domingo, 31 de março de 2019

Agente do Detran-Pa é preso acusado de jogar esposa de prédio em Parauapebas


 Reprodução

Um agente do Detran Pará foi preso em flagrante por crime de feminicídio neste domingo (31), em Parauapebas, município do sudeste paraense. Segundo a Polícia Civil do Estado, Diógenes dos Santos Samaritano foi autuado por matar a esposa Dayse Dyana Sousa e Silva, de 35 anos.
O crime ocorreu pela manhã, quando o agente de trânsito teria empurrado a esposa do segundo andar da casa onde moravam, na Rua Canindé, bairro do Parque dos Carajás. Ele foi preso no início da tarde por policiais civis do município. Conforme o delegado Gabriel Costa, titular da Seccional, o acusado foi preso no escritório de seus advogados e chegou a negar o crime, afirmando que Dayse havia cometido suicídio.

Leia Também: Violência Doméstica no Pará cresce mais de 20% em um ano


A família da vítima acusa Diógenes pelo assassinato. O agente já havia sido denunciado várias vezes por Dayse por violência doméstica e os dois viviam um relacionamento conturbado.
Conforme o delegado, não houve qualquer apresentação espontânea por parte do acusado. "Desde as 11:30 da manhã, estou na campana e consegui informações de que ele estava lá", detalha o delegado. Segundo o policial civil, há fortes indícios de que ele é o autor da morte da esposa.
A Polícia Civil requisitou à perícia de local de crime na residência. O filho do casal foi encontrado na casa de uma babá. Informações iniciais são de que o casal havia se separado recentemente.
A vítima, dessa forma, mudou-se para Marabá com a mãe e teria dado início à uma ação de divórcio. Porém, poucos dias atrás, Dayse voltou a morar com Diógenes, em Parauapebas.
Pelas primeiras informações apuradas, na noite de sábado, ao saber do pedido de medida protetiva feito pela esposa, o agente de trânsito teria cometido o crime. No entanto, o acusado, por sua vez, alega que a ex-mulher teria cometido suicídio. As investigações continuam. O filho do casal foi ouvido por uma equipe multidisciplinar e ficou de passar por exames médicos. Por enquanto, o agente continua preso. 


Diógenes dentro da cela (Reprodução)


Leia Também: Caminhas para denunciar violência contra a mulher


Feminicídios no Pará e no Brasil
Segundo os dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) mais recentes, entre 2017 e 2018, os casos de feminicídios no Pará aumentaram em quase 50%. De janeiro a junho de 2018 foram registrados 25 casos de feminicídio em todo o estado do Pará. No mesmo período de 2017 foram registradas 17 ocorrências no estado, o que gera um aumento de 47% dos casos.
De acordo com a organização dos Estados Americanos, o Brasil concentra 40% dos feminicídios de toda a América Latina.
Dados inéditos revelam que 92.323 denúncias foram registradas e encaminhadas pelo Ligue 180, canal do agora Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos — 25,3% a mais do que no ano anterior.
Em 2018, foram 73.669. Para se ter dimensão da barbárie, 391 mulheres foram agredidas por dia em dezembro, mês no qual 12.123 se tornaram vítimas de todo o tipo de violência. Em relação ao mesmo período de 2017, o número mais que dobrou. À época, 6.024 denunciaram abusos.
As 26 páginas do balanço comparativo do Ligue 180 escancaram um cenário que exige atenção. O assassinato de mulheres também cresceu. O crime aumentou 63% passando de 24 assassinatos entre julho e dezembro de 2017, para 39 no mesmo período de 2018. As tentativas de feminicídio saltaram de 2.749 para 4.018 no mesmo recorte de tempo: alta de 46%. Apesar de assustador, o dado é considerado subnotificado, porque nem todos são declarados.

Veja as principais agressões registradas pelo Ligue 180 em 2018
Violência física 30.918
Violência psicológica 23.937
Violência doméstica e familiar 15.803
Tentativa de feminicídio 7.036
Violência sexual 4.491
Violência moral 3.960
Para denunciar
Ligue 180, Central de Atendimento à Mulher, é o serviço oferecido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. A ligação é gratuita e confidencial. Esse canal de denúncia funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, no Brasil e em outros 16 países.
Além de registrar denúncias de violações contra mulheres, encaminhá-las aos órgãos competentes e realizar seu monitoramento, o Ligue 180 também dissemina informações sobre direitos da mulher, amparo legal e a rede de atendimento e acolhimento.
Em Belém

Em Belém, o Pará Paz Mulher, que fica na Mauriti, n° 2394, entre a Rômulo Maiorana e Duque de Caxias, no bairro do Marco, onde também funciona a Deam. A delegacia tem atendimento 24h. Já o Pará Paz, de segunda a sexta, de 8h às 18h. Fone: (91) 3246-6803


Patrulha Maria da Penha, ligada ao TJ, funciona com revezamento de 20 militares treinados para dar apoio e fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas e segurança às mulheres vítimas de violência doméstica. Ela é acionada pelo TJ, quando há denuncia.


