sábado, 31 de agosto de 2019

Polícia Militar apreende 50kg de drogas em uma bajara no bairro Uruará, em Santarém

O material foi apreendido e encaminhado para 16ª Seccional de Polícia Civil.

Por Tracy Costa, G1 Santarém — PA


Material foi apreendido pela Polícia Militar no bairro Uruará — Foto: Polícia Militar/Divulgação

Cerca de 50kg de entorpecentes foram apreendidos por volta das 5h30 deste sábado (31), no local conhecido como “Porto dos Milagres”, no bairro Uruará, em Santarém, no oeste do Pará, pela equipe do 35º Batalhão de Polícia Militar (35º BPM). Ao todo, 41 tabletes de pasta base de cocaína.

O caso foi pego durante fiscalizações realizadas diariamente, quando um veículo em atitude suspeita foi visto com as portas abertas, e dois homens ao lado do carro, no momento da abordagem, um deles foi capturado. No local, a PM encontrou um isopor ao lado de uma bajara (embarcação de pequeno porte), onde estava acondicionada a droga.


Drogas foram encontradas em um isopor — Foto: Polícia Militar/Divulgação

Três homens foram presos, Damião Ramos Leitão, de 41 anos, que estava conduzindo a bajara, Jaime Costa Gomes, de 55 anos, que estava dentro da caminhonete e segundo a Polícia se passa por empresário em Alter do Chão e, já responde por tráfico internacional de drogas, além de Ronilson Soares Pereira, de 48 anos, que também estava dentro do veículo.

De acordo com o condutor da bajara, o entorpecente foi trazido de Tabatinga, no Amazonas, e deveria ser entregue a um homem no Porto dos Milagres. À Polícia, o homem também disse que só viajava a noite para não ser pego e receberia R$ 10 mil para transportar as drogas. Segundo Damião, mais dois homens vinham com ele na embarcação, mas conseguiram fugir.

Segundo o delegado Herbert Farias, os homens responderão por associação criminosa e tráfico de drogas. "Além das drogas, foram apreendidos R$ 3.600 mil, três celulares, a lancha e a caminhonete", disse.

Os três homens devem passar por audiência de custódia ainda na manhã deste sábado e, depois, encaminhados a penitenciária de Santarém. Os entorpecentes passarão por perícia e, posteriormente, deverão ser incineradas.

* Colaborou Gustavo Campos, da TV Tapajós

Bolsonaro afasta presidente da Ancine em meio a crise do órgão

 Autor: FOLHAPRESS
   
O presidente Jair Bolsonaro afastou Christian de Castro do comando da Ancine, a Agência Nacional do Cinema, órgão responsável por fomentar a produção de filmes e séries no Brasil. A informação foi publicada numa edição extra do Diário Oficial da União na noite de sexta (30).
Segundo o documento, o afastamento cumpre uma decisão judicial proferida pela 5ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. Ele ainda determina que Alex Braga Muniz, membro da diretoria colegiada da Ancine, substitua Castro em caráter temporário.
A decisão parece ter relação com um mandado de busca e apreensão na sede da Ancine, no Rio de Janeiro, emitido no final do ano passado por aquela mesma vara.
Isso porque outro decreto publicado pelo ministro da Cidadania, Osmar Terra, na mesma edição extra do Diário Oficial, afastou outros quatro servidores públicos.
Dois deles, o advogado Marcos Tavolari e o assessor do presidente da Ancine, Magno de Aguiar Maranhão Junior, foram alvos de investigação do mandado junto de Castro. A operação recolheu computadores, HDs, livros contábeis e outros itens.
O documento ainda proíbe os servidores afastados de acessar as dependências da Ancine e suas redes de computadores.
Este não foi, no entanto, o único imbróglio no qual Christian de Castro se envolveu nos últimos tempos.
Em março deste ano, uma sindicância conduzida pelo Tribunal de Contas da União suspendeu o repasse de recursos públicos para o audiovisual, exigindo que a Ancine revisse a forma como fiscaliza as contas dos projetos que aprova.
Na época, o tribunal deu 60 dias para que a agência elaborasse um plano de reanálise das prestações de contas.
Em resposta, Castro publicou um despacho paralisando as atividades na agência, incluindo a liberação de novos recursos para filmes e séries. Cineastas e servidores da agência criticaram o fato de que a decisão foi tomada sem a consulta dos demais diretores da entidade.
Há uma semana, uma fala de Castro num encontro do Gramado Film Market, parte da programação do Festival de Gramado, no Rio Grande do Sul, deixou indignada a plateia, formada por profissionais da indústria do audiovisual.
Ele chamou de "convite ao diálogo" a recente suspensão de um edital para TVs públicas, cujas categorias incluíam diversidade sexual e sexualidade –a decisão fora uma ordem do ministro da Cidadania, Osmar Terra.
Outros assuntos abordados pelo ex-diretor também causaram preocupação na plateia, como a indicação de substituir por empréstimos o atual investimento da Ancine em projetos, além de gastar mais com as empresas e menos em obras específicas.
O afastamento acontece num momento de atritos constantes entre o setor e o governo, que busca estabelecer mais controle sobre a Ancine, que ele decidiu transferir para Brasília.
No mês passado, Bolsonaro afirmou que pretendia extinguir ou privatizar a agência caso não pudesse implantar um "filtro de conteúdo" –intenção encarada como censura por profissionais da área.
ITAITUBA-PÁ 

"Não posso admitir que, com dinheiro público, se façam filmes como o da Bruna Surfistinha", disse o presidente, na cerimônia de comemoração dos 200 dias do atual governo.

