quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Mulheres são presas acusadas de tentar matar idoso em Itaituba

Mulher presa. (Foto: Magno Sousa)

Segundo a polícia, as acusadas utilizaram uma faca para cometer o crime após realizarem um “programa” com a vítima.
Na tarde desta quinta-feira (31), por volta das 15h, foram apresentadas na delegacia de Polícia Civil de Itaituba duas mulheres, uma identificada como Talita e outra identificada como Brenda, acusadas de tentar matar um idoso, que não foi identificado, utilizando uma faca de serra. Segundo informações, o crime aconteceu na sexta rua da cidade baixa, esquina com Lauro Sodré.

Faca utilizada no crime.

Segundo o que foi informado, as acusadas estariam tendo um envolvimento com a vítima quando tentaram o assassinato, pois conforme o que informou o Sargento Altamiro, a Polícia Militar foi acionada para apurar o caso e constatou que as acusadas teriam ido fazer um programa com o idoso, que residia sozinho na Vila do Mudo, então Talita teria “partido para cima” da vítima e desferido várias facadas no mesmo.

De acordo com testemunhas, enquanto Talita desferia os golpes de faca, a outra que a acompanhava segurava o idoso e, segundo o PM, ainda não se sabe o motivo do crime. Além disso, Talita já viria cometendo diversos delitos na cidade.
O idoso foi encaminhado para o Hospital Municipal para receber os atendimentos médicos necessários.

Fonte: Portal Giro

Presos no Pará acusados de invadir motéis e estuprar vítimas

Divulgação/Polícia Civil Tocantins

Quatro homens foram presos, nesta quinta-feira (31), acusados de integrarem uma associação criminosa especializada na prática de crimes de roubo e estupro em motéis no Pará, Goiás e Tocantins. Os mandados de prisão preventiva, prisão temporária e busca e apreensão em desfavor dos suspeitos foram cumpridos pela Polícia Civil do Estado do Tocantins, por meio da 12ª Delegacia de Polícia (Augustinópolis).


Conforme o delegado titular, Jacson Wutke, no início do mês de setembro, em Augustinópolis, por aproximadamente quatro horas, os clientes de um motel foram recepcionados, direcionados aos quartos e posteriormente rendidos. Os suspeitos teriam praticado os crimes após terem feito um buraco na parede do estabelecimento comercial, entrado no local e rendido os funcionários.

Além dos roubos praticados contra os clientes, pelo menos quatro mulheres foram violentadas sexualmente - uma delas por duas ocasiões. O mesmo tipo de crime pode ter ocorrido também em municípios do Pará e Maranhão.

Tapam Motores- Avenida São José C/ Trav: João pessoa

Jacson Wutke explicou que a operação aconteceu após uma investigação ininterrupta da Polícia Civil e contou com o apoio das Divisões Especializadas de Repressão ao Crime Organizado de Araguatins e Gurupi, bem como do Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote). E teve o apoio também do Ministério Público do Estado do Tocantins.

Clic Fácil- 5ª rua Bairro Bela Vista

O delegado esclareceu que as investigações sobre o caso continuam. Afirmou, ainda, que, se somadas, as penas máximas para os crimes praticados pelos investigados nos referidos casos ultrapassam cem anos de reclusão.

Os três suspeitos que foram presos no Pará já foram recambiados para o Tocantins e encontram-se na cadeia Pública de Augustinópolis. Enquanto o suspeito preso em Goiás deve ser recambiado em breve.
Clinica Mas Bonita- 3ª rua Jardim das Araras

Com informações da Polícia Civil do Tocantins

Assaltantes mandam clientes de bar se ajoelharem e matam vítimas no Pará

Via WhatsApp

Dois homens que estavam bebendo em um bar, na vila Isabel, zona rural do município de Anapu, sudoeste paraense, foram mortos a tiros na tarde desta quinta-feira (31). Os executores teriam, inicialmente, anunciado um roubo ao estabelecimento comercial, mas depois executaram as vítimas.

De acordo com informações da Polícia Civil do Pará, as vítimas foram identificadas como Onofre Bento Júnior e Ronaldo Souza Soares. A dupla bebia no bar quando dois homens chegaram ao local e anunciaram um roubo, por volta das 15h.


Em seguida, os criminosos ordenaram que as vítimas se ajoelhassem e dispararam contra os dois homens.

Clínica Mais Bonita- 3ª rua Jardim das Araras

As causas do duplo homicídio ainda são investigadas pela polícia.

(DOL)

Mais de 3 mil agentes de segurança trabalharão durante o Enem no Pará

Nailana Thiely/Ascom Uepa

Milhares de agentes da segurança pública foram destacados para trabalhar em uma ação especial nos próximos dois finais de semana: a Operação Enem. Desenvolvidas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Segup), coordenadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a ação dará apoio a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2019 em todo o Pará, colaborando com a logística e distribuição das provas dos dias 3 e 11 de novembro.

As ações envolverão mais de três mil agentes de segurança, mobilizando representantes de diversas instituições, como Correios, Exército, Polícias civil e militar, Grupamento Aéreo e Fluvial da Segup, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Guardas Municipais, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Rede Celpa (concessionária de energia elétrica) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira), que realiza o Exame.

Cli Fácil- 5ª rua Bairro Bela Vista- Itaituba-Pá

Nos dias da aplicação das provas, as ações começam às 6h com o acompanhamento, em tempo real, pelo Centro Integrado de Comando e Estadual (CICC), que repassará informações ao comando nacional, por meio do Sistema Córtex. O CIC funcionará nas instalações do Centro Estadual Integrado de Inteligência (CEII), localizado na Avenida José Bonifácio, em Belém.

O secretário de Segurança Pública do Estado, Ualame Machado, acompanhará de perto as ações realizadas na primeira etapa das provas, que acontece no próximo domingo (3), juntamente com demais representantes dos órgãos envolvidos na operação, reunidos no Centro Integrado, acompanhando e monitorando os locais e vias de acesso para a realização das provas, por meio de 170 câmeras distribuídas na Região Metropolitana de Belém. A previsão de término é até às 22h, depois da coleta das provas e do direcionamento para o local de correção, no estado de São Paulo.

Clnica Mais Bonita- 3ª rua Jardim das Araras

Haverá aplicação do Exame em 75 municípios do Estado. Na capital, a segurança nas escolas municipais ficará a cargo das guardas municipais. Nas escolas estaduais e particulares, em Belém e no interior, a segurança será de responsabilidade da Polícia Militar. No Pará, mais de 200 mil estudantes se inscreveram para prestarem o Exame.

Os malotes com as provas do Enem já chegaram ao Pará e foram imediatamente distribuídos na Região Metropolitana de Belém e em mais quatro centros regionais do interior, localizados nos municípios de Marabá, Santarém, Altamira e Itaituba. No município de Anajás, as provas serão transportadas por meio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) e nas localidades ribeirinhas as provas serão distribuídas pelo Grupamento Fluvial (GFlu).


"A Polícia Militar é responsável pela escolta dos malotes com as provas que serão distribuídas nas escolas e centros onde são realizadas. Mais de 200 escoltas estarão voltadas para a logística dos malotes que serão distribuídos nos locais onde o Exame será realizado, tanto na capital quanto nos interiores, atendendo a demanda do nosso Estado, que possui lugares onde só se chega através de barco ou de avião. Desta forma, nossa equipe abrange todas as forças para que todos possam ter acesso ao Exame", detalhou o secretário de segurança pública e defesa do Pará, Ualame Machado.

Com informações da Agência Pará

Moto roubada na Expoagro é recuperada pela polícia em Itaituba

Veículo estava sendo empurrada por um homem na transamazônica quando a polícia realizou a abordagem e efetuou a prisão do mesmo.

Moto apreendia- (Foto Magno sousa)

No início da tarde desta quinta-feira (31), por volta das 13h, uma moto modelo Titan, de cor Vermelha, sem placa, foi recuperada pela polícia Militar. Segundo informações, um homem, que não teve o nome divulgado, foi abordado pela PM enquanto empurrava o veículo na rodovia transamazônica, km 02.

A moto estava parcialmente descaracterizada. Segundo informações apuradas, o homem confessou que roubou a moto por volta das 2h da madrugada, durante a festa de abertura da 30ª expoagro, que aconteceu nesta quarta-feira (30).

Tapam Motores, vai sortear 12 prêmios, no dia 25 de Janeiro 

O acusado foi preso e encaminhado para a 19ª seccional, juntamente com a moto. O proprietário do veículo ainda não havia sido localizado.

Fonte: Portal Giro

Táxi com sete pessoas capota em grave acidente no interior do Pará

Veículo capotou na manhã de hoje. Condutor e mais seis passageiros tiveram escoriações. | Via Whatsapp

Um táxi lotação, que saiu do município de Magalhães Barata, no nordeste paraense, com destino a Igarapé Açu, capotou na manhã desta quinta-feira (31).


