segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Tragédia! Corpo de pastora é encontrado em geladeira

Líder religiosa estava desaparecida há dias.
Pastora Ione dos Santos foi encontrada sem vida dentro de geladeira Foto: Reprodução

O corpo de uma pastora foi encontrado dentro de uma geladeira no último sábado (28), na cidade de Miguel Pereira, no Sul Fluminense. Ione dos Santos foi achada dentro de casa e estava desaparecida há alguns dias.
A Polícia Civil acredita que o principal suspeito do bárbaro crime seja o namorado da pastora, Luan Nilton Martins, de 30 anos. Luan foi morto no último dia 25 durante um confronto armado com policiais militares de São Paulo. Ele estava em Aparecida de São Manuel, para onde as autoridades acreditam que ele tenha fugido após assassinar a líder religiosa.

Luan já tinha cumprido pena e estava morando com Ione.
O corpo da pastora foi encontrado por seu irmão, que estranhou a falta de contato com Ione no dia de seu aniversário. No entanto, ele decidiu procurá-la depois de ver na televisão que Luan havia se envolvido em uma ocorrência com a polícia paulista. Já dentro da casa da irmã, ele desconfiou ao ver que a geladeira estava ligada, mas amarrada por arames e com a porta virada para a parede.
Legistas do Instituto Médico Legal de Barra do Piraí ainda não decretaram a causa da morte da pastora. No entanto, seu corpo não apresentava sinais de agressão. Acredita-se que ela ainda estava viva quando foi colocada dentro do eletrodoméstico.
Pleno.News

Suspeito de abusar sexualmente de criança é agredido por grupo de aproximadamente 60 pessoas

O caso aconteceu no bairro São José, em Sorriso, e a suposta vítima é uma menina de 5 anos
Por Luan Cordeiro
Foto: Reprodução 
Na noite desse domingo (29), um homem, 48, foi agredido por um grupo de aproximadamente 60 moradores do bairro São José, em Sorriso (85 Km de Sinop). O motivo de tamanha violência, seria um suposto abuso sexual cometido pelo mesmo contra uma menina de 5 anos.
Segundo informações, o suspeito é cunhado da mãe da criança e morava na casa da família há quatro meses.
No momento do abuso, a mulher e seu marido teriam se ausentado da residência para ir a uma unidade hospitalar visitar um familiar.
Relatos apontam que além da suposta vítima, outras três crianças ainda residem no mesmo local, sendo duas meninas de 9 e 7 anos e um menino de 4 anos.
A mãe da criança abusada expôs a polícia que no momento em que voltou a residência, a filha a contou que o suspeito chegou na casa, foi ao banheiro e em seguida começou a andar pelos corredores só de cueca.
Em determinado momento ele entrou no quarto e chamou a menina de 5 anos. Quando a mesma adentrou, ele a presenteou com uma corrente, começou a acariciar suas pernas e depois deu um beijo em sua boca. Com isso, uma das irmãs, de 9 anos, conseguiu entrar no cômodo e dar fim à violência sexual.
Com as informações, a mãe acionou as autoridades. Nesse período, os vizinhos também tomaram conhecimento do fato e armados com pedras e pedaços de madeiras, foram atrás do suspeito.
Quando o encontraram, passaram a agredi-lo. Mesmo muito machucado, o homem ainda conseguiu correr, pular um muro e subir em um telhado, onde aguardou a chegada dos policiais.
Com os militares no local, o suspeito foi encaminhado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e em seguida ao Hospital Regional de Sorriso (HRS), onde segue internado até o momento. Após receber alta, ele deve continuar preso enquanto o caso é investigado. 
Fonte: Publica MT
ITAITUBA-PÁ 
Blog RM NOTÍCIAS, anuncie conosco você também (93)991419742

Prazo de entrega da Declaração do ITR acaba nesta segunda

A pesquisa foi desenvolvida com base em dados da Secretaria de Previdência, da Receita Federal do Brasil (RFB) e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). (Foto:Agência Brasil)
Receita Federal espera receber 5,7 mi de documentos este ano
Os proprietários rurais de todo o país têm até esta segunda-feira (30) para entregarem a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR). O prazo acaba às 23h59min59s.
A Receita está recebendo o documento desde 12 de agosto. Neste ano, o Fisco espera receber 5,7 milhões de declarações, contra 5.661.803 entregues no ano passado.
O produtor rural que entregar a DITR depois do prazo pagará multa de 1% ao mês sobre o imposto devido ou R$ 50, prevalecendo o maior valor. Se o contribuinte constatar erros ou inconsistências depois de apresentar a declaração, poderá enviar declaração retificadora, sem a interrupção do pagamento do imposto apurado na declaração original.
Está obrigada a apresentar a declaração a pessoa física ou jurídica, exceto nos casos de imunidade ou isenção, que seja proprietária, titular do domínio útil ou detentora de qualquer título do imóvel rural. Também deve enviar a DITR o contribuinte que perdeu a posse da propriedade entre 1º de janeiro de 2019 e a efetiva apresentação da declaração.
A DITR deve ser preenchida no computador, por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR, disponível na página da Receita Federal na internet. O documento pode ser transmitido pela internet. Caso o proprietário não tenha acesso à rede mundial de computadores, poderá entregar a declaração em mídia removível na unidade mais próxima da Receita Federal.
ITAITUBA-PÁ 

Por:Agência Brasil

Adolescente mata ex-namorado em Castelo de Sonhos

(Foto:Divulgação Policia)- A policia Militar prendeu em flagrante a menor B.A. de 15 anos , por ter matado o namorado com uma facada em Castelo de Sonhos.
A Policia Militar prendeu a menor por volta das 04h00mn deste domingo (29), e foi encaminhada para o Centro Integrado de Atendimento da Policia Civil em Castelo de Sonhos.
A adolescente de 15 anos é acusada de ter esfaqueado seu ex companheiro Henrique Sousa dos Santos (22 anos), que veio a óbito no local do fato. Segundo ela e testemunhas  o mesmo estava tentando agredi-la.
A polícia estuda a possibilidade da garota ter agido em legítima defesa.
Henrique tinha várias passagens pela polícia inclusive por tráfico de drogas.
ITAITUBA-PÁ 

Após a lavratura do flagrante a menor será conduzida para Novo Progresso onde aguardará medidas judiciais…
Por:JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Você está vivo? Então talvez deva provar isto fazendo o recadastramento no INSS