Disque- Denúncia: 180


DEFENSORIA PÚBLICA - Atendimento de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h, e o plantão de 14h às 17h . Endereço: Rua Padre Prudêncio, n° 154, esquina com a rua Manoel Barata. Fone núcleo da mulher: 3201-2744


(DOL)

Acusado de crime tenta sacar arma para policiais e é preso


 Divulgação
Policiais civis prenderam, no último sábado (30), em cumprimento a mandado de prisão preventiva pelo crime de tentativa de homicídio tentado, Manoel Martins Baía. A prisão foi realizada na Avenida Barão do Rio Branco, em Igarapé-Açu, nordeste paraense. Ao ser preso, o acusado foi flagrado portando uma arma de fogo ilegal.
A prisão foi realizada por policiais civis da Divisão de Homicídios de Castanhal juntamente com a equipe do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) de Castanhal. Conhecido como “Manel Segurança”, o acusado cometeu o crime no último dia 05, contra um adolescente. Manoel foi localizado após cerca de três horas de campana. As equipes policiais cumpriram ainda mandado de busca e apreensão na casa do indiciado.
Na cintura dele, foi encontrada uma pistola calibre 7.65mm com carregador de 10 munições calibre .32. No momento da prisão, o acusado fez menção em pegar a arma, mas desistiu ao notar o número de policiais civis. Após ser preso na via pública, o acusado foi conduzido até sua casa, onde foram encontrados um carregador com seis munições de calibre .32, uma empunhadura para revólver e um colete balístico da cor preta.

"Diante da situação flagrancial, o preso foi apresentado ao delegado do município para a lavratura de auto de prisão em flagrante", explica o delegado Daniel Oliveira, de Igarapé-Açu. Após o procedimento, ele foi levado até o presídio do Centro de Recuperação Regional de Cast (CRRCast), onde está recolhido à disposição da Justiça. Manoel Baía já responde a seis procedimentos pelo crime de homicídio, além de outros relativos a delitos diversos. Além disso, é pessoa sabidamente temida na cidade de Igarapé-Açu pelo seu envolvimento em crimes violentos.
(Com informações da Polícia Civil)

Em Ruropólis, dois homens são baleados em bar; uma das vítimas morreu no local

A Polícia Civil de Ruropólis trabalha na investigação de mais um homicídio no município.
De acordo com informações, na noite deste sábado(30), dois homens que estavam em um bar localizado próximo a pracinha do bairro Vila Nova, foram alvejados por disparos de arma de fogo, efetuados por dois criminosos que chegaram ao local em uma motocicleta.
Uma das vítimas, identificada pela alcunha de “Maranhão”, morreu no local. Outro baleado foi encaminhado para o Hospital Municipal.

O homicídio tem característica de execução. A Polícia Judiciária do Estado, na pessoa do delegado Ariovaldo realiza diligência para localizar os homicídio.
RG 15 / O Impacto

339 mil famílias no Pará podem pedir desconto de até 65% na conta de luz


 Divulgação

Cerca de 339 mil famílias paraenses têm direito a obter desconto de até 65% na conta de energia elétrica. Porém, ainda não são cadastradas para isso. O levantamento, feito pela Celpa a partir de dados da Secretaria Especial de Desenvolvimento Social, aponta que muita gente tem direito, mas acaba deixando de pedir a chamada tarifa social de baixa renda no Pará.
Coordenador do Energia da Comunidade da Celpa, Cleiton Soares explica que, hoje, 642 mil famílias já são beneficiadas com a tarifa social. Porém, considerando o perfil exigido pelo programa, muitas mais poderiam estar usufruindo do benefício. “Para ter direito, o cliente precisa ter renda per capita – valor obtido pela divisão do total da renda familiar pelo número de moradores da residência - de até meio salário mínimo (o equivalente a R$477)”.
Cleiton explica, ainda, que, além desta renda, o usuário precisa possuir o NIS (Número de Inscrição Social) para ter direito à tarifa de baixa renda. O número é obtido nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), órgãos gerenciados pelas prefeituras de cada município. Caso o usuário que se enquadre nesse perfil de renda ainda não tenha o NIS, pode procurar um CRAS em seu município e pedir a inscrição. 
Depois que já estiver de posse do número do NIS, basta se dirigir a uma das agências da Celpa para requerer o cadastro na tarifa social. “Se o cliente já estiver com cadastro no NIS todo pronto, a inclusão na tarifa social é feita na hora. No próximo ciclo de faturamento, o cliente já vai receber o desconto”, explica.
Usuários que recebem o BPC (Benefício da Prestação Continuada) do Governo Federal também têm direito à tarifa social na conta de energia. Nesse caso, ao invés do NIS, o cliente deve comparecer à Celpa munido do NB (Número do Benefício), que é o número que vem impresso no cartão do BPC.
DESCONTO
Para os clientes que se enquadram nesses perfis, o desconto na tarifa de energia pode chegar a até 65%, a depender do consumo da conta contrato. Quanto menor é o consumo, maior é o desconto conquistado. Cleiton esclarece que há um limite de consumo para a obtenção de desconto, o que não significa que as pessoas que tenham um consumo superior a esse valor não possam ter acesso a parte do benefício. 
“Para que tenha o desconto na tarifa o limite é de até 220 kw por mês”, aponta. “Por exemplo, se uma pessoa que tem direito à tarifa social e consome 230 kw por mês, no consumo de 0 a 220 kw ela tem direito ao desconto pela tarifa de baixa renda. Já nos outros 10 kw restantes que excederam o limite ela paga com o preço da tarifa normal”. Mesmo após já ter acesso ao benefício, o cliente precisa ficar atento ao seu cadastro do NIS, já que o mesmo precisa ser atualizado a cada dois anos. 

A atualização cadastral é realizada nos próprios CRAS. “A Celpa recebe um relatório do Ministério do Desenvolvimento Social que aponta aquelas famílias que não atualizaram o seu NIS”, explica Cleiton. “Se o cadastro no NIS não está atualizado, a pessoa perde o benefício da tarifa social”.
Documentos necessários para dar entrada no cadastro da tarifa social na Celpa
- NIS ou número do BPC
- Identidade do titular do NIS ou do BPC
- CPF do titular do NIS ou do BPC
- Conta de energia que deseja ser incluída na tarifa social (não precisa, obrigatoriamente, estar no nome do titular do NIS, para os casos em que o beneficiário mora de aluguel ou em residência emprestada).
Fonte: Celpa
(Cintia Magno/Diário do Pará)

sábado, 30 de março de 2019

Jovem morre com ovos de solitária no cérebro


Um rapaz de apenas 18 anos morreu após ser infectado por vários parasitas que se alojaram em seu cérebro. Segundo um estudo publicado no "New England Journal of Medicine", os médicos do ESIC Medical College de Faridabad, em Haryana, na Índia, relatam que o jovem deu entrada no hospital apresentando um inchaço no olho direito, convulsões e perda de consciência.
Os médicos diagnosticaram o jovem com neurocisticercose, uma doença parasitária que afeta o cérebro, e é causada principalmente pela ingestão de ovos de tênia (Taenia solium), mais conhecida como "solitária". A contaminação acontece após a ingestão dos ovos que se transformam rapidamente em larvas que podem se instalar em diversas partes do corpo, incluindo, tecidos musculares e cerebrais. 
Segundo o estudo, a doença só foi identificada depois que o paciente realizou uma ressonância magnética, onde foi possível ver os danos causados ​​pela Taenia Solium no córtex e no tronco cerebral. Os médicos descobriram também vários cistos no testículo direito do garoto.
Por conta da localização dos cistos, os médicos decidiram não realizar nenhum tipo de tratamento no rapaz. Segundo os médicos, a medicação poderia agravar ainda mais o quadro de sangramento cerebral, no entanto o paciente acabou morrendo duas semanas após no hospital.
Sobre a doença
A infecção por cisticercose é muito comum em todo o mundo, nos seres humanos a infecção ocorre principalmente em áreas rurais de países em desenvolvimento, onde há criação de porcos e as práticas de saneamento são precárias.

Os sintomas dependem da localização do parasita no corpo. A confusão mental é o único sinal que ocorre quando eles estão no cérebro. Esses sintomas podem se manifestar meses após uma infecção.
O tratamento exige medicamentos antiparasitários combinados com medicamentos anti-inflamatórios, mas uma cirurgia não pode ser descartada em alguns casos. As intervenções também são usadas para reduzir o inchaço cerebral.
Pacientes com cisticercose não transmitem a doença para outras pessoas. Apenas pessoas com uma infecção por tênia no intestino podem espalhar os ovos potencialmente fatais quando a higiene não é realizada adequadamente.
(Com informaçõews do site Alagoas 24horas )

Barragem se rompe em Rondônia e deixa cerca de 50 famílias isoladas

 Reprodução
Uma barragem localizada no município de Machadinho d'Oeste, em Rondônia, se rompeu na manhã deste sábado (30). De acordo com a Polícia Ambiental, não há informações sobre mortos ou feridos. Porém, mais ou menos 50 famílias estão completamente isoladas devido à lama.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental do governo de Rondônia, uma tromba d'água atingiu a estrutura da barragem na última sexta-feira (29), o que provocou uma ruptura no local.
A estrutura que entrou em colapso tinha materiais como rejeitos de mineração, mas, de acordo com a pasta, não há risco de contaminação por metais pesados porque o material consistiria em areia e argila.
No total, sete pontes foram atingidas pela lama. Os impactos do rompimento já estão sendo avaliados por uma equipe de força-tarefa composta por funcionários do foverso de Rondônia e servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).
Uma equipe sobrevoou a área e constatou que o local atingido era usado para atividades de pesca. 

Há pouco mais de dois meses, uma barragem com rejeitos de mineração da Vale se rompeu em Brumadinho, Minas Gerais, e deixou mais de 200 mortos e 87 pessoas desaparecidas. 
(Com informações do UOL)

Jovem foi entregue a polícia e apresentado na delegacia; furto ocorreu no Maria Madalena.

Jovem é agarrado por populares após furto de celular em Itaituba

Na tarde de sexta-feira (29) um jovem foi preso pela Policia Militar após ter furtado um celular no Bairro Maria Madalena.
Na delegacia de Polícia Civil, o acusado, identificado como Clemilton, disse que realmente furtou o celular de dentro de uma casa no bairro. Segundo ele, a janela estava aberta, ele entrou e pegou o celular, mas pouco tempo depois foi agarrado por populares e por pouco não foi linchado pelos moradores que estavam revoltados.


Os populares acionaram a polícia militar. Com ele foram encontrados dois celulares, um deles dizia que era seu, mas não conseguia lembrar a senha. Ele disse ainda que trabalha em uma oficina, mas que as vezes usa droga, mas garantiu que vai para de roubar.

sexta-feira, 29 de março de 2019

Sem braços, menina de 7 anos dá lição de determinação; saiba como ajudá-la

Jennifer Furtado nasceu sem braços. Com isso, desde os primeiros anos de vida, enfrenta olhares de susto, compaixão ou surpresa. Mas, na verdade, a criança de 7 anos nunca deu a isso grande importância. Tanto com os irmãos, como com os amiguinhos, Jennifer se enxerga igual. Para a menina, a condição de pobreza em que vive a família é um obstáculo bem maior do que sua condição.

Jennifer, que atualmente mora na ilha de Cotijuba, em Belém, junto com os pais e mais quatro irmãos, faz tudo com os pés. Vê desenhos no celular, escreve e pinta, tanto em casa como na escola onde frequenta a 1ª série. A menina é cheia de sonhos e quer ser médica quando crescer. Por enquanto, se diverte bastante com seus irmãos nas brincadeiras pelas proximidades da praia Vai Quem Quer. A doçura infantil é muito maior do que as dificuldades que se apresentam diariamente.

A família foi parar no local após ser despejada do pequeno cômodo onde viviam, no distrito de Icoaraci. No local onde hoje vivem, as condições que se impõem são severas. Sem recursos, a família ergueu lonas em quatro pilares de madeira, suspendeu telhas improvisadas, e ali se instalaram. A história da criança repercutiu, primeiro na própria ilha, e em seguida para Sandro Branco, um filantropo de livre iniciativa, que há anos dedica parte de seu tempo e orçamento a ajudar pessoas. Logo, os trabalhos de mobilização começaram.

“Quando tive acesso à história dela fui atrás investigar. Queria saber se era verdade. Atravessei para Cotijuba sem saber o endereço, só com uma foto, perguntando pra todo mundo onde aquela menina morava. Alguns mototaxistas me disseram, e quando cheguei ao local e vi a situação, chorei igual uma criança. As condições são desumanas, e mesmo assim, ela está sempre com o sorriso no rosto”, disse Sandro à reportagem, ainda com a voz embargada.

