O cartão de crédito é hoje uma das formas
mais populares de pagamento no mundo inteiro, principalmente pelas facilidades
que oferece. Mas seu uso exige alguns cuidados. Um levantamento feito pela
Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção
ao Crédito (SPC Brasil) revela que 8,9 milhões de brasileiros foram vítimas de
fraude nos últimos 12 meses, sendo que a maior parte dessas ocorrências (41%)
está ligada à clonagem de cartão de crédito.
Já
o segundo golpe mais comum observado pelo estudo é o recebimento de boletos
falsos, com 13% das menções. Além desses tipos de fraudes, também aparecem
clonagem de cartão de débito, contratação de empréstimos e financiamento, todos
com o mesmo nível de incidência (11%), respectivamente.
De
acordo com o levantamento, metade (48%) das fraudes se deu em transações ou
compras feitas pela internet. Outros 20% dos golpes aconteceram nas operações
realizadas em agências bancárias ou financeiras e 15% em lojas físicas.
Quanto
às principais consequências enfrentadas pelas vítimas de ações fraudulentas
estão as compras indevidas em nome da pessoa (37%) e os prejuízos financeiros
(24%).
Há
ainda problemas relacionados à perda de tempo com processos burocráticos para
regularizar a situação e a inclusão em cadastros de inadimplentes, deixando a
pessoa com o nome sujo e impossibilitando a realização de compras por meio do
crédito — ambas situações com 22% das citações.
DANOS
Crimes
como esses podem causar sérios danos ao consumidor que tem suas informações
pessoais utilizadas para fins fraudulentos. Na avaliação do superintendente de
produtos e operações do SPC Brasil, Nival Martins, os transtornos ocasionados
por estelionatários podem comprometer não apenas a saúde financeira dos
consumidores que acabam caindo nesses golpes.
“Além
dos prejuízos financeiros, existe o constrangimento de, muitas vezes, ser
incluído indevidamente em cadastros de devedores. Sem contar a burocracia para
abrir boletim de ocorrência e avisar os órgãos competentes sobre o
ocorrido”, alerta.
DICAS
PARA EVITAR O RISCO DE FRAUDES
Antes
de fazer qualquer compra, certifique-se sobre a idoneidade do estabelecimento
comercial. Pesquise sobre a reputação da empresa e redobre atenção em sites de
comércio eletrônico. Os canais de venda virtuais são obrigados a fornecer
dados, como razão social, endereço, telefone e CNPJ;
Desconfie
de produtos com preço muito abaixo do praticado pelo mercado e sempre exija
nota fiscal. Essas atitudes resguardam o consumidor, caso ele tenha que
fazer uma eventual troca do produto ou venha pedir algum ressarcimento;
Nunca
forneça dados pessoais ou bancários por telefone. Caso tenha de atualizar algum
cadastro, procure pessoalmente a instituição financeira ou ligue diretamente
para o serviço de atendimento ao consumidor;
ITAITUBA-PÁ
Em
caso de perda, roubo, furto ou extravio de documentos pessoais, como CPF, CNPJ,
certidão de nascimento, cheques e cartões de crédito, é necessário que a vítima
realize o Boletim de Ocorrência (B.O.). Com o boletim de ocorrência em mãos, o
consumidor deve comparecer, pessoalmente, em um balcão de atendimento do SPC
Brasil com um documento de identificação para fazer um ‘Alerta de Documentos’ —
serviço que é gratuito.
ITAITUBA-PÁ
(Diário
do Pará)
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