  Ney Marcondes/Diário do Pará

Quase 2 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisam fazer o recadastramento anual, sob o risco de ter o recurso bloqueado, suspenso ou cortado. O Estado do Pará tem 99 mil segurados, selecionados em agosto, que devem procurar se recadastrar. Somente no mês de julho deste ano, 8.110 paraenses deixaram de receber o valor correspondente por falta de informações.
O instituto publicou, no Diário Oficial da União, uma resolução regulando o procedimento de prova de vida, no qual o segurado renova a senha bancária e, com isso, confirma ao órgão que deve continuar recebendo o benefício. A atualização cadastral deve ser feita a cada 12 meses. Quem não fizer no final de 12 meses da última comprovação, terá seu pagamento bloqueado. Após 6 meses sem comprovação de vida o benefício é cessado.
Segundo o instituto, 1,9 milhão de benefícios estão pendentes da realização da fé de vida no Brasil. Segurados do INSS que recebem por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético, devem comprovar, anualmente, que estão vivos. Como regra geral, o procedimento deverá ser realizado todos os anos pelo próprio beneficiário, na instituição bancária em que recebe seu benefício. Existem bancos que utilizam a data do aniversário da pessoa, assim como há os que convocam o beneficiário no mês anterior ao vencimento da fé de vida.
Basta apresentar um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros) a um funcionário. Algumas instituições financeiras já utilizam a tecnologia de biometria nos terminais de autoatendimento. Os bancos comunicam os segurados sobre a necessidade de realizar o procedimento por meio de mensagens informativas, disponibilizadas nos terminais eletrônicos de autoatendimento e sites na internet.
PROCURAÇÃO
A Resolução 699/2019 do INSS, estabelece permissões, em casos especiais, para comprovação de vida através de procurador para quem está ausente do país por motivo de viagem, portadores de doença contagiosa, com dificuldades de locomoção ou tenha mais de 80 anos. Nestas situações o titular do benefício poderá constituir procurador para realizar a comprovação de vida perante a instituição bancária, porém, exige-se que a procuração seja cadastrada no INSS. Para ter acesso a este serviço, é necessário agendar pela Central 135 ou pelo Meu INSS, para que o procurador apresente documentação comprobatória.
VISITA DOMICILIAR OU HOSPITALAR
Para as pessoas com dificuldade de locomoção e os maiores de 80 anos, além da possibilidade de comprovação de vida na rede bancária e através de procurador, a Resolução 699 também apresenta a possibilidade da solicitação de que a comprovação de vida seja realizada por um servidor do órgão através da pesquisa externa pelo INSS, agendada pela Central 135 ou pelo Meu INSS. A comprovação da dificuldade de locomoção será feita através de atestado ou declaração médica. Se o requerimento for feito pelo Meu INSS, os arquivos deverão ser anexados diretamente pelo aplicativo ou site. Caso seja solicitado pelo 135, deverá agendar para apresentar os documentos em agência.
Fonte: Diário do Pará 

Senado aprova uso medicinal da maconha 

 
 A sugestão legislativa é de 2016 e foi acatada na última quinta-feira (26) | Agência Brasil

A liberação da maconha para uso medicinal deu um pequeno, mas importante passo na última semana no Senado. Em meio a muita polêmica, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) acatou, na quinta-feira (26), uma sugestão legislativa (SUG 6/2016) sobre uso da cannabis medicinal e do cânhamo industrial – variante da cannabis com menor concentração de tetraidrocanabinol e sem ação psicoativa relevante. A proposta vai tramitar como projeto de lei na Casa.
Uma espécie de marco regulatório para o uso medicinal dessas substâncias foi sugerido pela Rede Brasileira de Redução de Danos e Direitos Humanos (Reduc). O documento enviado pela entidade ao Senado detalhava, em 133 artigos, normas procedimentais e regulamentares sobre métodos de pesquisa, produção, registro, rotulagem, padronização, certificação, licenciamento, comercialização, circulação, tributação, publicidade, inspeção, controle e fiscalização da maconha medicinal e do cânhamo.
Apesar do voto favorável à sugestão, o relator, senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), apresentou uma nova redação à proposta, muito mais sucinta. Segundo Vieira, o texto mais enxuto tornará mais fácil contornar problemas de inconstitucionalidade e injuridicidade da redação original, principalmente sobre competências e atribuições de órgãos do Poder Executivo, que não devem ser definidas pelo Congresso.
Com a nova redação, o projeto passa a ter apenas seis artigos que tratam dos produtos, dos processos e dos serviços relacionados à maconha medicinal e ao cânhamo industrial. Um deles submete a produção, a distribuição, o transporte e a comercialização da cannabis medicinal à vigilância sanitária, com monitoramento da cadeia produtiva e do mercado.
O texto prevê ainda que normas relacionadas ao plantio, à cultura e colheita do cânhamo industrial sejam de responsabilidade de uma autoridade agrícola do estado. Também devem ser fomentados pelo Poder Público o desenvolvimento científico e tecnológico sobre medicamentos derivados da cannabis e sobre a produção do cânhamo industrial. Segundo Vieira, a proposta não libera o plantio caseiro a famílias com pacientes de doenças nas quais está provada a ação terapêutica da cannabis.
A Mesa do Senado ainda vai numerar a proposta e definir por quais comissões o texto vai passar. Se avançar no Senado, ele terá de ser enviado à Câmara dos Deputados. Se, por um lado, a sugestão com uma proposta sobre uso medicinal avançou, outra sobre uso recreativo, apreciada há duas semanas pela comissão, foi arquivada pelos senadores.
Vários medicamentos já são produzidos em outros países e em muitos casos só a importação ajuda no tratamento(Agência Brasil)

Outro lado
Autor de um projeto de lei (PL 5.158/19) que prevê a distribuição do canabidiol (CBD) pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas que não contempla outras substâncias medicinais produzidas a partir da maconha, o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) defendeu que o assunto não pode ser tratado apenas com emoção, mas com responsabilidade. Girão destacou que a ciência tem demonstrado que, para algumas pessoas, a maconha medicinal causa a piora da saúde. O senador também apontou vícios de inconstitucionalidade e problemas de juridicidade para votar contra a SUG 6/2016, que, de acordo com ele, já está contemplada no ordenamento jurídico brasileiro.
Apoiada por vários senadores, a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), usuária de um medicamento a base de cannabis, fez um apelo emocionado para que o senador não impedisse a votação da sugestão. Segundo ela, rejeitar a proposta seria virar as costas para as famílias que precisam da maconha medicinal e estão sofrendo. A parlamentar falou da própria situação.
“Se a gente aprovar um projeto permitindo só o canabidiol, o medicamento que eu tomo vai ser proibido. Isso vai fazer com que eu perca a minha força laboral. E, poxa, alguém aqui já me viu alucinando em algum canto do Congresso? Alguém aqui já me viu falando besteira? Alguém aqui tem algum senão quanto à minha dedicação, à minha seriedade no meu trabalho?”, questionou Mara.
Fonte: Agência Brasil 

