segunda-feira, 15 de julho de 2019

FAB encerra buscas por avião desaparecido após decolar de Itaituba

Aeronave desapareceu após decolar por volta das 14h.

O avião de pequeno porte e o piloto, desaparecidos há 7 dias, ainda não foram localizados; grupo de pessoas continua as buscas por conta própria.

A aeronave de prefixo PT-KDU, que decolou na tarde de terça-feira (9) da pista de Girassol, na altura do Km 235, em Itaituba, em que estava o piloto identificado como Martinho, experiente na aviação de garimpo na região, ainda não foi localizada. A aeronave transportava uma carga até o garimpo de São Bento, em uma viagem que duraria 15 minutos.
Após o registro do desaparecimento na quarta-feira (10), a Força Aérea Brasileira-FAB, entrou em ação na manhã de quinta-feira (11). Uma aeronave SC-105 Amazonas SAR foi enviada ao local delimitado para ajudar nas buscas realizadas pela unidade Salvaero Amazônica, no entanto, as buscas já foram encerradas. A justificativa da força aérea para tal finalização das buscas, foi que, o que estava ao alcance, já tinha sido feito.
Helicóptero envolvido nas buscas.
Nesta segunda-feira (15), completa-se 7 dias desde o desaparecimento. Devido o insucesso nos resultados das buscas, mesmo com várias aeronaves envolvidas, as estratégias que serão utilizadas a partir de então, serão desenvolvidas por terra. Uma equipe composta por 70 mateiros experientes na área, que se dispuseram à ajudar, irão iniciar as buscas na selva.
Vários garimpeiros que conheciam Martinho, e que se uniram em um só objetivo que é de encontrar o piloto ainda com vida, disponibilizaram suas aeronaves para serem utilizadas nas buscas, um total de cerca de 10, incluindo um helicóptero. Muitos pilotos também se prontificaram para ajudar nas buscas, sem algum tipo de custo pelo trabalho.
Conforme relata um dos comandantes envolvidos nas buscas, todas os indícios que apontassem alguma probabilidade de que fosse a aeronave, como por exemplo, alguma anormalidade na mata, árvores caídas, galhos quebrados, foram explorados, contudo, sem sucesso.
Mapa da área de buscas.
Como pode ser visualizado em imagem de GPS, todos os círculos representam a existência de hipóteses que poderiam chegar até à aeronave, sendo todos  verificados pela equipe, porém, nada achado.
A participação do Exército Brasileiro na missão de buscas, ainda será confirmado assim que obtiverem o aval do comandante. Até então, cerca de cinco aeronaves estão sobrevoando a região.
Fonte: Portal Giro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher tem lábios feridos por mordida após tentar separar briga de casal, em Miritituba

Envolvidos. Foto: Reprodução Uma mulher, de prenome  Antôni a , teve os lábios feridos por uma mordida após intervir uma confusão de casal e...