parauapebas, operada pela Vale — Foto: REUTERS/Lunae Parracho

O Pará possui 66 barragens em funcionamento e, de acordo com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), duas são consideradas de alto risco. Com a tragédia de Brumadinho, onde uma barragem rompeu na sexta-feira (25), o Governo do Pará realizará um fiscalização urgência em todas as barragens presentes no território paraense.

“Esses exemplos que estão acontecendo em outros lugares devem nos servir como referência para que possamos agir com prevenção e planejamento. Já solicitei iniciativas imediatas que evitem surpresas com episódios lamentáveis e dramáticos como estes que estamos assistindo nesse momento em Minas Gerais”, disse o governador Helder Barbalho.

Além disso, Helder Barbalho lamentou profundamente a tragédia que assola a cidade mineira, colocando o Estado do Pará à disposição para ajudar, pincipalmente a família da paraense Lenilda Cavalcante Andrade, que está desaparecida desde o rompimento da barragem da Vale no Córrego do Feijão.

blog RM NOTÍCIAS, anuncie conosco (93)991419742


Durante fiscalizações, três jovens são presos por tráfico de drogas em Santarém

Os flagrantes aconteceram durante fiscalizações de rotina em vários pontos da cidade no sábado (26).

Por G1 Santarém — PA


Com o intuito de coibir práticas criminosas em Santarém, no oeste do Pará, as Polícias Militar e Civil têm realizado fiscalizações em diversos pontos da cidade. No sábado (26), três jovens foram presos por tráfico de drogas.

Na manhã de sábado, Edenilson Sarmento Ribeiro de 19 anos, foi preso no bairro Santarenzinho, após ser flagrado com uma sacola com 34 papelotes de cocaína, um pacote com maconha, R$ 107, um cordão e um celular. Ele estava em uma motocicleta no momento da abordagem. O condutor do veículo também foi conduzido para a delegacia.

Segundo o delegado Herbert Farias, a polícia tem trabalhado para combater o tráfico de drogas. “Nós temos feito muitas prisões, mas infelizmente em razão até da situação financeira que vivemos, as pessoas entram no mundo do crime, o que acaba envolvendo várias pessoas no tráfico”, ressalta.

Outros dois jovens foram presos em flagrante, Lucas Kallidy Carvalho Dantas, de 21 anos; e Olavo Henrique Quintas Trindade, de 20 anos.

Os casos foram registrados na 16ª Seccional de Polícia Civil. Os presos devem ser encaminhados a penitenciária de Santarém.

blog RM NOTÍCIAS, anuncie conosco (93)991419742