Homem morre baleado por PM após fingir assalto em lanchonete

Relato é do dono do estabelecimento, que diz que vítima, funcionário da Prefeitura de Cosmópolis, fazia a brincadeira. Já o PM relatou haver simulacro
Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução Facebook
Um homem morreu baleado por um policial militar à paisana em uma lanchonete na noite deste sábado (28) na cidade em Cosmópolis, interior de São Paulo, após fazer uma brincadeira anunciando um assalto, segundo o dono do estabelecimento.
Ronaldo Lopes de Lima, de 45 anos, era funcionário de departamento de água da prefeitura e tinha o costume de entrar na lanchonete falando que estava assaltando, segundo o proprietário do espaço, Paulo Vilela.
Neste sábado, porém, um policial militar estava no local lanchando com seus familiares e reagiu. Segundo o relato do PM feito no boletim de ocorrência, Ronaldo se dirigiu a ele pedindo dinheiro, e caminhou pelo recinto falando “perdeu, perdeu”. O policial contou que sacou a arma e pediu que Ronaldo soltasse a arma que segurava, e que atirou após Ronaldo se virar bruscamente. Ao se aproximar, teria notado que se tratava de um simulacro.
O dono da lanchonete afirmou no seu depoimento, porém, que Ronaldo não portava nenhuma arma de brinquedo.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública, a ocorrência foi registrada na Delegacia de Cosmópolis e segue em investigação, por meio de inquérito policial.
“A arma e o simulacro foram apreendidos e encaminhados à perícia. Testemunhas serão ouvidas e diligências realizadas para esclarecer os fatos. A Polícia Militar também instaurou Inquérito Policial Militar para apurar o caso”, informou a secretaria, por meio de nota.

domingo, 29 de setembro de 2019

Caminhonete tomba em estrada sentido interior de Itaituba

Acidente na estrada de barreiras. (Foto: Whatsapp)

Por volta do meio dia deste domingo (29), uma caminhonete, modelo Triton, tombou na estrada sentido comunidade de barreiras. Segundo informações, o acidente aconteceu há poucos quilômetros da sede da cidade, próximo ao antigo lixão municipal.
Ainda segundo informações, tudo aconteceu após um pneu traseiro do veículo estourar e a motorista perder o controle, atingindo ainda um pequeno monte de barro. Felizmente ninguém ficou gravemente ferido, apenas danos materiais.
Acidente na estrada de barreiras. (Foto: Whatsapp)

Os integrantes da caminhonete, que não foram identificados, teriam sido ajudados por outras pessoas que também seguiam viagem rumo ao mesmo destino, uma chácara há alguns quilômetros do local do acidente.
Fonte: Portal Giro

Foto mostra carro dentro do rio Tapajós em praia de Itaituba

Carro atolado no Rio Tapajós.

Fato inusitado foi registrado na madrugada deste domingo (29), na Praia do Sapo.

Na manhã deste domingo (29), barraqueiros que trabalham na Praia do Sapo encontraram algo que consideraram inusitado, devido as circunstâncias. Segundo informações, um homem, que não foi identificado, teria dirigido para dentro do Rio Tapajós e atolando o veículo, volta das 3h da madrugada.

Conforme informado, somente na manhã de hoje barraqueiros e alguns moradores se juntaram para ajudar na retirada do veículo. Dessa forma, pelo menos 15 pessoas foram necessárias para retirá-lo após muito esforço, por volta das 7h30.

Praia do Sapo. (Foto: Turismo no Tapajós)

A Praia do Sapo, ou praia do amor, como também é conhecida, é um ambiente consideravelmente isolado. O fato de não estar próximo à residências torna o local propício para quem gosta de ouvir música alta até o amanhecer, sendo utilizado por itaitubenses e turistas para o lazer e diversão.

Neste período de verão ficam dispostos vários pontos de vendas, nas quais os barraqueiros fazem a comercialização de alimentos e bebidas em geral para os frequentadores.

Fonte: Portal Giro

sábado, 28 de setembro de 2019

Jovem morre em Itaituba dias após ser esfaqueada pelo companheiro

Dayane Carvalho, 26 anos.

Uma jovem de 26 anos, identificada como Dayane Carvalho da Silva, morreu na manhã deste sábado (28), no hospital Municipal de Itaituba (HMI), após ser submetida à cirurgia delicada para tratar de uma complicação decorrente de esfaqueamento sofrido há cerca de 10 dias que atingiu seu tórax.
Segundo informações apuradas, o autor do esfaqueamento teria sido o companheiro da jovem, que não foi identificado pela reportagem. Após cometer o crime, o homem fugiu e não foi mais encontrado.
Ainda segundo informações, após ser esfaqueada, a vítima chegou a ser internada no HMI, mas deixou o hospital sem alta médica, o que teria afetado sua recuperação fazendo com que houvesse uma infecção.
“Ela deixou o hospital e ontem passou mal em casa e foi  de volta, chegou lá ainda precisou passar por cirurgia, pois teve infecção, mas não resistiu e faleceu.” Disse uma pessoa próxima da vítima
A morte foi confirmada por volta das 5h10 deste sábado (28). O velório acontece no residencial Wirland Freire.
Fonte: Portal Giro

Enfermeiro Adriano Coutinho diretor do HMI relata momento difícil que passou em sua vida, está bem e se recuperando!