No veículo haviam seis passageiros mais o condutor, segundo um amigo de uma das vítimas, que pediu para não ser identificado. Ainda não há informações sobre o que teria motivado o acidente.

Ainda segundo o amigo, apesar do susto, todas as vítimas foram socorridas para o Hospital Municipal de Igarapé Açu com escoriações e passam bem.

Fonte: Diário Online

Homem é preso por inserir objetos cortantes nas vaginas de vítimas de estupro

Glaupiherle Grasielo Rocha foi além de abusar sexualmente das vítimas, ainda inseria objetos cortantes nas partes íntimas delas. | Reprodução


Glaupiherle Grasielo Rocha, de 36 anos, foi preso na última quinta-feira (24) acusado de estuprar cinco mulheres e inserir objetos cortantes nas partes íntimas das vítimas. O caso aconteceu em Cariacica, no Espírito Santo.

A prisão aconteceu após a polícia ser acionada para um chamado para atender uma ocorrência de violência sexual. No dia 14 de outubro as investigações foram iniciadas.

“A guarnição fez o registro da ocorrência e conversou com a equipe médica, que contou que havia indícios de que outras vítimas desse tipo de crime. O serviço de inteligência junto com a equipe da Polícia Civil fez o levantamento e os crimes começaram a ser investigados”, contou o tenente Grassi, do 7º Batalhão de Polícia Militar.

A delegada da Delegacia da Mulher (Deam) de Cariacica, Fernanda Souza Diniz, informou que o suspeito se aproximava das mulheres no entorno da Rodovia do Contorno, e as obrigava a entrar no carro dele. O homem introduzia objetos nas partes íntimas das vítimas, como arma, objetos cortantes e madeira.


Ainda segundo a delegada, as vítimas tiveram dilacerações das genitálias e passaram por cirurgias para reconstrução íntima.

Glaupiherle Grasielo Rocha foi além de abusar sexualmente das vítimas, ainda inseria objetos cortantes nas partes íntimas delas. | Reprodução

Autor: Com informações Meio Norte


Homem sofre tentativa de homicídio em Itaituba

Segundo informações, a vítima foi atingida por 4 tiros enquanto trafegava de carro no bairro Bela Vista.
Elton Ferreira, 27 anos

Na noite desta quarta-feira (30), por volta das 22h30, um homem identificado como Elton Gomes Fernandes, de 27 anos, foi vítima de tentativa de homicídio enquanto trafegava de carro pela 14ª rua do bairro Bela Vista, próximo a travessa São José.

De acordo com uma testemunha, o homem estaria com o veículo cheio de peças de móveis de casa, provavelmente realizando uma mudança, quando foi abordado por dois homens em uma moto Fan, que efetuaram vários disparos.

Parte interna do veículo da vítima

“Quando o cara começou a atirar em movimento ele colocou a mão e ainda pegou um pedaço de armário para se proteger, depois disso os bandidos fugiram entrando na contramão da João Pessoa” disse a testemunha.

vários tiros também atingiram o veículo

Após ser atingido pelos disparos, a vítima ainda conseguiu dirigir até a delegacia de polícia, onde chamaram o Corpo de Bombeiros para fazer o encaminhamento ao Hospital Municipal de Itaituba (HMI). Elton foi atingido por cerca de quatro tiros, dois na região do peito, um no braço esquerdo e outro nas costas, segundo funcionários do HMI.

Ainda segundo informações, Elton deu entrada no hospital em estado gravíssimo e passou por procedimentos cirúrgicos.

Em conversa com familiares da vítima, o Giro apurou que o crime provavelmente foi motivado por richa e, inclusive, Elton conheceria o autor dos disparos.

O caso foi registrado na delegacia de Polícia.

Em breve novas informações!

Fonte: Portal Giro

TRE-PA prepara edital de concurso público

Etapa está em fase de conclusão, garante organização | Reprodução

Está próximo de ser lançado o edital do concurso do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), que preencherá postos para os cargos de técnico e analista judiciários. Agora, falta apenas sair no diário oficial o extrato da contratação da banca organizadora, o que não deve demorar para acontecer.

TRE - PA anuncia certame e IBFC pode ser a banca organizadora

Vale lembrar que o órgão escolheu como organizadora a empresa Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). E uma de suas últimas etapas antes da publicação do certame será exatamente concluir o cronograma.

Diário do Pará

Recentemente, o presidente da comissão, Rodrigo Augusto Nascimento Montero Valdez chegou a afirmar que: “Nossa intenção é realizar o concurso o quanto antes, inclusive para já termos o reforço desses novos colegas no pleito das eleições municipais do ano que vem”.

