sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Antecipação do 13º terá impacto positivo na economia do Estado

 Autor: Cintia Magno/Diário do Pará
 Expectativa do setor comercial, como os shoppings, é de aumento nas vendas com a liberação do dinheiro | Agência Brasil/Arquivo
O anúncio de injeção de mais de R$300 milhões a partir da antecipação da primeira parcela do 13º salário dos servidores públicos estaduais deve resultar em um impacto positivo na economia do Estado, sobretudo no setor do comércio e de serviços. Aliado ao período de aquecimento da economia proporcionado pelas festividades do Círio de Nazaré e à liberação do saque imediato do FGTS, a antecipação do benefício deve proporcionar tanto efeito direto, como também indireto, prospectando um cenário favorável para o Pará neste segundo semestre.
O governo calcula que a medida garantirá cerca de R$ 300 milhões à economia do Estado, beneficiando os 100.540 servidores ativos e os 46.816 inativos e pensionistas. O pagamento será feito antes do Círio, nos dias 8, 09 e 10 de outubro (terça a quinta-feira), conforme calendário a ser divulgado pela Secretaria de Estado de Administração (Sead).
Assessora econômica da Fecomércio-PA, Lúcia Cristina Lisboa aponta que a antecipação de 50% do 13º dos servidores do Estado deve injetar recursos sobretudo no setor de comércio e de serviços, através da aquisição de bens não duráveis e serviços de lazer e alimentação. “Apesar de não resolver o problema, esses valores ajudam a aquecer o comércio”, aponta. “No Círio de Nazaré há uma tradição do paraense com relação a efetuar gastos, seja no almoço, com as festas e tudo mais que envolve o Círio, então, esse montante vai aquecer os festejos”. O momento também é propício porque, segundo Lúcia Cristina, nesta época do ano os credores costumam disponibilizar algum tipo de negociação com abatimento de juros e correções.
Considerando o levantamento da Fecomércio-PA e da Confederação Nacional do Comércio (CNC), que aponta que 60% dos consumidores paraenses possui algum tipo de dívida, Lúcia acredita que parte desses recursos provenientes da antecipação da primeira parcela do 13º dos servidores deverão ser destinados ao pagamento de dívidas. “Tanto os recursos direcionados para compra nos comércios e de serviços, quanto os destinados para o pagamento de dívidas são benéficos para a economia porque ajudam a regularizar a situação tendo efeito de retorno do consumidor às compras, lá na frente”.
ORGANIZAÇÃO
O técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA), Everson Costa, recomenda a utilização desse recurso extra justamente para a quitação ou abatimento de dívidas existentes. “Esse é o momento e o ideal é começar pelas dívidas mais complicadas e penosas de quitar, como o cartão de crédito e cheque especial”, exemplifica. “A antecipação desse benefício pode ser um sinalizador importante para que as pessoas comecem a se organizar financeiramente. Economia do Pará vai agradecer a entrada desses recursos”.
Para quem não tem dívidas ou para quem conseguir utilizar apenas parte dos recursos, Everson orienta a fazer uma reserva de 30% do orçamento mensal. “A gente vive um momento em que os recursos que estão chegando na mão do trabalhador, mas é preciso ter cautela porque preços ainda estão em alta, mesmo que a inflação esteja em recuo, ainda encontramos juros muito altos”, aponta. “Nesse momento o ideal é que possam usar de cautela e se planejar ao máximo”. 
ITAITUBA-PÁ 
Blog RM NOTÍCIAS, anuncie conosco você também (93)991419742 ou 991352112

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher tem lábios feridos por mordida após tentar separar briga de casal, em Miritituba

Envolvidos. Foto: Reprodução Uma mulher, de prenome  Antôni a , teve os lábios feridos por uma mordida após intervir uma confusão de casal e...