"Pois bem, após 7 dias de mais um susto venho utilizar as redes sociais para tranquilizar e informar a todos o que passou comigo nestes dias. 
Dia 19/9 durante o aniversário do meu filho Lorenzzo senti um “pontada “ próximo ao umbigo , a dor na verdade era só um incômodo mas não parecia nada de mais . Na manhã do dia 20/9 as dores aumentaram e começaram a tomar conta de todo meu abdômen , uma dor quase que insuportável tanto que só amenizava com opiodes. Fui internado às pressas no hmi sob avaliação do dr Benigno Reges e dr Manoel Diniz , ao fazer tomografia de abdômen descobre-se que havia uma espinha de peixe grande no meu intestino delgado mas sem sinais de perfuração naquele momento , o outro cirurgião do hmi dr Alberto Tolentino tbm foi contactado . As dores se intensificaram e eu ja tinha a certeza que não era um caso simples , foi então que todos os cirurgiões do hmi em consenso acharam que a transferência para Santarém era necessária pois se trataria de um procedimento de media-alta complexidade , eu poderia evoluir para um choque séptico , necrose em alças intestinais , ir para UTI. E transferir (tfd) já operado seria bem mais difícil, então fui às pressas para Santarém , nessa hora me bateu um desespero pois ainda estava me recuperando de uma apendicectomia (retirada do apêndice )há 40 dias, então fui submetido a uma LAPAROTOMIA EXPLORATÓRIA ( semelhante à cirurgia do presidente Bolsonaro porém sem a colostomia ), a espinha tinha cerca de 3 cm e havia perfurado meu intestino delgado, mas o procedimento foi um sucesso , contudo precisei ficar 4 dias sem comer e beber água , isso me debilitou um pouco mas graças a Deus Estou aqui rsrs !!!!! Neste momento as lágrimas escorrem ao lembrar do apoio que recebi de todos : turma do Mestrado , FACULDADE DE ITAITUBA ;corpo clínico do hmi, dr benigno e dr Diniz , equipe de técnicos (luan, Maria Antônia ,Poliana, Antônio Nogueira , dalvirah ...), aos enfermeiros ( Irineu , Graciene e demais ) a Amisterlania vcs são meu orgulho !! Defendo vcs a até “embaixo d’água ! A equipe do HMS que fizeram um trabalho brilhante , obrigado dr heber e dr Murilo que me operaram , aos amigos drs Tolentino ,Rapphael Carneiro , Jarlisson , Vinicius , William aguiar , Madson Freitas , Thales que me acompanharam até a ALTA, ao amigo diretor técnico do HMS dr Itamar que diariamente esteve comigo, ao prefeito de stm dr nelio aguiar representado por sua irmã Soliene Aguiar que foram fundamentais !; agradeço imensamente ao prefeito Valmir Climaco e a nossa equipe da semsa : Sec Iamax Prado, diretora Greice Fernandes, diretor Emerson Oliveira , Coord.adm Joana , serei eternamente gratos , vcs tbm são minha FAMÍLIA ! Por falar em FAMÍLIA ... vcs são meus heróis !

O amor de vcs me contagiou , fiquei com muito medo e sem vcs eu não resistiria . Anderson Coutinho meu guardião ! Andrielle Lorena De Aguiar Coutinho minha companheira racional ! Amanda minha companheira emocional ! Meus pais , minha segurança ! Minha sogra Lenice Nascimento , que tem cuidado dos nossos filhos na nossa ausência . Quero fazer um registro em especial a minha esposa Naiar Rosa, passou noites em claro para ficar ao meu lado , e está sendo fundamental na minha recuperação , disse que só sai de Santarém comigo no colo kkkk TE AMO ❤️! A toda minha família residente em Santarém , obrigado ! A toda a população de Itaituba , foi impressionante a quantidade de mensagens e apoio que recebi , eu vou voltar para ITB mais forte e me dedicarei ainda mais a ajudá-los !! O que me entristeceu foi apenas uma parte da imprensa que não respeitou meu momento de dor e desespero se aproveitando para usar meu caso com cunho político , desmerecendo o trabalho feito no hmi , Deus tenha piedade de vcs ! Parabéns ao portalGiro e a TV TAPAJOARA que relataram com veracidade os fatos.

Esta foto foi tirada a poucos minutos , depois de 1 semana revi meus filhos aqui em Santarém , a saudade já estava de mais. Neste momento , aproveito para pedir a compreensão de todos, terei que me ausentar das redes sociais nos próximos dias pois preciso me recuperar fisicamente e ,principalmente, mentalmente. Voltarei ainda mais forte e disposto , continuarei minha missão nobre e gratificante.  Muito obrigado a todos". 


Assaltante morre em confronto com o GTO, na perseguição VTR bateu um poste de energia

Uma viatura da Polícia Militar colidiu com um poste ao perseguir suspeitos de assaltos que estavam em uma motocicleta, na manhã desta quinta-feira (26). O caso ocorreu na cidade de Parauapebas, sudeste paraense.
De acordo com informações do portal Pebinha de Açúcar, a guarnição da PM foi acionada com a denúncia de que uma dupla estava cometendo diversos bairros de Parauapebas. Um dos responsáveis pelo crime, inclusive, utilizava o uniforme de uma empresa de serviços.
“Fizemos diligências e nos deparamos de frente com eles. Foi dada voz de parada, e eles empreenderam fuga. Saímos em perseguição e, na Rua Siringueira, perdemos o controle da viatura e acabamos batendo no poste”, relatou o soldado Soeiro. Ainda de acordo com o policial, um buraco na via foi o causador da colisão. O poste, eletrificado, caiu sobre o carro.
O assaltante que conduzia a motocicleta também perdeu o controle do veículo por causa das condições da pista e caiu, juntamente com o comparsa.  “Eles caíram e saíram trocando tiro com a guarnição. Graças a Deus, eu e o sargento saímos ilesos, e, na troca de tiros, um dos elementos foi atingido e evoluiu a óbito. O outro conseguiu fugir pelo mato portando uma arma de fogo”, informou o soldado. 
Ainda de acordo com o militar, a dupla de criminosos cometida roubos há duas semanas na região. Inclusive, a motocicleta na qual tentaram fugir da abordagem é roubada.  “Vinham tocando o terror nessa região aqui e infelizmente um deles veio a óbito e o outro está escondido no mato, vamos tentar identificar ele que também estava envolvido nestes assaltos”, ressaltou o soldado.
O dono da motocicleta roubada esteve no local onde a Polícia Militar abordou os dois. Ele relatou à reportagem do Pebinha de Açúcar que foi assaltado na noite de segunda-feira, por volta das 21 horas, no Bairro Jardim América, enquanto trafegava acompanhado da filha. “Eram dois elementos andando a pé. Eu estava com minha filha na garupa e eles me abordaram com uma arma calibre 38. Reconheci a moto, bati a placa. Reconheci o elemento aqui caído e estou aguardando a polícia agora pra poder fazer a liberação da moto”, disse. O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para remover o corpo. O homem não portava documentação. O caso está sendo registrado na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil.
ITAITUBA-PÁ 

Fonte: DOL (Com informações do portal Pebinha de Açúcar)

