sábado, 22 de junho de 2019

Lagoa corta rua e dificulta passagem de estudantes em Itaituba

Registro do momento em que alunos trafegam pela lagoa para chegar na escola.

MORADIA

Para chegarem à escola, muitos alunos atravessam por dentro da lagoa, molhando uniformes e até materiais escolares. Veja o vídeo!

POR: Portal Giro

Um internauta, Herim Pimentel, enviou um vídeo impressionante ao site em que mostra a realidade de vários estudantes, para chegarem até a escola. O vídeo, gravado na sexta-feira (21), que está viralizando nas redes sociais, mostra o momento exato em que alunos fazem o percurso por uma ponte improvisada, com suporte de uma coluna feita de tijolos bem estreita, na invasão conhecida como Irajá. 

O local é exatamente o final de uma das travessas mais importantes da cidade, a 13 de maio, que na localidade é cortada pelas águas da lagoa todos os anos no período do inverno.

Pronunciamento de moradores sobre a problemática
Moradora na Lagoa do Irajá. Foto: Richardson Vieira.
Em contato com o site Giro, Herim Pimentel, morador do local, que gravou o vídeo, disse que muitas crianças passam por esta situação todos os dias para ir até a escola. “Todo dia elas tem que enfrentar aquela lagoa para chegar na escola. Quase todos os dias, muitas crianças caem na lagoa, perdem materiais. Elas já estão com coceiras, feridas, não só crianças, como também adultos, devido a poluição da lagoa” afirmou.
“Eu estou querendo até mobilizar a população para conseguirmos materiais, como madeira, para fazermos a ponte. As manilhas estão aqui jogadas, faz 8 meses, no período do verão que era pra ser feito o trabalho, não fizeram nada” finalizou.
Lagoa do Irajá. Foto: Richardson Vieira.
De acordo com a esposa dele, existe outra alternativa para chegar até a escola, entretanto, demandaria um tempo maior, por ser a trajetória mais longe. “Por ser um acesso mais rápido, pra quem não tem transporte, tem que passar todos os dias pela lagoa. Por outro lugar, é um trajeto muito longe para chegar em um escola próxima e no Coronel Fontoura. Fica todo tempo nisso no período de chuva, infelizmente” contou.
Outra moradora também se pronunciou, Maria Alves dos Santos, que mora há 6 meses na localidade. “Muitas vezes as crianças atravessam com a roupa na mão pra ir para a escola. Atravessam a lagoa e vestem do outro lado, o uniforme e calça os sapatos. Eu sou novata aqui, mas minhas irmãs todas moram nesse sofrimento. É o jeito. A prefeitura deixou os materiais ano passado e até hoje nunca fizeram nada. Só dizendo que vem arrumar, e nada” disse.
Pronunciamento do secretário da SEMINFRA
O secretário da secretaria Municipal de Infraestrutura, Orismar Pereira, relatou ao Giro sobre os trabalhos específicos que estão sendo estudados para a lagoa do Irajá. “A lagoa do Irajá já está inclusa na programação da secretaria. Um estudo, planejamento, está sendo articulado juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente-SEMMA, para que o melhor trabalho seja desenvolvido lá” disse.
“Itaituba é muito extensa, estamos trabalhando em vários bairros próximos para não gerar desconforto à população. A demanda de problemáticas é muito, mas os trabalhos não param. Todos os problemas serão sanados, porque essa é a meta da prefeitura” finalizou.
Fonte: Portal Giro

Nenhum comentário:

Postar um comentário