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Políciais Militares são homenageados na Câmara  de vereadores do município de Trairão

Na manhã desta sexta-feira 30 de agosto de 2019, a Câmara Municipal de Trairão  homenageou a guarnição da Polícia Militar destacada no município. Com diploma de Honra ao Mérito.


A homenagem, foi pelos bons serviços prestados no município e região, inclusive o destaque interessante foi sobre uma ocorrência envolvendo  um caminhão tanque e uma carreta, na qual os policiais 2° °Sgt Odenilson, 3° Sgt's Risonaldo, Adalto, Genilson Barreto e o Cb Dos Santos. Foram acionados  e arriscaram suas vidas para adentrar dentro da cabine do Caminhão para retirar o motorista  que estava preso nas ferragens.

Os policiais homenageados  ficaram muito felizes, em saber do reconhecimento vindo através da Câmaraz e se sente agradecidos pela união do parlamento e população.

Vale ressaltar que a Polícia Militar, trabalha incansavelmente  a todo tipo de ocorrências principalmente salvando vidas, na qual foram um destaque para a comunidade.

Fonte/Fotos: Plantão 24horas News

Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de corrupção no Detran

(Foto:Reprodução)-

A Polícia Civil do Pará concedeu entrevista coletiva, nesta quinta-feira (29), no prédio da Delegacia-Geral, em Belém, para prestar informações sobre a deflagração da operação “Tártaro” que desarticulou um esquema de corrupção formada por servidores públicos do Departamento de Trânsito do Estado (Detran-PA), despachantes e outras pessoas investigadas, pela venda de lacres de placas automotivas, para posterior revenda de veículos. Ao todo foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão e nove mandados de prisões preventivas. Na ocasião, 8 prisões foram cumpridas, em Belém e região metropolitana.
Foto:Reprodução
Dentre os presos estão: José Raimundo Borges Costa, Edson Sousa dos Santos, Valdecy Barros Almeida, Fábio Pereira de Freitas e Antônio José Maia Gonçalves (Servidores do Detran); Clarence Neves Coelho, conhecido por “Bono” e Patrício Siqueira Barros, conhecido “Geleia” (Receptadores); e Jeová de Jesus Silva (Despachante). A Operação foi realizada pela Polícia Cívil, sob coordenação do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil (NIP), e contou com 22 equipes formadas por cerca de 80 policiais civis das Diretorias de Combate à Corrupção (DECOR), de Polícia Metropolitana (DPM), de Polícia Especializada (DPE) e do GPE (Grupo de Pronto-Emprego), grupamento tático da Polícia Civil. A Delegacia Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), foi quem iniciou a investigação. A operação denominada “Tártaro” se dá pelo fato de tal atividade ilícita já está enraizada na instituição DETRAN, desde as gestões anteriores.
Durante a entrevista, o delegado-geral Alberto Teixeira explicou, que ao serem acionados pela direção do DETRAN, para que a Polícia Civil fizesse uma investigação ampla, a cerca das fraudes ocorridas no órgão. Diante disso foi montado uma força tarefa onde os inquéritos foram direcionados para o Núcleo de Inteligencia Policial (NIP). “Desta forma foi dado início as investigações, que posteriormente foi constatado que dentre as fraudes haviam vendas de lacres, bem como o recebimento de propina nas vistorias veiculares, a parti daí, foram apuradas as fraudes e obtido sucesso na ação, conseguindo chegar na autoria dos crimes que logo após, foi representada ao poder judiciário a vara de inquéritos”,ressaltou.
Segundo o delegado-geral, é importante que a Polícia Civil faça gradativamente ações pontuais contra aqueles que vem cometendo crimes nos órgãos estatais. “Infelizmente esse tipo de crime já vem sendo praticado desde as gestões anteriores do DETRAN, e a Polícia Civil continuará agindo não só apenas em detrimento do órgão do DETRAN, mais também a outros órgão do Estado, para combater esses tipos de crimes”, finalizou.
O delegado da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), Artur Carlos Júnior, que estava a frente da investigação, explicou que após o setor de inteligência do DETRAN sinalizar para a equipe da DRCO, acerca dos crimes que vinham sendo investigados. Segundo o delegado paralelamente a este crime, coincidiu com uma investigação que a equipe da DRCO, já vinha investigando a mais ou menos três anos.
Diante disso, explicou Artur, foi percebido a facilidade das pessoas que roubavam os veículos e conseguiam torná-los novamente ao mercado e ao cruzar as informações do setor de inteligência do DETRAN, com as informações apuradas pela DRCO, chegamos aos criminosos, identificando a conduta de cada um ,o cargo que cada um exercia e suas participações no crime.
“A investigação se deu basicamente na corrupção que estava havendo, dentro da instituição DETRAN, dentre os servidores também estão envolvidos terceiros, que também fomentavam o crime, através do ciclo vicioso que já vinha ocorrendo a mais ou menos uns três anos”, ressaltou.
Para o Diretor de Polícia Especializada (DPE), delegado Sérvulo Cabral, para que os crimes envolvendo furto e roubo de veículos automotores ocorram e venham se fortalecer, tem que haver uma atividade criminosa que possa esquentá-los, para que assim, aquele veículo volta a circular normalmente. “Por trás desse tipo de crime, sempre tem uma rede criminosa que dar sustentáculo etorna-os supostamente legal, para que o veículo possa circular novamente. Ninguém furta e rouba veículo para acumular e manter para sí um monte de veículos, pois fatalmente a Polícia Chegara ao veículo roubado”, destacou. A desarticulação desse esquema de corrupção, faz com que o número de roubo e furtos de veículos caiam grandiosamente, finaliza.
Os acusados responderão pelos crimes de Peculato, furto, Associação Criminosa, receptação e inserção de dados falsos em sistema.
ITAITUBA-PÁ 