Município paraense implementa projeto de prevenção da raiva

Doença é transmitida por morcegos e pode ser evitada com vacinação

O município paraense de Portel, a 270 quilômetros de Belém, foi escolhido para a implementação de projeto-piloto de vacinação contra a raiva, doença transmitida por morcegos. Ao todo, 2.500 ribeirinhos, entre crianças e adultos, foram beneficiados pela iniciativa, implementada neste mês pelos governos federal, estadual e municipal e pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
A ação mobilizou 50 profissionais, que cobriram toda a área adjacente ao Rio Pacajá e afluentes. Os municipios de Melgaço e Breves, vizinhos de Portel, também integram o projeto.
Um levantamento da Secretaria de Saúde Pública do Pará informa que, em Melgaço, nove crianças e um adulto morreram em decorrência da doença. Nesta localidade, foram registrados no ano passado os últimos casos de raiva no Brasil.
Em nota, o Ministério da Saúde informou que, de 2010 a 2018, ocorreram 36 casos de raiva humana em todo o país e que, em 2014, não houve notificações. Nos anos de 2017 e 2018, foram registrados 17 casos, dos quais 16 incluíram agressões de morcegos.
De acordo com o ministério, em 2019, foi registrada somente uma ocorrência em Gravatal, Santa Catarina, e esse caso teve o gato como animal transmissor, mas com variante de morcego. Em mensagem enviada à Agência Brasil, a pasta comunica que pretende replicar o projeto de Portel em municípios do Amazonas em 2020.
Segundo a Opas, nas Américas, apenas dois países reportaram casos de morte de pessoas por raiva nos últimos 12 meses: Haiti e República Dominicana. Desde a década de 1980, houve redução de mais de 95% na incidência da doença no continente americano.
Doença evitável
O coordenador de Zoonoses do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa e Saúde Pública Veterinária da Opas, Julio Pompei, explica que o máximo que se pode fazer é eliminar determinados ciclos de transmissão, considerando que o vírus rábico é inerente a animais silvestres, como os morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue). Logo, a interrupção se torna possível somente em casos de raiva transmitida de outros mamíferos para os humanos.
Ele ressalta que se trata de uma doença evitável, cuja prevenção pode ser feita por meio da vacina antirrábica, e considera "imoral que pessoas morram pela raiva ainda hoje."
Pompei lembra, porém, que, na região amazônica, a população ribeirinha vive em propriedades rurais no meio da floresta e tem menos proteção diante dos morcegos. "Esse projeto visa a avaliar pontos como custo, dificuldade de acesso (o único meio de transporte é fluvial), tempo, recursos e a metodologia, que é uma vacinação intradérmica em dois pontos e em duas doses: no dia 0 e depois de sete dias."
"A partir daí, o Ministério da Saúde e outros atores envolvidos vão analisar a implementação de uma ação proativa que permita proteger a população antes que a raiva ocorra em outras localidades do Pará e em estados que têm a mesma realidade. Dessa forma, a população estará imunizada, mesmo que venha a ser agredida", acrescenta.
Pompei destaca também que 30% dos habitantes da área abrangida pelo projeto já haviam sido atacadas por morcegos. "Muitas vezes, as pessoas são agredidas e, pela distância e dificuldade de acesso à profilaxia, isso se torna um problema grave. Consideramos que a raiva é uma doença que tem 100% de letalidade. Há alguns casos muito raros de tratamento, mas com sequelas gravíssimas", ressalta.
Sintomas
A raiva é uma doença infecciosa fatal, transmitida pelo Lyssavirus, presente na saliva de mamíferos, como cães, gatos, bois e morcegos. O mamífero se alimenta do sangue de outros animais, inclusive de humanos, e se transforma em um vetor de contágio. Segundo a Opas, a maioria dos cerca de 60 mil casos que ocorrem no mundo todos os anos é transmitida por animais domésticos, embora haja casos específicos, como os da região amazônica.
A doença tem um período de incubação, que varia de acordo a localização, extensão e profundidade da mordida, do arranhão ou outro tipo de contato com a saliva do animal infectado e também da proximidade da lesão em relação ao cérebro e a troncos nervosos. Outro fator levado em conta é a concentração de partículas virais inoculadas e cepa viral.
Os sintomas relacionados à doença, que duram em média de 2 a 10 dias, são os seguintes: mal-estar geral, pequeno aumento de temperatura, anorexia, cefaleia (dor de cabeça), náuseas, dor de garganta, entorpecimento, irritabilidade, inquietude e sensação de angústia. O paciente também pode apresentar hipersensibilidade e formigamento na região do corpo afetada, bem como alterações de comportamento e inchaço dos nódulos linfáticos.
Fonte: Agência Brasil 
ITAITUBA-PÁ 
Blog RM NOTÍCIAS, anuncie conosco você também (93)991419742

Bandeira tarifária de outubro será amarela, diz Aneel

Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na tarde de sexta-feira (27) que a bandeira tarifária de outubro será amarela. Dessa forma, a tarifa sofre acréscimo de R$ 1,50 a cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos. A medida representa uma redução em relação aos meses de agosto e setembro, quando a agência adotou a bandeira tarifária vermelha, no patamar 1, com acréscimo de R$ 4 para cada 100 kWh consumidos.
Segundo a agência, a mudança da bandeira vermelha para amarela ocorre pela previsão do aumento das chuvas em outubro. “A previsão hidrológica para o mês sinaliza elevação das vazões afluentes aos principais reservatórios, o que também permitirá reduzir a oferta de energia suprida pelo parque termelétrico”, disse a Aneel, em nota.
Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos com base nas condições de geração.
O cálculo para acionamento das bandeiras tarifárias leva em conta, principalmente, dois fatores: o risco hidrológico– GSF, na sigla em inglês, e o preço da energia (PLD). Segundo a agência, o cenário favorável reduziu o preço da energia para o patamar mínimo, o que “diminui os custos relacionados ao risco hidrológico e à geração de energia de fontes termelétricas”, possibilitando a manutenção dos níveis dos principais reservatórios próximos à referência atual
ITAITUBA-PÁ 

Fonte: Agência Brasil 

Homem é preso após matar e esconder o corpo da vítima em fossa sanitária, em Óbidos

Glaucinei Vieira confessou a autoria do crime ocorrido no início do mês de setembro, em Óbidos — Foto: Polícia Civil/Divulgação
Crime ocorreu após discussão por causa de uma égua, no dia 8 de setembro. Glaucinei Vieira confessou a autoria do crime ao dono da fazenda onde trabalhava.
A Polícia Civil de Oriximiná, no oeste do Pará, cumpriu na tarde de quinta-feira (26), um mandado de prisão preventiva contra Glaucinei Vieira, conhecido como “Pincha”, suspeito dos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver. Após a prisão, ele confessou ser autor do crime ocorrido no dia 8 de setembro em Óbidos.
Segundo a Polícia, na manhã do dia 13 de setembro, Eder Vieira Vanucci, o “Kiko”, dono de uma fazenda, foi até a delegacia de Óbidos para comunicar que soube que Glaucinei tinha matado com um tiro de espingarda um outro homem, identificado como Evanilson Miranda da Silva, o “Negão”, que era trabalhador de uma fazenda vizinha e que depois de cometer o crime jogou o corpo em um buraco.
Diante dessa informação o investigador da Polícia, juntamente com uma guarnição da Polícia Militar foram até o local apontado por Kiko para apurar o caso, onde foi encontrado um corpo em um buraco sanitário, já em avançado estado de decomposição.
Após a remoção do cadáver, o posterior laudo, foi constatada a morte por disparo de arma de fogo. Seguindo as investigações, o autor do crime foi identificado e depoimentos de testemunhas foram colhidos.
De acordo com o delegado Willian Fonseca, o crime teria ocorrido após uma discussão entre a vítima e o autor do crime. “A vítima teria pego uma égua, usada para ir até um jogo de futebol, o que gerou a confusão, e no momento que ele foi devolver o animal foi atingido por um tiro. De acordo com as investigações, o corpo ficou cerca de três dias enterrado em uma fossa sanitária, até que começou a feder e o Pincha procurou o dono da fazenda e disse que tinha cometido o crime”, explicou.
Glaucinei ainda tentou se esconder nas matas, mas foi encontrado e levado para carceragem de Oriximiná, onde continuará à disposição da justiça.
Segundo o delegado, tanto o autor do crime quanto a vítima tinham ingerido bebida alcoólica. “A gente tem percebido que cerca de 70% das ocorrências policiais que são apresentadas na delegacia, estão ligadas direta, ou indiretamente, ao consumo de álcool”, disse.
* Colaborou Márcio Garcia, de Oriximiná.
Por Tracy Costa, G1 Santarém — PA