Com recursos próprios e de amigos, Sandro conseguiu uma cadeira adaptada, material escolar novo, além de um tratamento dentário para a pequena Jennifer (Fotos: Sandro Branco)

Vaquinha com Amigos e Mãos à Obra

Diante da situação, Sandro começou a agir. Mobilizou amigos e todos os contatos que tinha, divulgando a história de Jennifer e pedindo ajuda para a compra do terreno onde a família estava (era emprestado), e a construção imediata de uma casa. O resultado foi um sucesso.

“Criamos uma equipe de amigos para arrecadar recursos e compramos o terreno que ela morava por R$ 500. É um terreno muito pequeno, e então compramos o da frente para dar mais espaço, por mil reais. Agora, estamos tentando recursos para a construção da casa da Jennifer”, relata Sandro, que já conseguiu levantar parte da construção.

“Conseguimos cinco mil tijolos e levantamos um pouquinho da casa já. A solidariedade contagia. Os próprios pedreiros trabalharam de graça pela causa”, conta.

Com cinco mil tijolos, parte da casa já foi levantada. O sorriso de Sandro é de pura gratidão (Foto: Sandro Branco)

Sandro decidiu divulgar a história de Jennifer, não por promoção pessoal como ele mesmo faz qustão de dizer, mas para tentar arrecadar os recursos que faltam para o término da obra. De acordo com Sandro, é necessário cimento, telhas, pernamancas e cerca de oito mil tijolos. As pessoas que possam ajudar com materiais de construção podem entrar em contato direto com Sandro, através do número (91) 98010-4050. 


(Igor Wilson/DOL)


Itaituba cria comitê do ICPET e é integrada à luta pró Estado do Tapajós

Base foi montada durante audiência pública na Câmara de Vereadores.

Por G1 Santarém — Pará

Audiência pública em Itaituba sobre a criação do Estado do Tapajós — Foto: ICPET/Divulgação

Itaituba é o mais novo município do Baixo Amazonas a contar com uma base do Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós (ICPET). A criação do comitê de luta ocorreu durante uma audiência pública na Câmara de Vereadores do município, na tarde desta quarta-feira (27).

Na ocasião, o presidente do ICPET, Jean Carlos Leitão, ministrou palestra de atualização da luta de emancipação e foi submetido às perguntas feitas pelos parlamentares e lideranças que estiveram na Casa Legislativa.

Audiência pública na câmara de vereadores de Itaituba sobre a criação do Estado do Tapajós — Foto: ICPET/Divulgação

A base criada terá como coordenadora a voluntária do instituto, Laís Reis, além do empresário Moisés Medeiros e o Blogueiro Edson Júnior, que, juntos terão a missão de estabelecer um comitê permanente pelo estado do Tapajós composto por diversas instituições da sociedade civil organizada.

Na audiência estiveram presentes representantes do comitê do ICPET de Rurópolis Elis Rúbia e Marley Zanotto. Elas destacaram a importância da integração dos municípios para que a luta ganhe força para aprovar uma nova consulta popular.

Foi entregue o Certificado de Menção Honrosa a Câmara, em nome de todos os moradores de Itaituba pelo expressivo número no plebiscito de 11 de dezembro de 2011.


Os presentes tiveram ainda a oportunidade de assinar o Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP). Além disso, foi protocolado requerimento de pedido de emenda à Lei Orgânica da cidade de Itaituba para que autorize o município a investir no estado do Tapajós.





Após ter fugido de carceragem, detento volta espontaneamente à delegacia de Oriximiná, no PA

Dionatas Moreira Ramos não quis correr o risco de ser capturado pelas polícias Civil e Militar que estão fazendo buscas desde o dia da fuga.

Por Sílvia Vieira, G1 Santarém — PA

Dionatas Moreira se arrependeu de ter fugido e se apresentou espontaneamente na delegacia de Oriximiná — Foto: Polícia Civil/Oriximiná

Um jovem que havia fugido da carceragem de Oriximiná, oeste do Pará, na noite do dia 21, quando três homens fizeram o resgate do preso Vanderson Rodrigues Carvalho, conhecido como “Doca”, se apresentou espontaneamente na Delegacia de Polícia Civil, na tarde de quarta-feira (27), acompanhado por seu advogado.

Dionatas Moreira Ramos não quis correr o risco de ser capturado pelas polícias Civil e Militar que estão fazendo buscas nas ruas de Oriximiná desde o dia da fuga.

“O Dionatas desde o resgate da ‘Doca’ viu que estavam sendo feitas diversas diligências para recapturá-los e achou por bem se apresentar na delegacia juntamente com seu advogado. Isso é importante porque mostra um certo arrependimento. Ele já responde por tráfico, agora vamos ver se ele teve participação ativa na fuga do ‘Doca’. Ele vai ficar à disposição da justiça”, disse delegado William Fonseca.