Por:RG 15 / O Impacbto com informações da PC

Moradores do bairro Santo Antônio, próximo a escola Águia do Saber cobram a conclusão do trabalho feito pela seminfra.

Escola Águia do Saber 

Moradores e comerciantes que residem no bairro Santo Antônio, em Itaituba, próximo a escola Águia do Saber, acionaram a reportagem do blog RM NOTICIAS, para reclamar e pedir providências do poder público, no sentido de terminar os trabalhos de asfaltamento que ficaram em algumas ruas inacabados. 
33 rua

Os moradores relatam que não aguentam mais conviver com tanta poeira, já os comerciantes dizem que estão totalmente prejudicados com a venda de seus produtos, pois a maior preocupação deles é com a saúde de seus clientes.
RUA 33 Santo Antônio 

Outra situação relatada pelos moradores, é com relação a um buraco feito pela secretaria de obras do município, no meio da rua praticamente em frente à escola. 
ITAITUBA-PÁ 

Eles contam que vários acidentes já aconteceram no local. Portanto, pedem providências de seminfra, o mais rápido possível para resolver o problema.

Fonte: RM NOTÍCIAS 

Ambulância do Samu é perseguida após atender vítima atingida por arma de fogo no bairro Nova República

A equipe solicitou apoio da Polícia Militar que escoltou a ambulância até o HMS.
Por G1 Santarém — Pa
Ambulância é seguida, após atender vítima de arma de fogo no bairro Nova Repúplica — Foto: Reprodução/ TV Tapajós
A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), recebeu um chamado, no final da tarde desta quinta-feira (28), para atender uma vítima que foi atingida por arma de fogo, no bairro Nova República, em Santarém, oeste do Pará, e foi perseguida por homens que estavam em motos.
Segundo informações do Samu, logo após estarem com a vítima, Mateus dos Santos Oliveira de 16 anos, a caminho do Hospital Municipal Dr. Alberto Toletino Sotelo (HMS), a equipe percebeu que a ambulância estava sendo seguida por alguns motociclistas.
Ainda de acordo com o Samu, foi solicitado o apoio de uma viatura da Polícia Militar que estava na rua Edivaldo Leite. Os homens que estavam perseguindo, percebendo a presença da Polícia que foi fazer a escolta da ambulância, e se dispersaram.
ITAITUBA-PÁ 

A Polícia Civil vai investigar o caso.

Foragido da justiça é preso dentro de motel e sua companheira fica indignada

 - Autor: Com informações do portal Meio Norte
  Reprodução/ Meio Norte

Um foragido da Justiça Leonardo de Sousa, vulgo 'Léo Louco' foi preso, na tarde de quarta-feira (28) em um motel em Parnaíba, interior do Piauí.
De acordo com informações, a Polícia Militar recebeu a informação de que havia um mandado de prisão contra Leonardo de Sousa, e que o mesmo estaria em um encontro casual. Os policiais se deslocaram até o local e bateram na porta do quarto, onde foram atendidos e prenderam o acusado.
Segundo a mulher que estava com o Leonardo, a mesma pensou ser um serviço de quarto e disse que não deu tempo para acontecer a relação sexual. Disse ainda que conheceu Leonardo nas redes sociais e que ele fez várias investidas até acontecer o encontro, que foi frustrado. “Fiquei indignada!”, disse a mulher, que pediu para não ser identificada.
ITAITUBA-PÁ 

O acusado foi preso e levado para a Central de Flagrantes. O acusado era foragido da penitenciária Major César de Oliveira desde da saidinha de Natal em 2018, o mesmo foi sentenciado há uma pena de oito anos de reclusão pela prática de furto qualificado.

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Coordenação do festival de barreiras define data para realização do evento.

Aracu e Piau

A coordenadoria de cultura, esporte e lazer do município de Itaituba ( CONJUCEL ), definiu a data do festival dos peixes Aracu e Piau, para os dias 27 e 28 de Setembro. O evento folclórico é realizado todos os anos na comunidade de Barreiras.
Francimar Uchoa 

De acordo com o diretor de cultura, Francimar Uchoa, a prefeitura vai contribuir com a doação de uma moto, e uma contra partida de R$ 5.000,00, para cada agremiação.
Wanderley Andrade 

A atração que vai abrilhantar o evento, também já foi definida. O cantor Wanderley Andrade é quem vai animar o público presente. 
ITAITUBA-PÁ 

A coordenação disse ainda, que os moradores da comunidade, estão se preparando para receber os turistas que vão prestigiar o festival dos peixes este ano. Segundo eles o alimento não vai faltar, pois o objetivo é atender todos da melhor maneira possível.

Fonte: RM NOTÍCIAS 

Encceja: termina nesta sexta-feira prazo para recursos

 Reprodução/MEC

Termina nesta sexta-feira (30) o prazo para recursos de quem participou do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A prova foi aplicada no último domingo (25), com 1,1 milhão de participantes dentro de um universo de 3 milhões de inscritos.
Os recursos são um instrumento para quem fez o teste poder questionar determinado item ou requerer a revisão do desempenho em alguma parte das perguntas, caso se sinta prejudicado de alguma maneira pelo conteúdo das tarefas. Quem desejar fazer a contestação deve apresentá-la por meio do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Os mais de 1,1 milhão de participantes representaram um aumento de 45% em relação à última edição do Encceja, um recorde histórico segundo o ministro da Educação, Abraham Weintraub. No total, inscreveram-se pessoas de 613 municípios de todas as regiões do país.
Os gabaritos devem ser divulgados no dia 6 de setembro. Já os resultados estão previstos para dezembro, em dia ainda não divulgado pelo Ministério da Educação.
O Encceja é voltado para pessoas que não terminaram os estudos na idade adequada e desejam obter a certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio. Para o certificado de ensino fundamental a idade mínima é de 15 anos. Já para o de ensino médio, o exigido é pelo menos 18 anos.
Encceja Exterior
Já quem vai fazer o Encceja Exterior, para brasileiros residentes em outros países, já pode conferir os locais de prova. Eles podem ser conhecidos por meio do cartão de confirmação de inscrição, que pode ser acessado pela página do candidato.
O exame será aplicado em 18 cidades em 12 países: Bruxelas (Bélgica); Barcelona e Madri (Espanha); Boston, Houston, Nova Iorque e Miami (Estados Unidos); Paris (França); Caiena (Guiana Francesa); Amsterdã (Holanda); Roma (Itália); Nagoia, Hamamatsu e Tóquio (Japão); Lisboa (Portugal); Londres (Reino Unido), Genebra (Suíça) e Paramaribo (Suriname) .
ITAITUBA-PÁ 

(Agência Brasil)

Servidores públicos realizam Greve no Fórum de Itaituba

Desde sexta-feira (20) iniciou uma greve no Estado onde servidores públicos encerraram suas atividades laborais para fazerem algumas reivindicações ao poder do público. O Fórum de Itaituba foi um dos órgãos que aderiu o movimento, iniciando na quarta-feira (28) com a paralisação das atividades que seriam realizadas neste dia, com prazo indeterminado para terminar.
Fórum  de Itaituba
Dessa forma, servidores se reuniram e permaneceram, diversas horas, em frente à sede do Fórum em Itaituba. Seguravam cartazes nos quais apresentavam suas reivindicações, pois, conforme o que relatou Ib Sales Tapajós, Analista Judiciário, a greve é fruto de reivindicações que não foram atendidas pelo Tribunal voltadas para a questão salarial e outras referentes a contratação de novos servidores.

Servidores do Fórum em greve.
Ainda  de acordo com Ib Sales, representante do grupo, a pauta da questão salarial é a atualização do salário acompanhando a inflação, que é um direito previsto na Constituição direcionado aos servidores públicos e exige, do poder público, reajuste anual dos salários, pelo menos no nível da inflação.
“Neste ano o Tribunal não fez isso e houve uma tentativa de negociação do sindicato da categoria junto com o presidente do tribunal, mas não houve acordo, pois o máximo indicado por ele foi 2% de reajuste, enquanto a inflação acumulada é de 4,9%. No caso do TJ, existe uma defasagem de salário de 12%, entre 2016 e 2019, que diminui o poder de compra do servidor”, afirmou Sales.
Ib Sales destacou ainda que as demais questões reivindicadas voltam-se para melhores condições de trabalho, pois existe uma grande necessidade de mais estrutura, tanto pessoal quanto física, porque  precisa-se de mais servidores e juízes presentes nas comarcas do interior.

