terça-feira, 12 de novembro de 2019

PF investiga servidores suspeitos em esquema criminoso em organizações de saúde


A operação Esportula, realizada pela Polícia Federal, cumpriu na manhã desta terça-feira (12), três mandados de busca e apreensão em Belém e Ananindeua.

Os mandados foram requeridos pelo Ministério Público Federal, em investigação de esquema criminoso envolvendo a Organização Social de Saúde (OSS), responsável pela gestão de hospitais públicos no Estado do Pará.

A operação investiga também o envolvimento de um servidor da Secretaria de Saúde do Estado do Pará e outro do Tribunal de Contas do Estado.

Em nota, o Ministério Público Federal informou que "a operação no estado, mira suspeitos de envolvimento em esquema de corrupção na saúde. Investigações foram iniciadas pela força-tarefa do MPF para a Lava Jato.

A Polícia Federal está realizando, na manhã desta terça-feira (12), operação em Belém  e Ananindeua para cumprimento de mandados de busca e apreensão de provas e bens em endereços ligados a funcionários públicos suspeitos de terem recebido propina em troca do afrouxamento da fiscalização de organização social gestora de hospitais.

Além de estarem sendo investigados pela suspeita de cobrança de propina mensal para deixarem de fiscalizar a execução de contratos, servidores também são suspeitos de exigir pagamentos para praticar ilegalidades em oportunidades específicas, como para gerar vantagens para a organização social em edital ou para não criar obstáculos à aprovação de contas da entidade.

Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal em acatamento a pedido do Ministério Público Federal (MPF). As investigações foram iniciadas pela força-tarefa do MPF para a operação Lava Jato no Rio de Janeiro e seguem sendo realizadas pela equipe do MPF no Pará".

O Tribunal de Contas do Estado também se pronunciou através de nota.

"O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA) esclarece que, na manhã desta terça-feira, 12, agentes da Polícia Federal estiveram na sede da instituição em razão de um mandado de busca e apreensão do computador utilizado por um único servidor. O TCE-PA informa ainda que, por se tratar de uma investigação sob sigilo de justiça, não se pode afirmar se a apuração envolve a atividade funcional do supracitado investigado ou se é de caráter pessoal".

Autor: DOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher tem lábios feridos por mordida após tentar separar briga de casal, em Miritituba

Envolvidos. Foto: Reprodução Uma mulher, de prenome  Antôni a , teve os lábios feridos por uma mordida após intervir uma confusão de casal e...