Vanderson Carvalho, o Doca, está sendo procurado pelas polícias Civil e Militar de Oriximiná, no Pará — Foto: Polícia Civil/Diulgação

De acordo com o delegado, a polícia já está tomando medidas para evitar que novas fugas acontecem, e segue com as diligências no sentido de prender “Doca” e o homem que ajudou na fuga rendendo o carcereiro. “Estamos trabalhando para evitar que situações como essas voltem a acontecer na nossa carceragem”, declarou.


A polícia de Oriximiná pede a quem souber do paradeiro de Vanderson Rodrigues Carvalho, o "Doca", que denuncie. O anonimato para quem colaborar com informações é garantido.

*Colaborou Márcio Garcia, de Oriximiná

Cerca de 20 jovens estão participando de curso de vendedor de comércio varejista ofertado pelo estado em parceria com a prefeitura de Itaituba.

O curso de vendedor de comercio varejista está sendo ofertado pelo estado em parceria com o município e tem uma duração de 100 horas. O instituto vitória régia é quem está executando o curso. Segundo a instrutora Marisa Freitas os participantes vão passar por aulas práticas dentro dos estabelecimentos comerciais como um tipo de estágio.


As aulas estão sendo ministradas em uma sala da secretaria de assistência social do município. O curso de vendedor de comercio varejista veio como uma grande oportunidade para o jovem que pretende entrar no mercado de trabalho qualificado para o setor.


ainda de acordo com a instrutora do curso, pós a conclusão das atividades, os participantes estarão aptos a entrar no mercado de trabalho totalmente qualificados.



fonte: RM NOTÍCIAS




quinta-feira, 28 de março de 2019

Promotor de justiça de Itaituba Diego Beuchior participou de uma entrevista na rádio Ita FM. vários assuntos foram abordados na entrevista.

Drº Diego Beuchior

O entrevistado desta segunda feira na rádio ita FM, foi o promotor de justiça de Itaituba doutor Diego Beuchior. Durante a entrevista diversos assuntos foram abordados pelo apresentador Haroldo Sousa. Um dos assuntos debatidos foi sobre os direitos do consumidor.


O promotor destaca que medidas o consumidor deve tomar quando for lesado principalmente pela concessionária de energia elétrica para que possa garantir seus direitos.


Outro assunto discutido durante a entrevista foi sobre meio ambiente com a contaminação de igarapés e saneamento básico que é muito precário em Itaituba.

O promotor destacou ainda a importância da fiscalização na questão pesca predatória. Segundo ele em frente a própria cidade é feito esta pratica. Por isso, os órgãos responsáveis precisam tomar as providencias para que ninguém venha ser prejudicado no futuro.


Diego Beuchior disse que o ministério público está a disposição da população para atender todos da melhor maneira possível.

fonte: RM NORÍCIAS


quarta-feira, 27 de março de 2019

TAPAJÓS: ATENTADO EM ÁREA DE ASSENTAMENTO DEIXA FAMÍLIAS EM PÂNICO


Barracos dos posseiros ficaram destruídos


PARA O COMANDANTE REGIONAL DA PM, O ATENTADO OCORRIDO EM UMA ÁREA DE ASSENTAMENTO NA REGIÃO RIBEIRINHA, ENTRE ITAITUBA E RURÓPOLIS, REPRESENTA AMEAÇA DE CONFLITO AGRÁRIO >>> As imagens gravadas em um aparelho celular pelos próprios colonos já dão uma idéia da violência física e psicológica exercida no atentado. As informações chegaram até a Polícia Militar, eu Rurópolis, no final da tarde de terça-feira (26), mas o crime aconteceu por volta do meio-dia. Segundo as famílias, que ainda estão em estado de choque, pelo menos oito homens chegaram ao assentamento encapuzados e com armas em punho. Eles teriam ameaçado as famílias, disparando tiros para cima e incendiando os barracos, que ficaram destruídos. De imediato, o comandante da 17ª Companhia Independente da Polícia Militar, sediada em Rurópolis, mobilizou um grupo de policiais para averiguar a situação. Em seguida, informou ao Comando de Policiamento Regional, em Itaituba, na pessoa do tenente-coronel Denilson José de Alencar Barata, que também acionou a Polícia Civil e fez um comunicado ao Incra.

Aviso: Cápsulas de grosso calibre foram deixadas no local


A área de assentamento está localizada na margem direita do rio Tapajós, na comunidade de Santa Clara, em frente à vila de Barreiras, que pertence ao município de Itaituba. Mas o assentamento está dentro do território de Rurópolis. Para o coronel, o que aconteceu na comunidade foi um crime de ameaça grave, e todas as informações que forem fornecidas para a polícia vão servir para nortear as investigações.