Adolescente foge após fazer assalto e cai de cabeça em cima da própria faca


Um caso inusitado chamou a atenção de moradores do centro de Curitiba-PR na tarde da última quinta-feira (26).
Um jovem suspeito de praticar um assalto caiu de cabeça em cima da própria faca. Segundo a PM, o adolescente estava em fuga quando bateu contra uma viatura e caiu sobre a arma.
A viatura fazia patrulhamento de rotina próximo ao local quando ouviu pessoas gritando na rua, indicando que havia um assalto. As testemunhas contaram que o jovem vinha do outro lado quando se chocou com o carro da PM.
No incidente, ele caiu com a cabeça em cima da própria faca, ficando gravemente ferido, e foi encaminhado em estado grave a um hospital da cidade.
ITAITUBA-PÁ 

Com informações do Meia Hora

Padrasto é preso acusado de espancar e matar enteado de 2 anos

 

Um homem de 19 anos foi preso na última sexta-feira (27) acusado de espancar e matar o enteado de apenas 2 anos. O crime teria ocorrido na frente da irmã do garoto, que tem 4 anos.
O padrasto teria espancado a criança após a companheira, que está grávida, sair para uma consulta. “Ele confessou e alega que agrediu porque a criança estava colocando toco de cigarro na boca. Disse que deu alguns tapas na cabeça e que depois o menino foi tomar banho, escorregou, caiu e passou mal”, disse o delegado Vitor Magalhães. O crime ocorreu em Catalão, interior de Goiás.
Assim que ouviram o choro da criança, os vizinhos chamaram o Corpo de Bombeiros. O menino chegou a ser levado ao hospital, mas sofreu seis paradas cardíacas e não resistiu.
A Polícia Militar foi chamada pelos médicos e enfermeiros da unidade de saúde, que desconfiaram das lesões no corpo da criança. O menino tinha ferimentos nas costas, cabeça e teve hemorragia cerebral, segundo os investigadores.
Os peritos estiveram na casa e encontraram diversos sinais de agressão, como sangue, vômitos e marcas de arrastamento. O suspeito foi levado para o presídio de Catalão e deverá responder por homicídio doloso. Ele já tem passagens por tráfico de drogas e outro homicídio.
Com informações do portal Metrópoles
ITAITUBA-PÁ 
Blog RM NOTÍCIAS, anuncie conosco você também (93)991419742

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Maju Coutinho vai apresentar o Jornal Hoje em pé. Veja o que mais vai mudar!

Autor: FOLHAPRESS
 Apresentadora quer manter a comunicação mais próxima do público | Reprodução

A jornalista Maria Julia Coutinho, 41, assume de vez a bancada do Jornal Hoje, nesta segunda-feira (30). Com a chegada da nova âncora, a atração muda o cenário e formato.
Para se adaptar ao estilo de Coutinho, a apresentação será feita de pé. "Busco uma comunicação fluida da notícia, uma linguagem mais conversada. Já estava acostumada a ficar de pé, na previsão do tempo. Para mim, essa possibilidade de movimentação facilita a comunicação", explica a jornalista.
Com todas as mudanças formalizadas, Maju comemora sua boa fase no jornalismo da emissora. "Foi um ano de estreias importantes para mim, com a entrada no rodízio do 'Jornal Nacional' e a oportunidade de cobrir a Poliana Abritta no 'Fantástico'. A sensação que tenho é que cada etapa me preparou para a seguinte, para este momento de estar diariamente no comando de um telejornal", afirma.
Maju assume o Jornal Hoje, após uma despedida emocionada de Sandra Annenberg, 51, que começou a passar o bastão à colega no dia 13 deste mês.
Annenberg foi editora-chefe e âncora por quase 20 anos do Jornal Hoje, e comanda o programa Como Será?, aos sábados. Agora, ela substituirá Sergio Chapelin, que se aposenta e deixa vaga a apresentação do Globo Repórter. 
ITAITUBA-PÁ 
Blog RM NOTÍCIAS, anuncie conosco você também (93)991419742

Caminhão com cerveja tomba na BR e população rouba a carga em plena sexta-feira

 Autor: Tomas Tavares
 Carga de cerveja ficou espalhada nas duas faixas da rodovia | Reprodução/São Luís Notícias
Em plena sexta-feira (27), um caminhão que levava grades de cervejas tombou e parte da carga foi saqueada por populares.
O acidente foi na BR-101, no município de Flexeiras, em Alagoas. As informações são do portal Alagoas 24 Horas.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo virou no quilômetro 52 da rodovia, ocupando as duas faixas e limitando o tráfego ao acostamento.
Em imagens publicadas pela página São Luís Notícias 24 Horas, dezenas de pessoas se amontoam sobre a carga espalhada na pista para saquear o que ainda dá para aproveitar. Tudo isso aconteceu antes da chegada da polícia.
ITAITUBA-PÁ 
Blog RM NOTÍCIAS, anuncie conosco você também (93)991419742

Familiares e amigos de Wynglya realizaram nova manifestação por justiça

Manifestação em busca de justiça para o caso Winglya. (Foto: Magno Sousa)