Autor: JC Concursos



quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Frota revela em CPI que Bolsonaro apoia e financia 'milícia de terroristas virtuais'

Segundo o deputado Alexandre Frota, o presidente Jair Bolsonaro financia um grupo para disseminar notícias falsas coordenado pelo próprio filho, Carlos Bolsonaro. | Agência Senado

O deputado Alexandre Frota afirmou nesta quarta-feira (20), durante depoimento à CPI das Fake News, que o presidente Jair Bolsonaro protege e financia "terroristas virtuais", que administravam páginas e sites para o compartilhamento de notícias falsas, e que agiam sob o comando de Carlos Bolsonaro, filho do presidente.

Segundo o deputado, que era aliado de Bolsonaro antes de deixar o PSL e se filiar ao PSDB, um trio de assessores do planalto, formado por Tercio Arnaud Tomaz, José Matheus Sales Gomes e Mateus Matos Diniz, sob coordenação de Carlos, administravam as páginas desde antes das eleições de 2018, disseminando notícias falsas pró-Bolsonaro e atacando adversários. Após se eleger, Jair Bolsonaro "se encantou com essas três figuras e os trouxe para trabalhar dentro de seu gabinete".

"Vem de dentro do Palácio do Planalto os três personagens que vieram das redes bolsonaristas e tiveram oficializadas as suas redes de ataque com dinheiro público. E quem coordena? Carlos Bolsonaro. Direto do Rio de Janeiro, ele coordena realizando reuniões e disparando via WhatsApp os seus comandos.", afirmou frota.

Frota ainda classificou o grupo como uma "milícia virtual", atuando para promover o "assédio virtual que vai ao extremo".

 Com informações do UOL



Policiais federais são condenados por homicídio no interior do Pará

Reprodução

Dois policiais federais aposentados acusados de um homicídio e três tentativas de homicídio, em crime ocorrido em janeiro de 2001, no centro da cidade de Rio Maria, no sudeste paraense, foram condenados polo Tribunal do Júri na terça-feira (29). Pedro Alexandre de Sousa Gonçalves e Francisco Aurélio Alves de Oliveira foram sentenciados a 33 anos de reclusão. Os promotores de Justiça Franklin Jones Vieira da Silva e Daniel Menezes Barros atuaram na acusação.

Clinica Mais Bonita- 3ª rua Jardim das Araras

A sessão foi presidida pelo Juiz Edivaldo Saldanha Sousa. Os réus foram condenados, porém ficarão em liberdade até o trânsito em julgado, pois o juiz indeferiu o pedido do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) para cumprimento imediato de pena. Pedro Alexandre também já havia sido condenado em Belém pelo crime de homicídio. A pena foi fixada em 33 anos de reclusão, a ser cumprida inicialmente em regime fechado em um dos estabelecimentos penais da região metropolitana de Belém. 

O crime ocorreu no dia 4 de janeiro de 2001, quando os policiais atiraram em via pública, no centro de Rio Maria, em Weder Alves da Silva, com 22 anos de idade, que morreu na hora. Os jovens José Oliveira Ferreira Alves, Pedro Pereira dos Santos e Romildo dos Santos Luz também foram atingidos. 

Tapam Motores- Avenida São José C/ Travessa João Pessoa

De acordo com a denúncia do MPPA, no dia do crime os policiais haviam passado por vários bares da cidade ingerindo bebida alcoólica.  Chegaram ao bar ‘Fim de tarde’ e perguntaram sobre um veículo tipo van, branca, que havia passado minutos antes. Enquanto ainda estavam no local uma van apareceu e os dois atiraram em direção ao veículo, onde estava o motorista Weder Alves e três amigos.

Clic Fácil- 5ª rua Bela Vista

De acordo com o Juiz, “os motivos que os levaram às graves agressões são desprezíveis”. Ressalta que os réus se aproveitaram da função de agentes públicos e da posição de prestígio que tinham, para se imporem com truculência perante os munícipes. “As consequências, em relação ao delito consumado, são irreparáveis, com a perda de pessoa de tenra idade (apenas 22 anos) ”, conclui.

Com informações do MPPA

Mãe de Winglya protesta contra suspensão de ordem de prisão de Arlyson

Eunice Lopes usou a tribuna da Câmara também para falar da possibilidade de perder a guarda do neto para Arlyson.
Eunice Lopes- mãe de Winglia Lopes


Na manhã desta quarta-feira (30), por volta das 9h30, dona Eunice Lopes, mãe da jovem Winglya, usou a tribuna da Câmara Municipal de Itaituba, muito emocionada, para protestar contra a suspensão da ordem de prisão de Arlyson Sousa, principal suspeito da morte de sua filha.

Dona Eunice disse que ficou sabendo que seria feito um pedido à Justiça para que seu neto, filho de Wynglia com Arlyson, passe para a guarda do pai, questionando a capacidade que o mesmo teria para criar um filho. Disse que ainda não acredita que possam tirar seu neto dela e que, se isso acontecer, perderá toda confiança na Justiça. Durante o protesto, Eunice afirmou que gostaria de uma explicação que pudesse justificar o motivo que levou a essa suspensão.

Revogação da Justiça

Documento de revogação do mandado

A revogação do mandado de prisão de Arlyson Sousa, de 25 anos, aconteceu no último dia 16 deste mês de Outubro e disponibilizada no site oficial do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). Segundo informações, a revogação ocorreu por meio de uma decisão Interlocutória proferida após três pedidos da defesa de Arlyson Souza, em consequência, o Ministério Público manifestou-se favorável, porém, fez algumas ressalvas pontuais, como não poder sair do país e informar o atual endereço a justiça.

Fonte: Portal Giro com informações de Jota Parente

Acusado de estuprar criança de 10 anos é preso no sudeste do Pará

Tonho também ameaçava a vítima(Foto:Policia)

A Polícia Civil do Pará cumpriu, na última sexta-feira (25), o mandado de prisão preventiva contra Antônio José Lucas do Nascimento, conhecido por “Tonho”, acusado de estuprar e ameaçar uma criança de 10 anos. A prisão dele foi efetuada no município de Itupiranga, no sudeste do Pará.

O mandado de prisão preventiva contra o acusado foi expedido pelo juiz da comarca de Itupiranga, após representação Policial local. A ação foi realizada pela equipe da Delegacia de Itupiranga. O acusado foi encaminhado à Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) e está à disposição da Justiça.

Por:Redação Integrada

Homem se passava por curandeiro para abusar e ameaçar vítimas em Novo Repartimento

Homem se passava por curandeiro para abusar e ameaçar vítimas no Pará. — Foto: Reprodução / Polícia Civil

Polícia prende homem que se passava por curandeiro para estuprar e ameaçar vítimas no interior do PA
Conhecido como “Zeca Brás”, Cristinaldo Lima deve responder pela prática de estupro de vulnerável, registro não autorizado da intimidade sexual, violação sexual mediante fraude, ameaça e estelionato.

Em Itaituba-Pá

Um homem que se passava por curandeiro, identificado como Cristinaldo Lima, conhecido como “Zeca Brás”, foi preso preventivamente, nesta terça (29), segundo a Polícia, pela prática de estupro de vulnerável, registro não autorizado da intimidade sexual, violação sexual mediante fraude, ameaça e estelionato.

Diversas vítimas registraram denúncias contra o preso na cidade de Novo Repartimento, sudeste do Pará. O G1 tenta contato com a defesa do suspeito, mas ainda não obteve resposta.

Em Itaituba-Pá

Segundo a Polícia, “Zeca Brás” dizia que praticava rituais espirituais e apresentava-se como curandeiro. As denúncias apontam que ele ameaçava as vítimas com arma de fogo e as forçava a ingerir bebidas alucinógenas, antes de praticar os abusos sexuais.

Ainda segundo a Polícia, ele intimidava as vítimas dizendo que ia “lançar trabalhos” caso elas não fizessem o que ele mandava.

As investigações apontam ainda que o suspeito dizia que iria abençoar objetos das vítimas e apropriava-se de joias de ouro e dinheiro em espécie.

Em Itaituba-Pá

A Polícia informou que mais vítimas devem surgir após a prisão, o que será tratado pela comarca de Novo Repartimento da Polícia Civil.

Ameaças com vídeos

Além de abusar das vítimas, “Zeca Brás” é suspeito de filmar e fotografar, secretamente, os abusos sexuais para entrar em contato com as vítimas e fazer ameaças de divulgar o conteúdo, caso elas procurassem a Polícia ou não se submetessem aos atos dele, segundo a Polícia.

Por G1 PA — Belém

Justiça dá prazo de 120 dias para Prefeitura de Medicilândia lançar edital de concurso

Decisão atende pedido do MPPA. A ação é decorrente de Inquérito Civil instaurado no ano de 2013.
Sede da Prefeitura Municipal de Medicilândia, no Pará — Foto: A Voz do Xingu/Reprodução

A Justiça estadual determinou ao município de Medicilândia, sudoeste do Pará, que providencie o lançamento de edital de concurso público para o preenchimento dos cargos existentes - ou que venham a ser criados, em até 120 dias, sob pena de pagamento de multa no valor de R$ 30 mil por cada mês de atraso.


A decisão atende pedido liminar do Ministério Público do Estado (MPPA) em ação civil pública ajuizada pela promotora de Justiça Thais Rodrigues Cruz Tomaz.

Um Inquérito Civil foi instaurado pelo MPPA no ano de 2013 para apurar possíveis irregularidades na contratação de servidores temporários e nas nomeações de candidatos aprovados no concurso público nº 001/2012. As irregularidades das nomeações dos candidatos aprovados no concurso de 2012 já foram objeto de Ação Civil Pública.

A nova ação do MPPA teve o objetivo de obrigar o município de Medicilândia a pôr fim à prática de realizar contratos temporários fora das hipóteses legais.


O último concurso no município foi homologado em 17 de outubro de 2012, o que demonstra uma lacuna temporal preocupante de quase sete anos sem concurso público.

Em novembro de 2018 a Promotoria de Medicilândia expediu recomendação ao prefeito para que realizasse concurso público no prazo de seis meses, de forma que os servidores temporários fossem substituídos por servidores efetivos, o que não ocorreu.


“É perceptível que a administração pública não se preocupou nesse decurso todo de tempo em elaborar novo certame que se proponha a findar esse ímpeto de contratações temporárias, com o propósito de encerrar eventual ciclo vicioso de ‘apadrinhamento’”, enfatizou na ação a promotora de Justiça Thaís Cruz.

Por G1 Santarém — PA

Processo é totalmente sigiloso; saiba como é feita a prova do Enem

As provas ocorrerão nos dias 3 e 10 de novembro em todo país | Agência Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa a ser aplicado neste domingo (3) para, aproximadamente, 5,1 milhões de participantes, que farão provas de ciências humanas, linguagens e redação. O exame continua no dia 10, com provas de matemática e ciências da natureza. Todos as questões são elaboradas por especialistas e pré-testadas antes de integrarem o chamado Banco Nacional de Itens (BNI).

A prova de redação é a única prova subjetiva. As demais quatro provas terão 45 questões de múltipla escolha cada. Essas questões foram escolhidas a partir do BNI.

Os itens do Enem são elaborados por especialistas selecionados por meio de chamada pública do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Eles devem seguir a matriz de referência, guia de elaboração e revisão de itens estabelecidos pelo Inep. Após escritos, os itens passam, então, por revisores e depois por especialistas do Inep.

Finalmente, os itens são pré-testados em aplicações feitas em escolas. O processo é sigiloso e os estudantes não sabem que estão respondendo a possíveis questões do Enem. Com a aplicação, avalia-se a dificuldade, o grau de discriminação e a probabilidade de acerto ao acaso da questão. Os itens aprovados passam a compor o BNI, que fica disponível para aplicações futuras do Enem.

Esse banco, segue um protocolo de segurança. Todos os servidores e colaboradores com acesso aos itens assinam termos de sigilo e confidencialidade. No caso do Enem, assinam também uma declaração de não impedimento, para assegurar que não possuem relações de parentesco, que configuram nepotismo.

O BNI é acessado no Ambiente Físico Integrado Seguro, localizado na sede do Inep, em Brasília, apenas por pessoas autorizadas. O ambiente é completamente isolado, possui salas que só podem ser acessadas pelo uso de digitais e computadores sem acesso à internet ou à intranet da autarquia.

Todo o processo de captação, elaboração e revisão de itens para compor o Enem e outros exames do instituto ocorre nesse espaço. Não se sabe ao certo quantas questões compõem o banco do Enem, pois a informação é sigilosa.

REVISÃO DOS ITENS

Comissão definiu o que não será utilizado

ABORDAGENS CONTROVERSAS

Neste ano, o BNI entrou em evidência por conta de uma medida do Inep, de revisar as questões. A autarquia criou uma comissão para definir o que não seria usado no Enem 2019. De acordo com nota técnica publicada pela autarquia, a comissão, criada no dia 20 de março deste ano, deveria “identificar abordagens controversas com teor ofensivo a segmentos e grupos sociais, símbolos, tradições e costumes nacionais” e, com base nessa análise, recomendar que tais itens não fossem usados na montagem do exame deste ano. A comissão concluiu o trabalho no começo de abril. No entanto, pelo caráter sigiloso do BNI, o resultado não foi divulgado. O Inep esclareceu que como a elaboração de um item é um processo longo e oneroso, nenhum item será descartado. Eles poderão ser posteriormente adequados.