Servidores durante manifestação.
“Temos destacado para a imprensa que a comarca de Itaituba funciona bastante em função dos servidores que são cedidos pela prefeitura para fazerem as tarefas do dia a dia do Tribunal, porque quando é realizado concurso não é convocada a quantidade suficiente de servidores”, acrescentou Ib.
Além disso, segundo o analista, a outra demanda exige a criação de uma vara para o Juizado Especial, pois existe apenas o Juizado Cível e Criminal. Pois, atualmente o Juizado Especial funciona de forma improvisada, das 15h as 17h somente, ou seja duas horas por dia e não possui Juiz e servidores próprios.
“Os servidores do tribunal, das três varas, fazem uma hora extra, trabalham normal das 8h às 14h e no juizado especial das 15h às 17h para atender a população, assim como os juízes de outras varas”, finalizou.
Ib informou que cerca de 70% dos servidores de todos os setores participam da manifestação, enquanto 30% continuam com as atividades normais, pois estão fazendo uma espécie de rodízio (revezamento), para continuarem atendendo a população. Nesta quinta-feira (29) servidores da OAB participaram da greve.

Servidores da OAB participando da manifestação nesta quinta-feira (29).
Fonte: Portal Giro

Brasil tem mais de 210 milhões de habitantes, aponta IBGE

(Foto Reprodução/© Reuters)-O IBGE divulgou a mais nova estimativa da população brasileira
Brasil tem mais de 210 milhões de habitantes, aponta IBGE
O Diário Oficial da União (DOU) traz nesta quarta-feira (28) a mais nova estimativa da população brasileira feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com os dados, o País já conta com mais de 210 milhões de habitantes, quantidade superior aos 208 milhões registrados em 2018. O número atualizado é de 210.147.125 de habitantes.
Três Estados do Sudeste estão no topo da lista dos mais populosos. São Paulo lidera com 45.919.049 de habitantes – a capital do Estado tem hoje 12.252.023 pessoas. Em seguida, vêm Minas Gerais, com 21.168.791 de habitantes, e Rio de Janeiro, com 17.264.943.
No Nordeste, a Bahia tem a maior população da região, com 14.873.064 de habitantes. No Sul, Paraná e Rio Grande do Sul quase empatam no número de pessoas, com 11.377.239 e 11.433.957 de habitantes, respectivamente. No Norte, o Estado do Pará é o mais populoso, com 8.602.865 de habitantes, e, no Centro-Oeste, é o Estado de Goiás, com 7.018.354. Pela nova estimativa, o Distrito Federal tem 3.015.268 de moradores.
Entre outros objetivos, a nova estimativa será utilizada para o cálculo das cotas dos fundos de participação de Estados e municípios. Os dados têm data de referência em 1º de julho de 2019 e estão organizados por Estados, Distrito Federal e municípios.
ITAITUBA-PÁ 

Por:Estadao Conteudo
Notícias ao Minuto Brasil)

Bolsonaro assina decreto que proíbe queimadas no país por 60 dias

Autor: FOLHAPRESS
  Lula Marques/AGPT

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) assinou nesta quarta-feira (28) um decreto que proíbe, por 60 dias, o emprego do fogo no país.
A medida é uma resposta aos incêndios que atingem a região amazônica e se transformaram em uma crise de imagem do governo brasileiro.
O texto será publicado na edição desta quinta-feira (29) do Diário Oficial da União.
De acordo com o decreto, a suspensão do uso do fogo não será aplicada "para o controle fitossanitário quando autorizado pelo órgão ambiental competente, para práticas de prevenção e combate a incêndios e para práticas de agricultura de subsistência executadas pelas populações tradicionais e indígenas".
O governo informa que a medida é "excepcional e temporária" e tem como objetivo proteger o meio ambiente.
A proposta de decreto foi encaminhada ao Palácio do Planalto pelo ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente).
No fim de semana, Bolsonaro disse que as queimadas são comuns e quase uma "tradição" em algumas regiões do país.
"O pessoal mesmo faz essa queimada. É quase uma tradição. Não é apenas educar, não é fácil. Lá [na Amazônia] são 20 milhões de habitantes. Depende, em parte, do incentivo do estado nesse sentido", disse no sábado (24).
O decreto é parte de um pacote que o governo Bolsonaro pretende formalizar na semana com medidas de prevenção ao meio ambiente.
O propósito é demonstrar internamente e para o exterior que a atual gestão não é leniente com as queimadas na Amazônia.
O conjunto de ações ambientais preparado pelo presidente incluirá tanto medidas de combate ao desmatamento como propostas de exploração mineral e vegetal no território da floresta amazônica.
O pacote está sendo organizado pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que viajará para a Região Norte na próxima semana.
"Eu vou conversar com os governadores da Amazônia Legal para contemplarmos as necessidades de todos", disse o ministro à Folha.
A expectativa é de que as medidas sejam anunciadas pelo presidente na próxima semana, em evento no Palácio do Planalto.
Em estudo, estão iniciativas como o estímulo à regularização fundiária, a oferta de assistência técnica a produtores rurais e a melhora do CAR (Cadastro Ambiental Rural).
O presidente avalia também incluir na série de medidas o projeto de lei de regularização da atividade do garimpo, em fase de sinalização pelo Ministério de Minas e Energia.
Antes, Onyx viajará à região da Amazônia, na segunda (2), para coletar sugestões dos governos estaduais.
  1. ITAITUBA-PÁ 


Os governadores dos estados que integram a Amazônia Legal estiveram no Planalto na terça e já apresentaram suas demandas.
Entre os pedidos está o de que o governo não abra mão de dinheiro estrangeiro, como o Fundo Amazônia.

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Idoso de 65 anos é preso em Santarém suspeito de estuprar menina por 9 anos

Homem foi preso na manhã desta quarta-feira (28) — Foto: Reprodução/redes sociais

Homem foi apresentado na 16ª seccional nesta quarta-feira (28). De acordo com a polícia, idoso orientava adolescente passar limão nas partes íntimas para não engravidar.
Um idoso de 65 anos foi preso nesta quarta-feira (28) em Santarém, oeste do Pará, suspeito de abusar sexualmente de uma adolescente de 16 anos, desde quando ela tinha 7 anos.
O homem foi apresentado na 16ª Seccional de Polícia Civil pela equipe do delegado William Richer Fonseca, de Belterra, uma vez que a prática criminosa começou a ser praticada quando o suspeito e a vítima eram vizinhos na comunidade Fé em Deus, zona rural daquele município.
Informações preliminares dão conta de que a vítima está morando em Santarém com os familiares, e que o suspeito havia se mudado para as proximidades da casa da adolescente, na intenção de continuar praticando os abusos.
De acordo a polícia, a própria vítima denunciou o homem que começou os abusos alisando o corpo e as partes intimas da adolescente. Posteriormente ele orientava a adolescente a passar limão nas partes íntimas, para que a menor não engravidasse.
O mandado de prisão temporária foi cumprido às 08h desta quarta-feira (28).
ITAITUBA-PÁ 

Por Dominique Cavaleiro, G1 Santarém — PA

Homem é preso por invasão de terra e ameaça na comunidade de Crepurizinho, em Itaituba-Pa

José Raimundo/ acusado

José Raimundo Martins, de 48 anos, foi apresentado na delegacia de Polícia Civil de Itaituba, no final da tarde desta quarta-feira (28). Ele é acusado de invadir uma área de terra na comunidade de Crepurizinho, e ameaçar de morte o proprietário do local.
Arma caseira

Com o acusado, a polícia encontrou ainda uma arma de fabricação caseira, conhecida como badog. Arma segundo informações estava sendo usada para ameaçar a vítima.
José Benício/vítima 

A propriedade conhecida por baichão do Paulo, pertence a José Benício da Silva, de 62 anos. Ele também esteve na delegacia para acompanhar o caso e pedir providências das autoridades policiais.
ITAITUBA-PÁ 

Fonte: RM NOTÍCIAS 

Homem é preso no Bairro da paz com quase 1kg de entorpecentes em Itaituba

Na tarde desta quarta-feira 28 de agosto de 2019, através  de uma intensa investigação o serviço reservado da Polícia Militar, junto ao grupo tático operacional (GTO) e a viatura 1506, conseguiram chegar ao Jonathan dos Santos Lira,  29 anos acusado de tráfico de entorpecente.


Acusado e material apreendido

Foto: Grupo Reservado Plantão 24horas

Segundo a Polícia, o acusado já vinha praticando a comercialização do entorpecente, e estava sendo monitorado, quando  foi preso na primeira rua do Bairro da paz e com ele foi apreendido 0,962 kg de entorpecentes e outros materiais como celulares, balança de precisão, relógio dentre outros objetos foi encontrado  em um quarto de um hotel.

Jonathan, foi preso em flagrante por tráfico de entorpecente e encaminhado para 19° seccional de Polícia Civil por volta das 16hrs.  Ao verificar a ficha do mesmo, foi constatado que ele já foi preso duas vezes pelo mesmo crime. O acusado será ouvido pelo delegado de plantão e ficará a disposição da justiça.