Na última quinta-feira (26), por volta das 16h45, familiares e amigos de Winglya Lopes, vítima de homicídio, que tem como principal suspeito o ex-esposo, Arlyson Souza, realizaram manifestação nas ruas de Itaituba para buscar justiça. Segundo informações, o movimento contou com o apoio de servidores da SEDUC, classe de mototaxistas e da população itaitubense.
Manifestação em busca de justiça para o caso Winglya. (Foto: Magno Sousa)
O ponto para início do manifesto foi a 19a Seccional de Polícia Civil de Itaituba. O objetivo do movimento foi a busca por justiça, pois, desde o desaparecimento da vítima, o principal suspeito de ter cometido o crime nunca foi encontrado.
Manifestação em busca de justiça para o caso Winglya. (Foto: Magno Sousa)
Dessa forma, a família pede que o nome de Arlyson Souza seja colocado no banco de dados de procurados da Polícia Federal e Interpol, para dificultar a saída do mesmo do país, visto que, surgiram comentários de que Arlyson teria saído do Brasil e seguido para o Suriname.
Manifestação em busca de justiça para o caso Winglya. (Foto: Magno Sousa)
A mãe de Winglya, que acompanhou a manifestação, expressou sua emoção ao pedir que a justiça apresente respostas em relação ao caso.
Fonte: Portal Giro

Antecipação do 13º terá impacto positivo na economia do Estado

 Autor: Cintia Magno/Diário do Pará
 Expectativa do setor comercial, como os shoppings, é de aumento nas vendas com a liberação do dinheiro | Agência Brasil/Arquivo
O anúncio de injeção de mais de R$300 milhões a partir da antecipação da primeira parcela do 13º salário dos servidores públicos estaduais deve resultar em um impacto positivo na economia do Estado, sobretudo no setor do comércio e de serviços. Aliado ao período de aquecimento da economia proporcionado pelas festividades do Círio de Nazaré e à liberação do saque imediato do FGTS, a antecipação do benefício deve proporcionar tanto efeito direto, como também indireto, prospectando um cenário favorável para o Pará neste segundo semestre.
O governo calcula que a medida garantirá cerca de R$ 300 milhões à economia do Estado, beneficiando os 100.540 servidores ativos e os 46.816 inativos e pensionistas. O pagamento será feito antes do Círio, nos dias 8, 09 e 10 de outubro (terça a quinta-feira), conforme calendário a ser divulgado pela Secretaria de Estado de Administração (Sead).
Assessora econômica da Fecomércio-PA, Lúcia Cristina Lisboa aponta que a antecipação de 50% do 13º dos servidores do Estado deve injetar recursos sobretudo no setor de comércio e de serviços, através da aquisição de bens não duráveis e serviços de lazer e alimentação. “Apesar de não resolver o problema, esses valores ajudam a aquecer o comércio”, aponta. “No Círio de Nazaré há uma tradição do paraense com relação a efetuar gastos, seja no almoço, com as festas e tudo mais que envolve o Círio, então, esse montante vai aquecer os festejos”. O momento também é propício porque, segundo Lúcia Cristina, nesta época do ano os credores costumam disponibilizar algum tipo de negociação com abatimento de juros e correções.
Considerando o levantamento da Fecomércio-PA e da Confederação Nacional do Comércio (CNC), que aponta que 60% dos consumidores paraenses possui algum tipo de dívida, Lúcia acredita que parte desses recursos provenientes da antecipação da primeira parcela do 13º dos servidores deverão ser destinados ao pagamento de dívidas. “Tanto os recursos direcionados para compra nos comércios e de serviços, quanto os destinados para o pagamento de dívidas são benéficos para a economia porque ajudam a regularizar a situação tendo efeito de retorno do consumidor às compras, lá na frente”.
ORGANIZAÇÃO
O técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA), Everson Costa, recomenda a utilização desse recurso extra justamente para a quitação ou abatimento de dívidas existentes. “Esse é o momento e o ideal é começar pelas dívidas mais complicadas e penosas de quitar, como o cartão de crédito e cheque especial”, exemplifica. “A antecipação desse benefício pode ser um sinalizador importante para que as pessoas comecem a se organizar financeiramente. Economia do Pará vai agradecer a entrada desses recursos”.
Para quem não tem dívidas ou para quem conseguir utilizar apenas parte dos recursos, Everson orienta a fazer uma reserva de 30% do orçamento mensal. “A gente vive um momento em que os recursos que estão chegando na mão do trabalhador, mas é preciso ter cautela porque preços ainda estão em alta, mesmo que a inflação esteja em recuo, ainda encontramos juros muito altos”, aponta. “Nesse momento o ideal é que possam usar de cautela e se planejar ao máximo”. 
ITAITUBA-PÁ 
Blog RM NOTÍCIAS, anuncie conosco você também (93)991419742 ou 991352112

Pagamento de até R$ 500 do FGTS para trabalhadores começa nesta sexta-feira (27)

Caixa já liberou o pagamento para as pessoas nascidas janeiro, fevereiro, março e abril no dia 13 deste mês (Foto:José Cruz/Agência Brasil)
Terão direito ao saque os nascidos em maio, junho, julho e agosto
O pagamento de até R$ 500 por conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) começa nesta sexta-feira (27) para os trabalhadores nascidos em maio, junho, julho e agosto com poupança ou conta-corrente na Caixa Econômica Federal. A Caixa Econômica Federal iniciou neste mês o depósito automático para quem tem poupança, seguindo calendário de mês de nascimento.
A Caixa já liberou o pagamento para as pessoas nascidas janeiro, fevereiro, março e abril no dia 13 deste mês. Para trabalhadores nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro, o pagamento será feito a partir do dia 9 de outubro de 2019.
Segundo a Caixa, cerca de 33 milhões de trabalhadores receberão o crédito automático na conta poupança. Os clientes do banco que não quiserem retirar o dinheiro têm até 30 de abril de 2020 para informar a decisão em um dos canais divulgados pela Caixa: site, Internet Banking ou aplicativo no celular.
Os trabalhadores que têm conta-corrente precisam autorizar o crédito automático, por meio do Internet Banking.
De acordo com a Caixa, o crédito automático para quem tem poupança só será realizado para o correntista que abriu a conta até o dia 24 de julho de 2019.
Por:Agência Brasil
ITAITUBA-PÁ
Blog RM NOTÍCIAS, anuncie conosco  você também (93)991419742 ou 991352112 

Polícia prende ladrão de motos, em Itaituba-Pa



 - Rafael Aranha Frazão, de 22 anos, conhecido na área policial por suspeita de diversos roubos em Itaituba, foi preso na manhã desta quinta-feira (26), após roubar uma moto no Distrito de Miritituba (Honda CG ESF- 9348) e fugir direção ao KM 70. Os policiais de Campo Verde foram avisados do roubo pelo destacamento de Miritituba e passaram a diligenciar à procura do suspeito que foi capturado com o apoio do destacamento de Rurópolis.
FONTE:RPI ≤≥
ITAITUBA-PÁ 
Blog RM NOTÍCIAS, anuncie conosco você também (93)991419742

Macaco é encontrado morto com suspeita de febre amarela na área urbana de Santarém

Animal foi recolhido do local e levado para a unidade do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)