PARA ENTENDER

Mudanças na prova?

- O presidente do Inep, Alexandre Lopes, afirmou que o Enem não deverá ter mudanças substanciais já que as questões que serão usadas no exame deste ano “já estavam no banco de itens, então, não há nenhum tipo de direcionamento na prova”. A orientação da atual gestão foi, segundo ele, evitar polêmicas.

- O ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que o Enem terá como foco conhecimentos objetivos. A preocupação do Ministério da Educação (MEC), de acordo com o ministro, será selecionar os melhores alunos para ocupar as vagas no ensino superior. “Não vai cair ideologia, a gente quer saber de conhecimento científico, técnico, de capacidade de leitura, de fazer contas, de conhecimentos objetivos”.

- Tanto o presidente do Inep, quanto o ministro da Educação garantiram que não tiveram acesso ao exame.

- O Enem é atualmente a principal forma de acesso ao ensino superior no Brasil. Com as notas, os estudantes podem pleitear vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), concorrer a bolsas de estudo em instituições particulares pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).


Fonte: Agencia Brasil

Meta de vacinação não é alcançada no Pará

Das 265.934 crianças paraenses de seis meses a um ano de idade, 84.130 ainda não tomaram a vacina | Irene Almeida

A Ministério da Saúde divulgou ontem (29), o balanço das ações da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo em todo o país nos últimos 90 dias. Foram registrados ao todo 5.660 casos até 25/10. Em 19 estados e em 304 municípios foi detectada transmissão ativa, sendo que o Pará registrou 14 desses casos de transmissão. Ainda de acordo com o Ministério, no mesmo período foram registrados 14 óbitos, sendo que 13 foram em São Paulo e um em Pernambuco.

Cinica Mais Bonita- 3ª rua Jardim das Araras

De acordo com o governo federal, 14 estados já superaram a meta de vacinação em crianças de seis meses a menores de 1 ano de idade. O Pará ainda não conseguiu atingir esta meta e registrou 79,06% de cobertura. Das 265.934 crianças paraenses de idade entre seis meses a menores de 1 ano, que são mais suscetíveis às complicações da doença e que deveriam ter sido vacinadas, 84.130 ainda não tomaram nenhuma dose.

O Ministério da Saúde vai iniciar, a partir de 18 de novembro, a segunda etapa da campanha de vacinação. Um novo grupo, composto por adultos de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia, terão a oportunidade de se vacinarem até 30 de novembro, quando termina a campanha.

Tapam Motores- Avenida São José C/ travessa João Pessoa

No balanço publicado ontem, o Ministério da Saúde divulgou o mapeamento da situação vacinal de sarampo de 6,5 milhões de crianças de seis meses a menores de cinco anos. Na lista, consta o quantitativo de doses aplicadas do tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba. O documento servirá para que os gestores locais definam estratégias para realização de busca ativa das crianças com o esquema vacinal incompleto.

“A lista das crianças não vacinadas é uma iniciativa do Ministério da Saúde para potencializar o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias na busca ativa dessas crianças. A medida vai apoiar os municípios no alcance da meta de cobertura vacinal contra o sarampo, para que eles consigam receber o restante do recurso para ações locais de vacinação. Com esse reforço financeiro e a estratégia da busca ativa, os municípios terão fôlego para organizar e implantar mais ações de imunização a quem mais precisa”, destacou o secretário de Atenção Primária à Saúde, Erno Harzheim.

De acordo com o balanço divulgado, a cobertura vacinal do Brasil é de 95%. Apesar de a meta nacional ter sido alcançada, no Pará, Distrito Federal e em outros 12 estados ainda não foi alcançada a meta para evitar a doença.

Clic Fácil- 5ª rua bairro Bela Vista

O ministério diz que já distribuiu R$ 103 milhões para incentivar municípios a vacinar crianças da faixa etária. O valor representa metade dos R$ 206 milhões reservados. O dinheiro já repassado foi enviado em 18 de outubro para fundos municipais de saúde. Uma nova lista de municípios deve ser divulgada em 2 de dezembro. Os municípios do Pará receberam R$ 8.305.359,00 até agora.

