Acidente aconteceu no início da tarde desta quarta-feira (17). Operação de resgate durou cerca de 25 minutos.
Por Sílvia Vieira, G1 Santarém — PA
Equipe do Samu nos primeiros socorros ao menino logo após ser retirado do poço — Foto: Jaderson Moreira/TV Tapajós
Homens do do 4º Grupamento der Bombeiros Militar (4º GBM) de Santarém, oeste do Pará, conseguiram resgatar por volta das 15h50 desta quarta-feira (17), um menino de 5 anos de idade, que havia caído dentro de um poço em construção na ocupação Vista Alegre do Juá.
O acidente aconteceu depois das 15h, quando Sandro Walber brincava às proximidades do poço e ao pular a cerca, acabou caindo no buraco que estava aberto. Moradores das proximidades e familiares acreditam que a criança estava correndo atrás de uma pipa.
"Eu estava em casa e ele estava brincando lá frente, de repente ele saiu. Passou uns minutos e já vieram uns meninos dizendo, 'olha, seu menino caiu lá no buraco'. Eu corri pra lá e quando a vi a situação eu me desesperei, porque nunca tinha visto uma coisa dessas. Graças a Deus os vizinhos chamaram logo o socorro", contou Zenida Mota, avó do menino.
Bombeiros e moradores trabalharam juntos na escavação para resgatar o menino — Foto: Jaderson Moreira/TV Tapajós
Informações preliminares são de que o menino, de apenas 5 anos de idade, estaria brincando às proximidades de onde um poço estava sendo cavado. A terra que estava ao redor começou a cair para dentro do buraco, em cima da criança, o que causou pânico nos moradores que logo acionaram o Niop.
Equipes de duas viaturas dos bombeiros foram enviadas para a atuação do resgate, uma vez que a ação precisava ser rápida. A operação de resgate durou cerca de 25 minutos.
"As guarnições tanto de incêndio quanto de salvamento foram acionadas para fazer o resgate dessa criança que estava em risco de soterramento. A equipe veio e tomou todas as providências, como o isolamento da área, e graças a Deus conseguimos fazer o resgate com êxito. É uma situação difícil, bem delicada, porque envolve questões que não estão no nosso controle, como sedimento do solo, tínhamos aqui um militar brequiano, o cabo Jeferson que ajudou a fazer toda a avaliação da cena e da segurança. É uma ação em conjunto, pois se não for assim, não tem êxito", contou o sargento Jânio Jesus.
Segundo o sargento, logo após a chegada ao logo, teve contato com a criança quer estava consciente do risco, esboçou choro, mas os bombeiros conseguiram com técnica minimizar a tensão. O buraco tinha cerca de 1,60m de profundidade, e já havia início de soterramento.
Moradores ajudaram os bombeiros a retirar a terra para resgatar o menino de dentro do poço. Uma equipe do Samu já aguardava no local com balão de oxigênio para os primeiros socorros. A Polícia Militar garantiu o isolamento da área para o trabalho de resgate da criança.
O menino foi levado para o Pronto Socorro Municipal de Santarém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário