Por G1 Santarém — PA
Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura possui 543 detentos — Foto: Luana Leão/G1
Dos 190 detentos que receberam o benefício da saída temporária de fim de ano em 2018, nove não retornam ao presídio de Santarém, no oeste do Pará, segundo a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe).
De acordo com a Susipe, os detentos deveriam voltar até o dia 1º de janeiro deste ano. Os que não voltaram no prazo são considerados foragidos da Justiça e será aberto um processo de procedimento disciplinar penitenciário.
A saída temporária de Fim de Ano beneficiou 1.891 presos do semiaberto em todo o Pará. Em Santarém, os detentos começaram a ser liberados no dia 21 de dezembro. O benefício teve duração de 6 dias. Segundo a Susipe.
Do total de presos beneficiados com a saída, 1.312 estão custodiados em centros de detenção da Região Metropolitana de Belém e 579 no interior do estado. Santarém foi a cidade com mais saídas temporárias concedidas no interior do estado.
A saída temporária é um benefício concedido pela Justiça a presos que cumprem pena no regime semiaberto, apresentam bom comportamento e que já tenham cumprido um sexto da pena (para réus primários) ou dois quintos (para reincidentes).
Em 2017, 1.558 presos receberam o benefício da saída temporária das festas de fim de ano no Pará e somente 7% evadiram, percentual considerado abaixo da média anual registrada que é de 10% de não-retorno.
blog RM NOTÍCIAS, anuncie conosco (93)991419742
Nenhum comentário:
Postar um comentário