ESTRATÉGIAS GOVERNAMENTAIS

O Ministério da Saúde também divulgou para os gestores de saúde o que chama de “Dez passos para a ampliação das coberturas vacinais na Atenção Primária à Saúde”:

- Garanta a sala de vacina aberta todo o horário de funcionamento da unidade;

- Evite barreiras de acesso;

- Aproveite as oportunidades de vacinação;

- Monitore a cobertura vacinal; Garanta o registro adequado da vacinação;

- Oriente a população sobre atualização do calendário vacinal;

- Combata qualquer informação falsa (fake news) sobre vacinação;

- Intensifique as ações de vacinação em situações de surto;

- Promova a disponibilidade e a qualidade das vacinas ofertadas à população;

- Garanta pessoal treinado e habilitado para vacinar durante todo o tempo de funcionamento da unidade;

Autor: Luiza Mello

terça-feira, 29 de outubro de 2019

Policial Militar de 24 anos que estava noiva morre após viatura colidir com poste, no Pará


A soldado Jamilly Marília Freitas de Oliveira, de 24 anos, lotada no 24º Batalhão da Polícia Militar, faleceu após um grave acidente de trânsito envolvendo a viatura da Polícia Militar conduzida por ela, no começo da manhã desta terça-feira (29), no km 9 da rodovia Arthur Bernardes, próximo da Rua da Liberdade, no bairro da Pratinha II, em Icoaraci, distrito de Belém-PA. A policial militar estava há apenas um ano na corporação e estava noiva.

Soldado Jamilly Marília Freitas de Oliveira, 24 anos.

O acidente aconteceu por volta de 6h30. A viatura, que, segundo testemunhas, estava em alta velocidade, capotou e bateu em um poste e em uma residência.

Além de Jamilly, outros três policiais militares estavam na viatura no momento do acidente: o cabo Marcelo do Carmo Nogueira de Souza e os soldados Hugo de Leon da Silva Batista e Jane Cléa Valente Pereira Sabino, que sofreram escoriações leves em decorrência do acidente, e passam por procedimentos médicos no Hospital Porto Dias, localizado no bairro do Marco.

Segundo informações dos policiais militares, a viatura estava no sentido Icoaraci-Centro e se deslocava para um posto de combustível, para abastecimento. O veículo era conduzida pela soldado Jamilly, que tentou desviar de uma motocicleta na contramão e acabou perdendo o controle do veículo, batendo violentamente no poste de iluminação pública e em seguida no muro de uma casa.

Viatura da Polícia Militar envolvida no acidente.
A policial militar foi arremessada para fora do veículo e a viatura ficou solbre o corpo de Jamilly, que foi retirada com a ajuda dos colegas.

A soldado foi socorrida por uma equipe Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do Pará e encaminhada ao Hospital Porto Dias, mas morreu pouco tempo depois de dar entrada na instituição de saúde, por volta de 7h50.

Jamilly de Oliveira estava noiva, morava em Icoaraci, estudava Direito na Universidade Federal do Pará (UFPA) e é filha do ex-lutador Joelcimar Moreira, conhecido como Cachorrão, ex-campeão peso-médio de boxe e ex-bicampeão de sumô.

Soldado Jamilly Marília Freitas de Oliveira, 24 anos.
A Polícia Militar, por meio de nota, lamentou a morte da soldado e informou que o Centro Integrado de Psicologia e Assistência Social (Cipas) da Polícia Militar está prestando apoio aos familiares da policial militar.

Confira a nota da Polícia Militar na íntegra:

É com extremo pesar que o Comando da Polícia Militar do Estado informa que a Soldado Jamilly Marília Freitas de Oliveira, 24 anos, integrante do 24° Batalhão da PM, morreu na manhã desta terça-feira (29), após ter sido vítima de acidente automobilístico, em serviço, na rodovia Arthur Bernardes, bairro da Pratinha, em Belém.

A policial conduzia a viatura onde estavam outros três policiais militares. Ao tentar desviar de uma motocicleta, que vinha na contramão, ela perdeu o controle do veículo, que capotou e colidiu contra um poste. A soldado foi arremessada da viatura para o solo, e chegou a ser encaminhada, em estado grave, para o Hospital Porto Dias, mas não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das 7h50.

O cabo Marcelo do Carmo Nogueira de Souza e os soldados Hugo de Leon da Silva Batista e Jane Cléa Valente Pereira Sabino, que também estavam no veículo, sofreram escoriações leves em decorrência do acidente e passam por procedimentos médicos no mesmo hospital.

O Centro Integrado de Psicologia e Assistência Social (Cipas) da Polícia Militar presta apoio aos familiares da policial militar, que estava na corporação há 1 ano e 2 meses.

OLiberal