Fonte: Plantão 24horas News com informações da Polícia Militar

SEMAS-PA lança Processo Seletivo Simplificado (PSS) com vagas para Itaituba

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).
CONCURSO PÚBLICO

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), tornou pública a realização de Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação temporária em caráter de substituição que se dará no município de Belém e nos Núcleos Regionais de Gestão e Regularidade Ambiental/NURE dos respectivos municípios de Altamira, Marabá, Paragominas, Redenção, Santarém e Itaituba.
Não haverá pagamento de taxa de inscrição, que deve ser feita exclusivamente pela internet, e não haverá prova escrita. Está prevista análise de currículo e entrevista, de acordo com as normas do edital divulgado no Diário Oficial do Estado, na terça-feira.
Para Santarém são seis vagas: Engenharia Florestal (3), Engenharia Ambiental(1), Ciências Biológicas(1) e Auxiliar Operacional(1). Itaituba: Técnico em Gestão de Meio Ambiente – Engenharia Florestal (2).
De acordo com o edital, o objetivo é selecionar candidatos para desempenharem funções de Técnico em Gestão de Meio Ambiente (Meteorologia, Engenharia Sanitária, Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Geografia, Engenharia Civil, Engenharia Química, Ciências Sociais, Ciências Biológicas, Geologia, Engenharia de Produção, Engenharia de Pesca, Pedagogia), Técnico em Gestão Pública (Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Estatística), Técnico em Gestão de Informática (Ciência da Computação, Engenharia da Computação), com remuneração de R$ 2.809,37 e mais benefícios.
Há também vagas para os cargos de Assistente Administrativo, Assistente de Informática, Assistente de Infraestrutura, Motorista e Auxiliar Operacional, com remuneração de R$ 998,00 (Novecentos e noventa e oito reais) + benefícios.
As inscrições estarão abertas no horário de 00h01min do dia 28 de agosto de 2019 às 23h59min do dia 02 de setembro de 2019 e deverão ser efetuadas, pelo www.sipros.pa.gov.br – Processo Seletivo SEMAS, para as funções anteriormente mencionadas, não sendo cobrada taxa de inscrição. Maiores detalhes sobre as vagas oferecidas e outras informações constam no inteiro teor do Edital que se encontra divulgado no referido endereço eletrônico.
Fonte: O Estado Net

Motorista perde controle  e carro cai no rio bom Jardim em Itaituba

O acidente aconteceu na madrugada desta quarta-feira 28 de agosto  de 2019, na estrada do bis. Onde o condutor Jherysson Rodrigues dos Santos, de 30 anos perdeu o controle da direção e logo se chocou na barra de contenção assim quebrando a mesma onde o carro foi parar no igarapé do bom Jardim.


De acordo com informações, de um amigo do condutor a pouca luminosidade e sinalização do trecho contribuiu com o acidente. Ainda segundo o amigo, o motorista não estava alcoolizado.

O condutor foi socorrido e encaminhado para emergência do hospital Municipal para avaliação médica.

Plantão 24horas News

Caminhão Baú  tomba na rodovia transamazônica na altura do km 302 sentido Jacareacanga

No inicio da tarde desta quarta-feira 28 se agosto de 2019, o Caminhão Baú de placa NDA 5314, tombou na altura do km 302 da rodovia Transamazônica, sentido Jacareacanga. 


Esse caminhão segundo as informações é de Ji - Paraná, mas estava indo para a cidade do Apuí no Amazonas.


Uma equipe da Defesa Civil de Jacareacanga e do Hopsital Municipal de Jacareacanga, foi acionada, e já seguiram para o local do acidente. 

O motorista, segundo informações, se encontra preso nas ferragens da cabine do caminhão.

Portal Buré

terça-feira, 27 de agosto de 2019

Polícias do Pará e Maranhão prendem oito membros de quadrilha especializada em roubo de carga

Quatro já estavam cumprindo pena em prisões de Paragominas, Santa Izabel e São Luís, capital maranhense
A Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira (27) a Operação Pharmaco, com o objetivo de desarticular e prender integrantes de uma organização criminosa com atuação nos Estados do Pará, Maranhão, Tocantins e Minas Gerais, cujos membros atuam no planejamento e execução de atividades relacionadas a roubo de carga, em especial do tipo “Sedex”, assim como roubou de veículos. No total, foram cumpridos oito mandados de prisão preventiva.
A ação foi desencadeada pela Polícia Civil de Dom Eliseu, sudeste do Pará, com apoio das equipes de Ulianópolis, Superintendência Regional e Seccional de Paragominas, Ipixuna, Mãe do Rio, Aurora do Pará, além da Polícia Civil do Maranhão.
Segundo a Polícia Civil, foram realizadas diligências no sentido de localizar e prender os integrantes, que foram identificados como Brunno Luiz Oliveira Sousa, que já estava preso no Centro de Recuperação Regional de Paragominas (CRRP) e Sátiro Ferreira Lima Neto, cujo mandado foi cumprido no Presídio de Santa Izabel. Dois mandados foram cumpridos em um presídio de São Luís do Maranhão, onde Alonso Rodrigues da Silva e Jonas da Silva Sousa foram autuados. Quatro mandados foram cumpridos em Dom Eliseu, sendo os alvos: Jackson Silva Diniz, Eliezer Soares do Amaral Junior, Renato Ferreira Barrozo e Jucelino Bonfim de Souza.
A operação tem a finalidade de enfrentar os crime de roubos de cargas interestadual, ocorridos no trecho entre Paragominas e Açailândia, no Maranhão, especificamente dos membros identificados na cidade de Dom Eliseu.
ITAITUBA-PÁ 

