Roberto Stuckert
Norte Energia promoverá, na próxima quarta-feira (27), a inauguração da Usina Hidrelétrica Belo Monte, em Vitória do Xingu, sudoeste paraense.
A solenidade será marcada pelo acionamento da 18ª Unidade Geradora da Casa de Força Principal da Usina, que assegura 11.233,1 MW de capacidade instalada à maior hidrelétrica 100% brasileira.
O Presidente da República, Jair Bolsonaro; o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque; parlamentares que representam o Pará e o governador do Estado, Helder Barbalho, e demais autoridades, bem como representantes do setor elétrico, devem estar presentes.
“Belo Monte vai gerar energia para atender 18 milhões de residências ou 60 milhões de brasileiros, o que equivale à população da Itália. Belo Monte sozinha atende à Itália”, disse o diretor presidente da Aneel, André Pepitone.
Belo Monte é a maior usina hidrelétrica 100% brasileira.
Os estudos de viabilidade para a implantação da usina começaram em 1975. A área alagada do empreendimento é de 478 km² e o vertedouro tem capacidade de 62 milhões de m³/s. Os reservatórios da usina estão situados entre os municípios de Altamira, Brasil Novo e Vitória do Xingu. Já a área de abrangência da usina ainda contempla outros dois municípios: Anapu e Senador José Porfírio.
Autor: DOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário