quinta-feira, 27 de junho de 2019

Executores e mandantes da morte de agente da Fasepa são presos durante operação em Santarém

Quadrilha era comandada de dentro de presídios por Rafael Cadáver e "Vela", ligados à facção Comando Vermelho. Agente morreu dois dias após ser alvejado no final de abril.

Por Geovane Brito, G1 Santarém — Pará

Executores e mandantes da morte de agente da Fasepa são presos durante operação em Santarém — Foto: Débora Rodrigues/TV Tapajós

Deflagrada no início da manhã desta quarta-feira (26), a operação “Roleta Russa” das Polícias Civil e Militar prendeu os mandantes e executores que mataram a tiros o agente da Fasepa Derlison Silva, no final de abril, em Santarém, no oeste do Pará. Os mandados de prisão foram cumpridos em outras cidades do estado. Ao todo foram presas oito pessoas.

Desde o dia 24 de abril, dia do crime, a polícia iniciou o trabalho de investigação e conseguiu chegar até as pessoas responsáveis pelo assassinato e que as mesmas faziam parte de uma grande facção criminosa.

As investigações apontaram que a quadrilha agia sob orientação de Rafael do Carmo Pereira "Cadáver" e Paulo Cesar Guimarães conhecido como "Vela", criminosos de alta periculosidade e que estão preso em Belém, ligados à facção criminosa Comando Vermelho.

De dentro do presídio, Rafael e "Vela" deram a ordem para que um preso em Santarém matasse o agente, por vingança, pois Derlison também já foi agente penitenciário. O interno, então, repassou a ordem para outras duas pessoas cometerem a execução no dia 24 de abril. Essa dupla foi presa na operação, sendo que a prisão do atirador ocorreu em Altamira no dia 16 de junho.

À TV Tapajós, o superintendente da Polícia Civil no Baixo Amazonas, delegado Jamil Casseb disse que a operação tem objetivo de desarticular as ações do Comando Vermelho na região. “Elementos envolvidos com essa facção atentaram contra a vida de agentes públicos e estão envolvidos diretamente na morte do agente da Fasepa durante emboscada”, disse.

Outras prisões

As investigações da polícia apontaram que por trás da dupla executora existia o apoio logístico da facção. Desta forma, os membros foram aos poucos sendo identificados.

Membros da facção Comando Vermelho presos em Santarém; quadrilha deu apoio direto e indireto à morte do agente da Fasepa em Santarém — Foto: Débora Rodrigues/TV Tapajós

Um dos criminosos presos durante a “Roleta Russa” foi Magno Pereira dos Santos, e com ele encontrados dezenas de papelotes de droga. Em um vídeo que circula em redes sociais, ele faz homenagem ao Comando Vermelho durante o sepultamento de um membro da organização criminosa. Magno já tinha mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas.

Droga apreendida do Magno Santos durante operação Roleta Russa — Foto: Débora Rodrigues/TV Tapajós

No mesmo vídeo aparece o "Urso Branco", identificado como Márcio Gomes Soares, membro que dava o mesmo apoio logístico às ações. Também foi presa a companheira de Magno. Outras cinco mandados de prisão foram cumpridos dentro de presídios.

De acordo com o delegado Jamil Casseb, a jovem é enfermeira de formação e prestava socorro aos membros da organização criminosa quando se feriam. "Ela era encarregada de prestar socorro quando alguém se feria, era baleado ou tinha qualquer tipo de incidente com órgãos de segurança. Inclusive, em um homicídio ocorrido há uns anos atrás, um comerciante foi morto com tiro na cabeça e nós prendemos o autor na casa dela. Ela estava fazendo o atendimento", completou Jamil.

Esquema de ordens até a execução


MembrosParticipação no crimeRafael Cadáver e Paulo Cesar Guimarães (Vela) - estão presos em BelémChefes do Comando Vermelho na regiãoDeram ordem de dentro do presídio em Belém para matar o agente em SantarémMarcos Paulo (Marquinho) - está preso em SantarémPreso no presídio de SantarémRecebeu e repassou a ordem para a execuçãoEdson Costa (Poroca) e Fagner Railan Gomes LopesExecutoresPoroca atirou e Fagner pilotou a motoMagno Pereira dos Santos e Márcio Gomes Soares (Urso Branco)Membros da facção em SantarémApoio logístico às ações da facção na região


Fonte: Polícia Civil

Os trabalhos da polícia continuam para que se possa prender outros membros da facção. O delegado titular da Divisão de Homicídios de Santarém, delegado Dmitri Teles, disse que a operação é uma resposta à sociedade porque o ca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher tem lábios feridos por mordida após tentar separar briga de casal, em Miritituba

Envolvidos. Foto: Reprodução Uma mulher, de prenome  Antôni a , teve os lábios feridos por uma mordida após intervir uma confusão de casal e...