Fotografo:  Portal Santarém
 Macaco foi encontrado em avançado estado de putrefação
Um macaco da espécie sagüi branco foi encontrado morto, na manhã desta quinta-feira, 26, em uma trilha dentro de uma área de mata, nos arredores do bairro da Matinha, em Santarém, oeste do Pará.
Temendo que o animal tenha sido acometido por febre amarela, moradores das proximidades acionaram biólogos do Jardim Zoológico de Santarém (ZooUnama).
Após chegar ao local, os profissionais isolaram a área onde o primata foi encontrado morto. O animal foi recolhido do local e levado para a unidade do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em Santarém.
Segundo os biólogos, como o animal estava em avançado estado de putrefação, no CCZ será feita uma análise para ver se será possível colher amostras do primata para ser enviado para o Instituto Evandro Chagas (IEC), na Região Metropolitana de Belém (RMB), para ser examinado, com objetivo de descobrir se o macaco foi morto ou não por febre amarela.
Caso não seja possível colher as amostras, de acordo com os biólogos, o macaco será sepultado.
TRANSMISSÃO DA DOENÇA
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), os macacos não são responsáveis pela transmissão da febre amarela para os humanos. A morte dos animais pode auxiliar na identificação da existência do mosquito transmissor da doença, servindo de alerta da circulação do vírus.
De acordo com a Sespa, a febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano.
A Sespa acrescenta que o vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa.
IMPORTÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
Ainda segundo a Sespa, a febre amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito aedes aegypti.
Por ser uma doença de notificação compulsória imediata, de acordo com a Sespa, todo evento suspeito (tanto morte de primatas não humanos, quanto casos humanos com sintomatologia compatível) deve ser prontamente comunicado, em até 24 horas após a suspeita inicial, às autoridades locais competentes pela via mais rápida (telefone, fax ou e-mail). Às autoridades estaduais de saúde cabe notificar os eventos de febre amarela suspeitos ao Ministério da Saúde.
Por: Manoel Cardoso
Fonte: Portal Santarém
ITAITUBA-PÁ 

Criminosos mandam mulher deixar criança e atiram pelo menos 4 vezes; vítima morreu no local

Caso ocorreu na noite de terça-feira (24) no bairro Uruará, em Santarém. Polícia investiga o crime.
Por G1 Santarém — Pa
Jailene Costa, de 33 anos, morreu ainda no local onde foi alvejada — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma mulher morreu na noite de terça-feira (24) após levar quatro tiros na rua Tauari, no bairro Uruará, em Santarém, no oeste do Pará. De acordo com a Polícia, Jailene Rodrigues Costa, de 33 anos, estava em frente à sua casa no momento do crime. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios.
O delegado de plantão na 16ª Seccional de Polícia Civil, Herbert Farias, explicou que o crime ocorreu por volta das 20h, quando o caso foi comunicado à Polícia. “Os primeiros levantamentos foram feitos pelos investigadores plantonistas, nesse caso foi constatado um homicídio com características de execução, já que não houve assalto”, disse.
Segundo populares, a vítima estava conversando com uma vizinha quando chegaram dois homens em uma motocicleta e anunciaram o assalto, em seguida pediram que a vizinha carregasse o bebê que estava no colo de Jailene.
“Agora a situação será investigada, nós soubemos que a vítima se envolveu em uma confusão no domingo (23), e nem uma possibilidade tem sido descartada. A Polícia Militar nos apresentou duas motocicletas que foram abandonadas próximo ao local do crime, os veículos estão apreendidos na delegacia”, esclareceu o delegado Herbert.
À Polícia a família disse não ter muito contato com a vítima, já que ela morava em outro bairro. “O irmão dela disse que não sabe se ela tinha envolvimento com o submundo do crime, mas as investigações levam a crer que sim”, disse.
Até o momento, ninguém foi preso, mas a Polícia já tem um suspeito de participação no crime, além de indícios que podem ajudar na elucidação desse caso.

Delegado Thiago Mendes, que está a frente do caso, foi até o bairro em busca de informações para entender a motivação do crime — Foto: Sílvia Vieira/G1

Facebook começa a ocultar likes em posts a partir desta sexta (27)

 
Reprodução

O Facebook está oficialmente começando a ocultar a contagem de likes em posts. E isso já vai começar nesta sexta (27), na Austrália.
Vai funcionar da mesma maneira que no Instagram, onde o autor de uma publicação ainda pode ver a contagem de likes e reações, mas ficará oculto para todos os demais usuários. Vale para posts de páginas e perfil.ㅤ
"Estamos realizando um teste limitado em que as contagens de curtidas, reações e visualizações de vídeos são tornadas privadas no Facebook", disse um porta-voz do Facebook.
“Reuniremos feedback para entender se essa mudança melhorará a experiência das pessoas.”
Se o teste melhorar a sensação de bem-estar das pessoas sem prejudicar o engajamento do usuário, ele poderá se expandir para mais países ou até se estender a todos.ㅤ
O Facebook diz que seu objetivo é deixar a rede com um ambiente mais confortável para os usuários se expressarem.ㅤ
ITAITUBA-PÁ 

Autor: DOL

terça-feira, 24 de setembro de 2019

Cinema Solidário exibirá o filme Nada a Perder 2 em praça pública de Itaituba

Exibição do filmes as comunidades.

Na próxima segunda-feira (30), será exibido em Itaituba a estreia nacional do filme que mostra a trajetória de vida do Bispo Edir Macedo, Nada a Perder 2. A ação faz parte de uma iniciativa criada em 2016, chamada Cinema Solidário. A exibição, acontecerá na praça do cidadão, na vigésima terceira rua, às 20h.
Segundo uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), as atividades culturais mais comuns, como cinema, teatro ou museu, não são acessíveis a boa parte da população brasileira. Diante deste problema, o Cinema Solidário foi criado para levar filmes a comunidades que não têm acesso à cultura, como tribos indígenas, habitantes de zonas rurais, do sertão nordestino e de regiões periféricas de cidades grandes, por exemplo.
Ônibus que percorre o país exibindo filme.


Em 2018, o projetou adquiriu um ônibus personalizado, realizando um tour itinerante para exibir o filme Nada a Perder. O veículo, percorreu 203 mil quilômetros por todo Brasil e também Argentina, e exibiu o filme durante 1.460 horas. A ação, já conseguiu atingir 725 famílias, proporcionado na mesma qualidade do cinema tradicional. Ao todo, são 725 cidades visitadas e 8,5mil toneladas de pipoca e 132 mil litros de refrigerante servidos ao público nas sessões.

Fonte: Portal Giro

Mulher tem lábios feridos por mordida após tentar separar briga de casal, em Miritituba

Envolvidos. Foto: Reprodução Uma mulher, de prenome  Antôni a , teve os lábios feridos por uma mordida após intervir uma confusão de casal e...