Por G1 Santarém — PA
O 18º Batalhão Gurupatuba da Polícia Militar, sediado no município de Monte Alegre, no oeste do Pará, divulgou balanço das ações de combate à criminalidade realizadas durante o ano de 2018 em toda a área de atuação, que compreende Monte Alegre e Prainha. A PM apresentou os números obtidos e metas alcançadas através dos serviços ostensivo, preventivo e repressivo. Foi constatada a redução de 50% em homicídios.
A polícia conseguiu recuperar 69 veículos, apreender 300 kg de drogas, 29 armas de fogo, 33 armas brancas, recapturar cinco foragidos do sistema prisional e apresentar 1.148 infratores. De acordo com a PM, foram feitas 6.003 operações diversas, 170.876 abordagens a pessoas e 66.731 abordagens a veículos.
Além disto, mais de 1.200 pessoas foram atendidas por meio de projetos sociais que objetivam principalmente prevenir que adolescentes e jovens entrem no mundo do crime. Pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), 1.009 alunos foram atendidos em Monte Alegre, Prainha e comunidades rurais.
Por meio do projeto de Jiu-Jitsu,123 alunos foram atendidos em Monte Alegre, Prainha e Santa Maria do Uruará, 40 alunos no projeto de futsal, em Monte Alegre, e 35 alunas no vôlei, também em Monte Alegre.
“A utilização da estatística criminal no planejamento das ações policiais é um elemento central no desenvolvimento de um modelo de policiamento marcado pela inteligência, pró-atividade e prevenção à criminalidade”, destacou o comandante do 18º BPM, major Tarcísio Moraes da Costa.
A Polícia Militar ressalta que os trabalhos preventivos (ostensividade, operações em barreiras e abordagens), aliados à participação da comunidade, são fundamentais para a redução da criminalidade. Por isto, são feitas ações para fortalecer a relação entre a segurança pública e sociedade e valorização e otimização de recursos materiais e humanos.
blog: RM NOTÍCIAS/ anuncie conosco (93)991419742
Nenhum comentário:
Postar um comentário