A Operação Pharmaco foi batizada em alusão à investigação de receptação de uma carga de remédios furtada em Uberlândia, Minas Gerais, avaliada em mais de 363 mil reais. Após diligências investigativas, a equipe coletou elementos informativos de que a carga estaria sendo comercializada pelos integrantes desta Organização Criminosa, nas cidades do Pará e do Maranhão. A partir de então, a Polícia Civil de Dom Eliseu deu início a investigação que culminou nas prisões.
Por:O Liberal

Julgamento de casal acusado de matar filha em Itaituba acontece nesta quarta (28)

Charlene da Silva Moraes e Reginaldo Alves de Sousa.

Acontece nesta quarta-feira (28) o julgamento de Charlene da Silva Moraes, de 35 anos, e Reginaldo Alves de Sousa, também de 35, que foram presos, há dois anos, acusados de espancar e assassinar Daniele Moraes Lucas, uma criança de 11 anos. O crime aconteceu no dia 11 de junho de 2017 no garimpo Mamoal, região itaitubense do Jardim do ouro.
Daniele Moraes Lucas, vítima.
Segundo informações da família, Daniele morreu por ter sido espancada pela mãe e pelo padrasto. A perícia realizada confirmou a versão apresentada, pois foram identificadas marcas de agressões e várias lesões internas no corpo da menina e a causa principal da morte foi uma forte pancada na região do estômago que causou grande ruptura no fígado e pâncreas da vítima.
ITAITUBA-PÁ 

Ainda conforme o que a família informou, na época, o padrasto teria abusado sexualmente da criança diversas vezes. As suspeitas ficaram ainda mais fortes quando, em 8 de maio de 2017, um laudo realizado pelo IML apontou indícios de abuso sexual na menina.
Fonte: Portal Giro

Procon faz acordo com COSANPA para negociar dívidas de moradores em Itaituba

Devido as diversas reclamações realizadas por pessoas que utilizam os serviços da COSANPA, o Procon de Itaituba conseguiu fazer acordo beneficiando todos os moradores. O órgão registrou mais de 100 reclamações somente neste ano. O acordo foi realizado semana passada, com o jurídico e diretoria da Cosanpa de Belém junto com a Coordenadora do Procon.COSANPA em Itaituba. Foto: Richardson Vieira
Segundo o que relatou a coordenadora do Procon de Itaituba, Aline Braga, os usuários dos serviços prestados pela empresa procuraram o Procon para reclamar dos valores abusivos que estariam sendo cobrados por conta do atraso de pagamentos. Algumas cobranças chegaram a ultrapassar R$10.000,00.
Por isso, o Procon procurou a empresa para negociar as dívidas dos clientes e tentar acordo, a mesma apresentou-se irredutível, apesar de estar ciente de que os valores eram muito altos e injustos, baseando-se no Código de Defesa do Consumidor (CDC). De acordo com Aline, foi inciada uma tratativa para acordo com a COSANPA visando o cumprimento da Lei, que foi alcançado, após muitas audiências.

COSANPA em Itaituba. Foto: Richardson Vieira
Dessa forma, ficou tratado que os usuários que possuem o ramal, mas não utilizam a água cedida pela COSANPA por utilizarem abastecimento alternativo, será aberta uma ordem de serviço e se constatada a não utilização dos serviços oferecidos serão cancelados os débitos e caso o usuário queira utilizar é preciso realizar a solicitação para ligação diretamente no escritório da empresa.
“Para os usuários que utilizam o serviço, será realizado o cancelamento do débito até dezembro de 2017, e a partir de janeiro de 2018 até julho de 2019 será negociado, o consumidor poderá optar pelo parcelamento sem juros em até 60 vezes, com entrada de 10% do valor”, afirmou a coordenadora.
Aline acrescentou que se o cliente desejar realizar o cancelamento ou parcelamento é preciso que procurem o escritório da COSANPA em Itaituba. Caso surja alguma dúvida os consumidores poderão ir até o Procon, onde serão devidamente orientados.
Além disso, o benefício alcançado pelo acordo abrange toda a comunidade e não somente aqueles que procuraram o Órgão, inclusive aqueles que estiveram em audiência no Procon e não alcançaram êxito. Contudo, é preciso que procurem o escritório da empresa ou Procon, uma vez que os cancelamentos ou parcelamentos não serão realizados automaticamente.
ITAITUBA-PÁ 

Fonte: Portal Giro

Mulher tem lábios feridos por mordida após tentar separar briga de casal, em Miritituba

Envolvidos. Foto: Reprodução Uma mulher, de prenome  Antôni a , teve os lábios feridos por uma mordida após intervir uma confusão de casal e...