Coronel José de Alencar não descarta ameaça de conflito agrário


Por parte da Polícia Civil, já foi solicitada a instauração de um inquérito para apurar as circunstâncias do crime. Moradores do assentamento deverão ser chamados para prestar depoimento, para reforçar o procedimento, que já está sendo tratado como ameaça de conflito agrário e precisa de providências em caráter de urgência, para evitar situações mais graves, como já aconteceu em outras regiões do Estado.
Mauro Torres

Irmãos são presos suspeitos de tráfico de drogas no bairro Diamantino, em Santarém

A polícia chegou aos dois através de denúncia anônima. Eles foram presos em flagrante.

Por G1 Santarém — Pará


A polícia prendeu em flagrante na tarde de terça-feira (26), dois irmãos suspeitos de tráfico de drogas. Eles estavam em uma casa no bairro Diamantino, zona leste de Santarém, no oeste do Pará. Segundo a polícia, a residência seria um ponto de vendas de drogas.

Com os dois, identificados pela polícia como Leonardo Batista Nogueira e a Carmosina Farias Nogueira foram encontradas drogas, uma balança de precisão e dinheiro. Os dois foram conduzidos a 16º Seccional de Policia Civil para prestar esclarecimentos.


Em depoimento, negaram a participação com o crime de tráfico de drogas. A mulher foi conduzida ainda na terça-feira para o Crashm (Centro de Recuperação Agrícola Sílvio Hall de Moura). Leonardo continua preso na carceragem da Seccional e deve ser transferido para a penitenciária ainda na manhã desta quarta-feira (27).



Motociclista morre ao colidir em ônibus em Santarém


Manuel Messias da Silva, de 35 anos, morreu no final da noite de ontem, terça-feira (26), ao colidir a motocicleta que conduzia com um ônibus na avenida Tropical no cruzamento com a avenida Curuá-Una (PA-370), no bairro Santíssimo, zona urbana de Santarém, oeste paraense.

Informações iniciais de agentes de trânsito são de que o motociclista trafegava pela avenida Tropical e avançou o semáforo, momento em que um ônibus passava e acabou colidindo. A vítima morreu na hora.

Apesar da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ter sido acionado, Manuel não resistiu aos ferimentos.

O corpo foi removido para os trabalhos de perícia e necropsia até ser liberado para a família.

( blog RM NOTÍCIAS, anuncie conosco você também (93)991419742 ou 991352112 )

(Com informações de Edinei Silva)

10 mil paraenses têm benefícios bloqueados e INSS anuncia novas regras

A resolução 677 / 2019 do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), publicada ontem (26), estabelece mais uma alternativa para que o idoso faça a fé de vida, sem excluir a possibilidade de que esse procedimento seja feito pela rede bancária. No Pará, 10.299 benefícios já foram bloqueados por não comprovação de vida.

LEIA TAMBÉM:

Cerca de 850 mil benefícios do INSS podem estar sendo pagos a pessoas que já morreram

INSS faz mudanças nas regras para empréstimos consignados

Com a nova resolução, os segurados do INSS com idade igual ou superior a 60 anos poderão, a partir de agora, agendar para serem atendidos em uma das agências do órgão. Já os segurados acima de 80 anos e beneficiários com dificuldades de locomoção podem agendar para que um servidor do INSS vá a residência ou outro local em que estiverem, para que seja realizado o procedimento.

O agendamento pode ser feito pela Central de Atendimento 135 e pelo Meu INSS ou outros canais a serem disponibilizados pelo Instituto. No caso de pessoas com dificuldade de locomoção, o agendamento da visita de um servidor para o procedimento deve ser feito perante apresentação de atestado médico ou declaração emitida pelo hospital em uma das agências, com agendamento prévio (telefone 135 ou site).

BANCOS

Vale destacar, porém, que o procedimento para os demais segurados continua sem alterações, e deve ser feito através da rede bancária, dentro do período de 12 meses. Os bancos fazem os comunicados da necessidade de realizar o procedimento anual por meio de mensagens informativas, disponibilizadas nos terminais eletrônicos de autoatendimento e sites na internet.

( blog RM NOTÍCIAS,  anuncie conosco você também (93)991419742 OU 991352112 )

A prova de vida tem como principal objetivo dar mais segurança ao cidadão e ao Estado brasileiro, pois evita pagamentos indevidos de benefícios e fraudes.

(Diário do Pará)

Assaltantes que mantinham refém dentro de carro capotado se entregam. Veja!

Após mais de duas horas de intensas negociações, os dois criminosos que mantinham uma mulher como refém dentro de um carro capotado, no bairro Marco, se entregaram à polícia. A vítima foi libertada e socorrida.

O crime aconteceu durante o final da tarde, quando a dupla de criminosos rendeu a motorista assim que ela saía de uma farmácia. Após os criminosos a obrigarem a entrar no veículo e cirular pela cidade, o carro capotou na avenida Duque de Caxias, próximo da travessa Humaitá. 

Mesmo após o acidente os criminosos persistiram em fazer a mulher como refém no interior do veículo capotado. Algumas pessoas, ao tentarem socorrer os feridos, perceberam a situação e acionaram a polícia.

Ao chegarem no local, os agentes enfrentaram resistência dos bandidos, que faziam uma série de exigências, como presença da imprensa e de familiares, para libertar a refém. Após a ação policial os criminosos se entregaram.


O repórter do DIÁRIO, Alexandre Nascimento, estava no local e registrou o momento. Veja:



Muito abalada, a refém passou mal assim que foi libertada, desmaiou, e precisou sair na maca do Samu até o hospital. 

Preso acusado de ser mandante da morte de líder rural

A Polícia do Pará prendeu, nesta terça-feira (26), o mandante do assassinato da líder rural, Dilma Ferreira Silva, ocorrido na última sexta-feira (26). Outras duas pessoas também foram assassinadas. Ele foi identificado como Fernando Ferreira Rosa Filho. 

A informação foi divulgada no Twitter oficial do governador do Estado, Helder Barbalho. O local onde ele foi preso não foi divulgado.

A prisão veio através do mandado de prisão temporária expedida pelo juiz do direito titular, Weber Lacerda Gonçalves e expedida pela comarca de Baião, por meio do Poder Judiciário do estado.

O governador Helder Barbalho parabenizou o trabalho de investigação das equipes de segurança.

O CASO

( blog RM NOTÍCIAS, anuncie conosco você também (93)991419742 ou 991352112)

Dilma Ferreira da Silva foi assassinada no último dia 22 de março, ao lado do seu esposa e familiares que estavam no local. A sindicalista participava do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), em Tucuruí, no sudeste do estado.

(DOL)

terça-feira, 26 de março de 2019

Itaituba: Polícia efetua prisão após veículo ser alvejado com 10 tiros.




Uma pessoa foi presa, na madrugada desta segunda-feira (25), acusada de atirar contra um veículo, que estava estacionado em via pública na 22ª rua, em Itaituba.
De acordo com informações, o ocorrido teria sido motivado supostamente por ciúmes.
“Muita bala perto de casa hoje, cheguei a achar que os disparos eram em meu portão, pouco tempo depois apareceram várias viaturas da polícia.” disse um morador das proximidades do local
A polícia constatou no local dos disparos, que o veículo foi atingido por cerca de 10 disparos de uma pista calibre 380. Ao receber informações sobre o acusado de efetuar os disparos, a PM foi até a residência do mesmo e, após revista, encontrou a arma utilizada no crime.
O jovem recebeu voz de prisão e foi autuado em flagrante, a arma também foi apreendida. 

Ele foi liberado horas depois após pagar fiança no valor de 10 salários mínimos.
Fonte: Portal Giro

ITAITUBA: INDIVÍDUO AUDACIOSO VOLTA À PADARIA DA BURITI E QUEBRA TUDO!

Na noite do último sábado (23) uma padaria localizada no loteamento Buriti, em Itaituba, foi furtada. O homem estava aparentemente bem vestido e usou um boné como tentativa de esconder um pouco seu rosto, certamente para dificultar sua identificação. 



De acordo com informações de funcionários do estabelecimento comercial, o indivíduo furtou vários itens de higiene pessoal, entre eles desodorantes "Dove". Além disso, furtou outros itens como sandálias, biscoitos e chocolates.
Leia a matéria e veja o vídeo completo https://jhonnynoticias.blogspot.com/2019/03/itaituba-video-mostra-individuo.html

Audaciosamente, na madrugada de segunda para terça feira (26), o indivíduo retornou à padaria e, dessa vez, quebrou vários objetos e destruiu o sistema de segurança da empresa.

Diante desta situação, os proprietários do estabelecimento e funcionários estão apavorados e com medo, sob o risco do meliante retornar à padaria outra vez e fazer algo pior.

O caso foi registrado na 19ª Seccional de Polícia Civil.
Fonte: Kethuly de Almeida Maia -